Ano de 2015 da EFOMM fica marcado por diversas atividades e conquistas. (Montagem: Jornal Pelicano)

2015 termina hoje, mas foi um ano de tantos acontecimentos e conquistas para os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), que será difícil não lembrá-lo com saudosismo. O Jornal Pelicano registrou todos os melhores momentos da vida escolar ao longo desse laborioso e produtivo ano e convida você a revisitá-los conosco!

9. Adaptação 2015

Adaptando de 2015 completam primeira semana do período de Adaptação. (Montagem: Jornal Pelicano)

Todo ano, nos primeiros dias de janeiro, jovens de vários lugares do Brasil, que passaram em todas as etapas do Processo Seletivo de Admissão à EFOMM, chegam no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) para cumprir a última e mais intensa das etapas do concurso: o Período de Adaptação.

Adaptandos de 2015 posam para foto com adaptadores após entrega de platinas (Foto: Alessandro / Jornal Pelicano)
Adaptandos de 2015 posam para foto com adaptadores após entrega de platinas (Foto: Alessandro / Jornal Pelicano)

Nesse ano, 438 jovens, entre os dias 12 e 30 de janeiro, foram convocados a comparecer no CIAGA. Os então chamados candidatos-alunos da Turma 2015, agora alunos do 2º ano da EFOMM, conheceram, em 14 dias, os princípios de hierarquia e disciplina, pilares da vida militar a qual passariam a ter ao longo de sua estadia na Escola. Foi nesse período, que eles foram introduzidos ao ambiente e rotina que compartilhariam com os demais anos escolares, caso chegassem ao fim da etapa.

Os destaques da Adaptação de 2015 foram a participação dos candidatos, logo no primeiro dia, na Cerimônia de 44 Anos do CIAGA; o Torneio dos Novos – competição esportiva cujas turmas Alpha e Bravo foram as grandes vencedoras; a palestra motivacional da campeã olímpica de Vôlei de Praia Sandra Pires; as visitas ao Grêmio de Vela e Remo da EFOMM e, finalmente, a emocionante Cerimônia de Entrega de Platinas, no dia 30 de janeiro. “Feras, enfim!”, comemoraram os já primeiranistas da EFOMM! Agora, “nunca mais!”.

8. Visitas e Viagens a Navios e Unidades da MB

Visitas à unidades da MB permitem alunos da EFOMM conhecerem o trabalho da marinha de guerra. (Montagem: Jornal Pelicano)

A Marinha do Brasil, através dos CIAGA e CIABA, nas EFOMMs, forma, atualiza e aperfeiçoa os oficiais que tripularão os passadiços e praça de máquinas das embarcações mercantes nacionais e até estrangeiras. Apesar disso, interessa, também, que estes profissionais conheçam, minimamente, a rotina de bordo das embarcações de guerra do país e toda a estrutura por de trás do Poder Naval.

Ao longo de 2015, os alunos da EFOMM tiveram algumas oportunidades de conhecer navios de sua marinha irmã. Logo em janeiro, a convite do então Diretor de Portos e Costas, uma comissão de terceiranistas e os Praticantes de Oficial de Náutica (PON), Vítor Stersi, e Máquinas (POM), Ian – egressos de 2013 – estiveram no famoso veleiro Cisne Branco. Os praticantes, retornados do programa de intercâmbio a bordo do veleiro-escola Danmark, o qual tiveram a oportunidade de participar por 3 meses através de um convênio firmado entre o CIAGA e a Maritime Training and Education Centre (MARTEC), uma reconhecida instituição de Ensino Profissional Marítimo dinamarquesa; compartilharam sua enriquecedora experiência com os tripulantes do veleiro de representação da Marinha do Brasil.

Também em janeiro, um grupo de 19 terceiranistas teve a chance de acompanhar a tripulação do navio de resgate de submarinos da MB, NSS Felinto Perry numa missão do Rio de Janeiro até Santos e, depois, retornando à base de Mocanguê. Ao todo, foram 10 dias de viagem em que eles enfrentaram um mar de classe 3 e, acolhedoramente, conheceram a operação especial da embarcação.

Mais tarde, em outubro, como parte das atividades promovidas no 2º Dia do ComCA de 2015, 42 alunos do 3º ano, que cursavam Máquinas, visitaram o Navio-Aeródromo São Paulo, atracado no Rio de Janeiro. Eles puderam conhecer a praça de caldeiras e a sala de quadros elétricos e turbinas à vapor da embarcação.

Alunos visitam Navio-aeródromo São Paulo e Veleiro de Representação Cisne Branco; terceiranistas viajam no Felinto Perry, no início do ano. (Montagem: Jornal Pelicano)
Alunos visitam Navio-aeródromo São Paulo e Veleiro de Representação Cisne Branco; terceiranistas viajam no Felinto Perry, no início do ano. (Montagem: Jornal Pelicano)

Ainda como parte das atividades promovidas no 2o Dia do ComCA de 2015, alunos do 3º ano do Curso de Náutica visitaram o Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo (ComCoNTraM) e, alunos do 2º ano, a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN). Eles tiveram a chance de conhecer mais de perto como a MB auxilia a Marinha Mercante em sua operação diuturna, seja produzindo e atualizando as cartas de navegação, analisando e publicando as condições meteorológicas das regiões marítimas brasileiras ou monitorando e atendendo a incidentes no mar com navios mercantes.

7. EFOMM sempre foi cultura. E muita diversão!

Alunos da EFOMM tiveram um Ano Cultural repleto de eventos. (Montagem: Jornal Pelicano)

Em fevereiro, enquanto o noticiário, infelizmente, era trágico no mundo marítimo com a notícia das explosões do FPSO Cidade de São Mateus e com a denúncia de maus-tratos de um armador grego à tripulação do MV Adamastos, detido pela MB no sul do país, a EFOMM seguia sua rotina com a Cerimônia de Abertura do Ano Cultural.

Promovido pela Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM), dessa vez, as atrações do evento foram integralmente compostas pelos próprios alunos. Se apresentaram os Grêmios de Música, de Coral e de Dança, além da já tradicional banda “Paiol Fechado para Balanço”, formada por alunos do 1º ano. Vocês se lembram da aluna Pâmela cantando Locked Out of Heaven com o aluno Lucas da Silva? A plateia fez coro!

Em maio, o Comando do CIAGA, incentivou a participação dos alunos em alguns eventos culturais externos como o 10º Festival Âncora Social, na Casa do Marinheiro, e o II Festival Aluno Castrinho, no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Para os alunos residentes no CIAGA, que não têm a facilidade de retornar para casa aos finais de semana já que moram em cidades fora do Rio de Janeiro, os eventos eram uma boa alternativa para se divertir!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=vG3NIuvrZok?list=PL_B7-MtOIihTNRBPlT-RQvR25YBgBk_9t]

Em outubro, teve o retorno de uma tradicional competição musical entre os próprios alunos da EFOMM, o espetacular Festival Interno da Canção (FIC). Reeditado com sucesso pela Diretoria Sociocultural da SAMM, após muitos anos sem ocorrer, o evento reuniu 11 bandas musicais formadas independentemente do ano escolar para competirem numa categoria profissional e noutra amadora. Jurados artísticos e técnicos de peso fizeram jus à grandiosidade da volta do evento.

A FIC trouxe grandes revelações, na categoria profissional, como da banda EFOMM of a Down, com um Comandante-aluno quebrando tudo na bateria, um vocalista gutural, mas rouco e um guitarrista irreverentemente alucinado; do grupo cover da banda SOJA, com um reggae viciante e uma mensagem inspiradora; e da performance impecável de um MPB extremamente difícil e ousado do primeiranista Freitas. Na categoria amadora, o que faltou de técnica não deixou a desejar em ousadia e alegria, com destaque para o pout-pourri engraçado dos primeiranistas do Bravo 02 e da criatividade dos autorais do grupo Roda de Samba, também do 1º ano. Na verdade, o evento todo foi de se destacar! Ainda bem que o JP deixou tudo gravado para sempre que se quiser ver e rever!

Este rico ano cultural de 2015 não poderia fechar de qualquer maneira. E isso realmente não aconteceu, porque a SAMM trouxe o espetáculo Noite do Riso do comediante Gabriel Louchart em dobradinha com o próprio pessoal do Grêmio de Teatro da EFOMM e alguns ex-alunos convidados. Muitos não assumirão, mas todos concordam que maior que a vergonha alheia foi a graça feita do não tão empolgante voto de natal do Comandante do Corpo de Alunos (sempre com muito respeito, claro).

6. Estamos juntos no mesmo barco

Alunos da EFOMM promovem importantes ações sociais ao longo do ano. (Montagem: Jornal Pelicano)

Em março, como parte das ações da 1º Semana da Qualidade de Vida, organizado pelo Departamento de Saúde do CIAGA, alunos voluntários puderam doar para o banco de sangue da MB, pela primeira vez no ano. Sim, primeira, porque isso se repetiu pelo menos mais 2 vezes no ano! Nada de se surpreender, na verdade, porque sendo todos brasileiros, estando juntos no mesmo barco, os alunos da EFOMM enxergam ajudar o próximo não como um favor, mas como um dever cidadão.

Alunos da EFOMM são voluntários para doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea. (Montagem: Jornal Pelicano)
Alunos da EFOMM são voluntários para doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea. (Montagem: Jornal Pelicano)

Além de doação de sangue, em 2015, a SAMM e o Jornal Pelicano promoveram outra atitude fácil cuja mobilização salva vidas: o cadastro para doação de medula óssea. Em maio, à convite da Diretoria Sociocultural da Sociedade Acadêmica, o então PON Morokawa – egresso de 2014 – ministrou sua campanha em favor do cadastro no Registro de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Em outubro, oficialmente, 46 alunos compareceram no Hemorio, no centro da cidade do Rio de Janeiro, para realizarem o registro, apesar de, antes, diversos grupos, por conta própria, com a coordenação do praticante, já terem realizado o cadastro.

Em maio, a SAMM coordenou, também, outra ação benevolente e voluntária dos alunos da EFOMM: a visita ao Centro de Atenção Singularizada (CAS). Desde o início das aulas, mantimentos, livros, roupas e vários recursos básicos foram arrecadados continuamente para serem entregues aos adultos em situação especial abandonados pelas famílias, mas amparados pela entidade filantrópica. No entanto, apesar deles levarem esta ajuda, como observou a nossa repórter e, então, presidente do Jornal Pelicano, Ofal. Larissa Cazarim, “certamente a diferença que a emocionante visita fez na vida dos abrigados não foi tão grande quanto aquela sentida por cada aluno”.

Senhora assistida pelo CAS se alegra com visita de alunos da EFOMM. (Foto: Larissa Cazarim / Jornal Pelicano)
Senhora assistida pelo CAS se alegra com visita de alunos da EFOMM. (Foto: Larissa Cazarim / Jornal Pelicano)

No segundo semestre, os alunos organizaram e participaram, ainda, por vontade própria, de outras duas grandes ações de caridade: a visita aos pacientes da Unidade Integrada de Saúde Mental (UISM) da MB e o inesquecível Dia do Sonho.

A visita ao UISM foi promovida pelos próprios Comandos do CIAGA e EFOMM, como parte das atividades do 2º Dia do ComCA de 2015. Os alunos puderam conhecer a assistência especializada em saúde mental que a MB oferece aos militares e seus dependentes, ao longo de toda uma manhã, na qual dançaram, cantaram e até praticaram capoeira com os pacientes.

Já o Dia do Sonho foi idealizado pela Diretoria Sociocultural da SAMM também contando com o apoio do Comando do Centro de Instrução. Dezenas de alunos dos 3 anos escolares se reuniram para receber 30 crianças da Obra Social Dona Meca, no próprio CIAGA, por um dia inteiro. Corre-corre, pega-pega, pula-pula, teatrinho… foram várias as brincadeiras, que não apenas alegraram os visitantes, mas principalmente, os voluntários.

Ao final, cada uma das crianças foi, ainda, presenteada com brinquedos arrecadados pela própria Sociedade Acadêmica de todo o Corpo de Alunos da EFOMM e, ao contrário do que as lágrimas nos olhos de muitos marmanjos presentes pudessem aparentar, elas demonstravam o quanto amar o próximo não faz bem apenas a quem recebe ajuda, mas, principalmente, aquele que estende a mão.

5. Visitações, Workshops, Conferências e muito Café

Alunos da EFOMM complementam aprendizado com enriquecedoras atividades extraclasses ao longo de 2015. (Montagem: Jornal Pelicano)

Pode parecer controverso, mas a rotina intensa de estudos da EFOMM começou antes mesmo da tradicional  Aula Inaugural do Ano Acadêmico de 2015, que aconteceu no dia 10 de fevereiro, com uma palestra ministrada pelo Exmo. Sr. Diretor de Portos e Costas. Na verdade, nesse ano, o aprendizado foi muito além da própria rotina acadêmica com as diversas atividades extraclasses que os alunos da EFOMM puderam participar.

Já no dia 11, a Diretoria Extraclasse da Sociedade Acadêmica, estava trabalhando e trazendo o Ilmo. Sr. Presidente da Associação Brasileira de Armadores da Noruega (ABEAN), Capitão de Longo Curso (CLC) Mauro, no 1º Café com a SAMM do ano, para discutir a difícil situação econômica do país e como ela afetava o mercado de trabalho do setor. Coisa séria!

O evento, que convida importantes e atuantes profissionais do mercado para serem informalmente sabatinados pelos alunos, trouxe, nos meses seguintes, também, os Oficiais Superiores de Máquinas (OSM) Vinícius Souza, Floriano e Leonardo Morisson, além do CLC Pacheco. Em geral, eles compartilharam algumas experiências únicas que tiveram embarcado, deram dicas a respeito da profissão e comentaram tópicos que sempre geram muita dúvida dentre os alunos como a importância do domínio da língua inglesa, o ambiente de trabalho confinado, a convivência com pessoas de outros países e a praticagem. O café sempre foi um mero pretexto, todos já sabiam.

Além disso, os alunos participaram de várias conferências, feiras e exposições do setor marítimo e naval, como a Rio Boat Show, em março, a LAAD, em abril, a II Conferência DP Brasil, em junho, a XII Navalshore, em agosto, e a “Navios que fizeram história”, do Sindicato Nacional dos Oficiais (SINDMAR) e Centro de Capitães da Marinha Mercante (CCMM), em setembro. Em todas, a participação dos alunos foi gratuita e fortuita pelos 3 anos escolares, coordenada pela Diretoria Extraclasse da SAMM e Departamento correlato da EFOMM as vezes em conjunto com o Grêmio de Vela e Remo (GVREFOMM) e de Relações Internacionais da Marinha Mercante (GRIMM). Eventos como esses são importantes para os alunos perceberem a dimensão, importância e desafios da carreira que eles escolheram e embarcarão no futuro.

Por falar em sorte, 2015 foi um ano em que os terceiranistas reclamaram, reclamaram, mas não tiveram “coxa” ou “colher de chá”. Pelo menos não do então Diretor Extraclasse, Al. Monteiro, que direcionou todas as vagas de visita a navios mercantes aos alunos do 1º ano. “Meus feras não farão a escolha de curso às cegas”, justificava sempre que alguém lhe questionava.

E foram muitas as visitas, conseguidas com a ajuda dos Grêmios de Náutica (GNAUT) e Máquinas (GMAQ). Todo o 1o ano esteve, ao menos uma vez, em algum navio mercante, tendo a oportunidade de conhecer as praça de máquinas e passadiço antes de marcarem o “xis” no curso que escolheriam.

A Diretoria Extraclasse não achou, que conhecer barcos 1 vez, porém, fosse o suficiente para os primeiranistas realizarem a escolha que influenciaria suas vidas para sempre, com segurança. Então, em agosto, eles reeditaram a Semana da Profissão, projeto criado pela administração de 2014 da SAMM, que teve sua relevância reiterada este ano, quando vários alunos decidiram o que cursariam, após o evento.

Com isso, o 1º ano teve a oportunidade de conhecer, guiados por alunos voluntários dos outros anos escolares ao longo de 1 semana, os laboratórios de máquinas e simuladores de náutica. Além disso, durante 3 dias, e com o apoio do Comando do CIAGA, convidados especiais palestraram sobre as especificidades das carreiras tanto de Náutica quanto de Máquinas, tendo o seminário de tema “família e vida embarcado” encerrado à altura o evento com o casal de Primeiros Oficiais de Náutica (1ON), Ricardo e Fernanda Madeira – o primeiro professor no Centro . Certamente, as palestras motivacionais com oficiais maquinistas e pilotos, promovidas pela Superintendência de Ensino, que ainda vieram a acontecer, em outubro, contribuíram ainda mais para minimizar as dúvidas dos primeiranistas, de forma que nenhum deles viessem a se arrepender de sua escolha de curso.

Além de tudo isso, os alunos da EFOMM ainda puderam participar de outras atividades extraclasse como cursos de identificação do céu, na Escola Naval, em junho, e de primeiros socorros, em outubro, e, também, de uma palestra sobre os sistemas de resfriamento e tratamento de água trazida pelo GMAQ, em setembro, e do Presidente do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), em novembro.

Ufa! Para aguentar tudo isso só com bastante café, mesmo!

4. Fogo olímpico: grito, suor e lágrimas: superação

O Ano Esportivo da EFOMM foi suado do início ao fim. (Montagem: Jornal Pelicano)

Estabelecendo superação como sendo a palavra de ordem, em fevereiro, o Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, determinou qua cada atleta da EFOMM ultrapassasse seus próprios limites em 2015. Ao mesmo tempo que incendiava-se a pira olímpica, estava aberto o ano esportivo. E, como ordenado, assim fora feito.

Com mais competições que as equipes do Jornal Pelicano pudessem acompanhar – por vezes simultâneas e em cidades diferentes – certamente, neste ano, os alunos da EFOMM bateram todos os recordes de participação em atividades esportivas. Por todo 2015, nossos repórteres – muitas vezes eles mesmos atletas – registraram no total 32 atividades esportivas, sendo 2 trilhas, 8 travessias, biatlhons, corridas ou maratonas, 9 amistosos, 9 torneios ou competições e, ainda, 4 regatas. E é bom reforçar que todos esses números só contabilizam o que conseguimos cobrir!

Alunos da EFOMM competem entre si em todas as modalidades de Atletismo, no 1º Dia do ComCA de 2015. (Imagem: Jornal Pelicano)
Alunos da EFOMM competem entre si em todas as modalidades de Atletismo, no 1º Dia do ComCA de 2015. (Imagem: Jornal Pelicano)

Dentre todas essas atividades, destacamos logo o 1º Dia do ComCA de 2015, ocorrido em março e que envolveu os alunos da EFOMM em dois intensos dias de competições internas entre companhias. Além do atletismo, no primeiro dia, que rendeu belas imagens e marcas, a natação, finais do cabo de guerra e do futebol, roubaram a cena, igualmente, no segundo. No fim, a 2ª companhia foi a grande campeã e, além da volta olímpica que realizaram ao conhecerem o resultado, cada um de seus membros pode comemorar na curva, com as 2 licenças mensais que ganharam. Justo. A participação da torcida foi, também, de se destacar. Alguns alunos se lembrarão da roda de samba que se formou na arquibancada naqueles dias!

Não era parte do calendário esportivo, mas nem por isso, o JP deixou de registrar! Os alvinegros não se esquecerão da oportunidade oferecida pelo Comando do CIAGA de conhecer dois ilustres ex-jogadores do botafogo, em abril: Paulo Cézar “Caju” e Carlos Roberto. Foi mesmo impressionante a quantidade de alunos que deixaram de almoçar para conhecer seus ídolos naquele dia. Tinha quase 1 pelotão!

Já no segundo semestre, em agosto, apesar de haverem outras competições programadas para o mês, a maioria esperava apenas por uma: o retorno da tradicional MercNav. Deslocando-se do Rio de Janeiro para Angra dos Reis, delegações de atletas de 12 modalidades esportivas da EFOMM foram competir com os alunos do Colégio Naval, em pleno fim de semana de Dia dos Pais. A ansiedade se explicava, porque nenhum dos anos escolares havia tido essa experiência antes, já que o evento não acontecia desde 2012.

O fato foi que os 450 atletas das duas instituições bases de ensino do Poder Marítimo, tiveram uma oportunidade ímpar de estreitar os laços de camaradagem que precisa haver entre estes dois setores. Ao final, como ressaltou o Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CAlte Gilberto Cézar Lourenço, todos foram vencedores, independentemente da soma de pontuações. Será um fim de semana de dia dos pais exclusivo na memória dos que foram. Mas, agora, shhhhhh, que o mercante quer dormir! (Isso precisava ser mencionado!)

Agosto, ainda ficou marcado pelo lançamento da 43ª Regata CIAGA, que contou com todo o prestígio do campeão olímpico Torben Grael. O evento esportivo mais aguardado pelos velejadores da EFOMM, organizado e realizado integralmente pelo GVR, aconteceu em setembro e foi um grande sucesso. Ao todo, 111 barcos e 306 velejadores, em 46 classes convidadas correram, partindo do Clube Naval Charitas, em Niterói. Atletas premiados, competidores para-olímpicos e crianças do Projeto Grael também participaram. Tudo isso contou com a inovadora cobertura do Jornal Pelicano, que utilizou equipes em botes e drones para gerar imagens e atualizar quem estivesse acompanhando de terra. Quem esteve no dia e acompanhou a cerimônia de premiação, se surpreendeu com a beleza das imagens que produzimos! Assista abaixo e – antes que perguntem – foi brincadeira, não haverá nenhum filme. Ainda.

No final de outubro, o GVREFOMM organizou outro importante evento, dessa vez, principalmente, para os remadores da EFOMM: a Etapa do CIAGA do Circuito Poder Marítimo de Remo em Escaler. À exemplo do sucesso que fora a regata a vela, no mês anterior, a Agremiação repetiu o feito. Diversas equipes de 10 entidades distintas correram na Baía de Guanabara, com muita vibração, união e sede de vitória. O JP também realizou uma cobertura especial do evento, correndo junto com os remadores na água! E, acredite, não foi fácil para nossos pelicanos acompanharem toda a disposição desses fortes guerreiros, mas suando a camisa, nós conseguimos! Assista, também, a reportagem em vídeo especial que produzimos!

E, então, contabilizando 3 dezenas de atividades mínimas, pode-se dizer que a EFOMM cumpriu a ordem inicial de se superar. A Cerimônia de Encerramento do Ano Esportivo representou bem isso, com o corridão conjunto de toda tripulação militar do CIAGA pelos quarteis de marinha do complexo de Olaria.

Esforço, garra e superação sempre farão parte do espírito do aluno da EFOMM, ainda que no entrelúdio dos anos, o fogo olímpico simbolicamente se apague.

3. Work like a captain, play like a pirate!

Em 2015, os tradicionais eventos da Sociedade Acadêmica mantiveram o nível. (Montagem: Jornal Pelicano)

Um bom mercante tão bem quanto trabalhar, sabe se divertir. E é por isso, que os Churrascos e Bailes da SAMM estão no topo das festas militares. Em 2015, essa tradição se manteve com a atuação eficiente da Diretoria de Eventos. Apesar de toda restrição orçamentária, imposta pela decisão conjunta dese priorizar outras áreas como da Diretoria Patrimonial, os Bailes Dos Feras e Do Adeus, assim como os churrascos de metade e fim de ano foram um inquestionável sucesso.

Em março, MC Smith e João Gabriel animaram o Clube Monte Líbano, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, no Baile dos Feras. Com um público estimado de mais de 3000 pessoas, não ocorreram incidentes graves ou mesmo notáveis. O evento que tem como objetivo celebrar a entrada dos novos alunos da EFOMM, certamente, promoveu, ainda, a integração entre os anos escolares e mesmo com integrantes de instituições parceiras convidadas como a EN, o IME e a ABMDPII.

O evento seguinte do calendário festivo do aluno da EFOMM foi o Churrasco de Fim de Semestre. Esse ano chamado de 1º Churrasco da SAMM, aconteceu, em julho, no sítio Lídio Toledo, em vargem pequena, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, logo após o final das provas regulares. Sendo um evento mais restrito ao Corpo de alunos da EFOMM, convidados entravam apenas se pagassem. Dentre as atrações estavam a piscina, a luta de cotonetes e o Futebol de Sabão. Uma banda de pagode formada por alunos também se apresentou. E, claro, o buffet e bebidas eram liberadas!

A próxima festa aconteceu apenas no final do segundo semestre, em novembro. Já num clima nostálgico para os alunos do 3º ano, o Baile do Adeus, teve como principais atrações Nego do Borel e Dilsinho! Nem a chuva intensa que caiu durante a noite foi capaz de diminuir a animação das mais de 2000 pessoas que compareceram. Como alunos, foi a última oportunidade dos terceiranistas curtirem um baile escolar. E como se curtiu esse baile!

Para encerrar o calendário de festas, já quase em dezembro, também após as provas regulares, promoveu-se o 2º Churrasco da SAMM, dessa vez no esplendoroso sítio Recanto dos Sonhos, em Vargem Grande. Preparado com muito carinho por todos envolvidos e sendo esse, de fato, a última oportunidade de reunir primeiro e segundo anos com o terceiro, que saia; para cada um dos anos escolares, o evento adquiriu um significado especial. O primeiro comemorava a sua rendição pelos feras que entrarão em 2016, o segundo, a assunção do comando do Corpo de Alunos e, o terceiro, o encerramento, enfim, do ciclo como aluno da EFOMM. Ou a apresentação especial de fotos que marcaram a estadia da Turma CLC José dos Santos Silva foi apelativa o suficiente ou os olhos dos marmanjos do então terceiro ano nunca suaram tanto!

2. “Atenção, Corpo de Alunos, sentido!”

Os alunos da EFOMM tiveram um ano repleto de cerimônias. (Montagem: Jornal Pelicano)

Como militares, ao longo dos 3 anos de formação na EFOMM, a participação dos alunos em diversas cerimônias e formaturas é prevista e natural. Porém, ao longo do ano, algumas cerimônias são chaves e muito importantes para alguns anos escolares e, certamente, ficam para sempre em suas memórias.

Nesse ano, como nos outros, antes mesmo do início do ano escolar, no dia 30 de janeiro, ao final do Período de Adaptação, ocorreu a colocação simbólica das platinas de primeiro ano no ombro dos já não mais adaptandos, e, sim, alunos do primeiro ano da EFOMM da Turma de 2015. A chamada Cerimônia de Entrega de Platinas ou Platinex, ainda que realizada pelas mãos dos alunos adaptadores e não dos familiares, para muitos deles foi emocionante, pois significou a conquista de um sonho: fazer parte do Corpo de Alunos da EFOMM.

Mais adiante, em 22 de maio, novamente, o então primeiro ano viveu outro momento emocionante e inesquecível: a Cerimônia de Juramento à Bandeira. Pela primeira vez, orgulhosos, os pais, responsáveis ou amigos puderam assistir os primeiranistas marcharem envergando o uniforme de gala da Marinha do Brasil.

No segundo semestre, no dia 29 de agosto, foi a vez dos terceiranistas viverem uma ocasião marcante de suas vidas escolares: o Almoço dos Cem Dias. Nessa ocasião, cada um deles pode trazer até o CIAGA dois entes importantes para conhecerem de perto como foi a sua rotina ao longo dos dias de formação vividos até ali. Iniciando, também, a contagem para a despedida da Escola, nesse ano, os alunos plantaram simbolicamente um pé de jacarandá, como marca viva de suas passagens pela instituição.

Em dezembro, como não poderia ser diferente, no dia 10, a plenos pulmões, os ainda terceiranistas da turma CLC José dos Santos Silva entraram bradando pela última vez o Hino da EFOMM, no campo de esportes. Após terem colocadas em seus ombros as platinas de Praticantes de Oficiais de Náutica ou Máquinas, pelas mãos das pessoas mais importantes de suas vidas, os declarados praticantes sustentaram um emocionante Adeus Minha Escola Querida, antes de, finalmente, despedirem-se como turma num último e uníssono brado. No entanto, ao contrário do esperado, eles não jogaram o quepe para o alto antes de, abraçados, entoarem com toda força que lhes restara a inspiradora e, para eles, marcante e simbólica canção Com Perseverança.

Outras cerimônias como a do Desfile de Independência do Brasil, em 7 de setembro, cuja participação é parcialmente voluntária, e a do Dia Marítimo Mundial, têm significados intrínsecos à identidade marinheira.

Leia também Alunos da EFOMM vão à IMO no Dia Marítimo Mundial

Em 2015, vale registrar, ainda, que os alunos da EFOMM participaram, voluntariamente, de diversas representações externas como as de comemoração de aniversário dos colégios militares de Juiz de Fora e Rio de Janeiro, de Homenagem aos Mortos da 2ª Guerra Mundial e a Alusiva à Criação da Força Naval do Nordeste. Dentro do CIAGA, comemorou-se, também, os Dias Nacionais do Equador, da Bolívia e de Cabo Verde além de terem sido realizadas diversas cerimoniais à Bandeira, sob comando do próprio Comandante do CIAGA, reunindo toda a tripulação da Organização Militar, inclusive funcionários civis.

No ano, celebrou-se o aniversário de 44 anos do CIAGA e foram realizadas, também, cerimônias de passagens de comando das Diretorias Geral de Navegação (DGN), de Portos e Costas (DPC), do próprio CIAGA além da do Corpo de Alunos e de suas Agremiações.

1. Profissionalização, ousadia e mudanças

SAMM, GVREFOMM e Jornal Pelicano realizam importantes reformas em 2015. (Montagem: Jornal Pelicano)

A SAMM existe desde 1974 e tem como escopo promover a qualidade de vida do aluno da EFOMM nos âmbitos culturais, sociais e esportivos. Para isso, ela é integralmente suportada, eleita e composta pelos próprios alunos, ano após ano, desde sua criação. No entanto, apenas no ano de 2005 ela foi registrada e formalizada em cartório, com a criação de um Estatuto e C.N.P.J próprios.

Desde então, muita coisa mudou. O número de alunos mais que dobrou de tamanho e as exigências passaram a ser outras. Por isso, em 2014, a chapa única, reunida pelo aluno Arthur Lemos, com o apoio do então Presidente da SAMM, aluno Debize, colocou como prioridade promover uma reestruturação administrativa envolvendo, se necessário, modificações estatutárias, para, apenas depois, realizar uma série de projetos, incluindo, reformas nos ambientes comunais dos alunos.

E assim foi feito.

Antes mesmo do ano administrativo de 2014 terminar, a chapa eleita, finalizou o novo estatuto da SAMM, com a previsão de novas diretorias – como a Jurídica -, extinção de velhas pastas e vinculação formal da maioria das agremiações de alunos, incluindo os GNAUT e GMAQ. Isso deu fôlego e estabilidade para que projetos como da revitalização da Copa e Lavanderia dos alunos, do Salão de Informática e de Jogos, das Salas da própria SAMM e dos grêmios de profissão começassem a ser tocados.

Mais tarde, já em 2015, a regularização da situação jurídica, liberou a Razão Social da Associação Acadêmica da Marinha Mercante para angariação de patrocínios e realização de vínculos contratuais. Isso foi extremamente importante, porque garantiu o suporte a diversos eventos, inclusive esportivos, já que empresas de navegação poderiam patrociná-los de forma regular; a possibilidade da criação da Loja da SAMM, já que, agora, como empresa, poderia emitir nota fiscal e, até mesmo, a manutenção de professores para os Grêmios de Idioma, Dança e Teatro.

Essa profissionalização, também, se refletiu nos relacionamentos externos com Sociedades e Agremiações acadêmicas de instituições pares. Destaca-se a Sociedade Acadêmica Phoenix Naval (SAPN), dos aspirantes da Escola Naval – na qual uma reunião com suas diretorias, ainda em fevereiro, promoveu uma ampla troca de experiências administrativas e acordou intercâmbios também no âmbito esportivo -, Sociedade Acadêmica Dois de Julho (SADJ), dos cadetes da Academia de Bombeiros Dom Pedro II (ABMDPII) e Grêmio Ricardo Franco (GRIFO), dos alunos do Instituo Militar de Engenharia (IME).

As agremiações internas, não vinculadas, como o próprio Jornal Pelicano e o GVREFOMM, também, muito se beneficiaram disso.

Assim como a SAMM, o GVREFOMM passou por uma importante reforma estatutária, que trouxe iguais benefícios aos seus membros associados. Também com o apoio do Comando do CIAGA, o decenário grêmio de tradições marinheiras da EFOMM revitalizou barcos e equipamentos. Algumas parcerias ainda foram firmadas com a comunidade marítima, o que permitiu que membros do GVREFOMM competissem junto da tripulação de barcos parceiros em competições como a Ilha Bela Sailing Week.

Igualmente, este Jornal Acadêmico realizou suas reestruturações e reformas administrativas, criando cargos, formalizando processos, ampliando sua cobertura, profissionalizando seus meios e, principalmente, fixando o foco em sempre promover e registrar, jornalisticamente, as histórias dos alunos da EFOMM e da própria Marinha Mercante.

 

Com tudo isso, 2015 foi um ano de grandes realizações para todos os alunos da EFOMM. Seja pelo suado Período de Adaptação; pelas visitas, viagens, workshops, conferências, feiras, exposições e todas as muitas atividades extraclasse; pela intensa atividade cultural, social e esportiva; pelas cerimônias e festas marcantes ou pela intrepidez na administração das agremiações; se em algum momento, falhar a memória em lembrar de tudo isso, contadas aqui, as histórias que todos viveram poderão ser sempre relembradas, eternamente vividas, nunca esquecidas.

Curiosidades

  • A Diretoria Esportiva da SAMM consolidou a Equipe de Xadrez da EFOMM. Houveram vários amistosos e torneios, internos e externos. A evolução foi notável!
  • O Comando do CIAGA, instituiu o Grêmio de Nautimodelismo da EFOMM vinculado ao GVR. Na 43ª Regata CIAGA até houve competição da modalidade.
  • As irmãs e alunas Carolina e Isabela Vieira foram bicampeãs da tradicional competição RAID Naval. Mesmo com a forte entrada da EN, na categoria.
  • O Grêmio de Pintura da EFOMM foi oficialmente extinto. Todos os quadros encontram-se em exposição na Sala de Estar da EFOMM e algumas das obras podem ser encontradas no Projeto Memória através deste link.
  • O Grêmio de Náutica renovou sua parceria com a Transpetro e Universidade de São Paulo (USP) para cooperação no teste e desenvolvimento do Simulador Marítimo Hidroviário (SMH) usado pela empresa para treinamento e aperfeiçoamento de seu pessoal. Atualmente, o software encontra-se em sua 3ª versão, com promessa de receber um update intermediário já no início de 2016.
  • Em outubro, todos os recursos arrecadados da campanha mensal que a SAMM realiza foram encaminhados aos afetados na tragédia de Mariana, em Minas Gerais.
  • O CIAGA inaugurou a primeira barbearia feminina (sic). Muito justo que a Organização Militar da MB com mais mulheres possa oferecer essa facilidade a elas, como ocorre para com os homens.
  • Em 2015 se formou a primeira turma de EFOMM cujos currículos encontram-se em total conformidade com as exigências impostas pela atualização da Convenção STCW, em Manila, no ano de 2012. Apesar das modificações curriculares terem tornado a formação acadêmica ainda mais intensa e exigente, num curso de apenas 6 períodos, tendo incluído diversas novas disciplinas e testes até de leitura, elas garantem que a Universidade do Mar continue formando profissionais de ponta e renome no setor.
  • Com a crise de oferta de vagas para o estágio obrigatório embarcado, em 2015, uma comissão de alunos da EFOMM foi autorizada pelo Comando do CIAGA a colocar em prática, junto ao Departamento de Cursos e Estágio, alguns projetos próprios para minimizar ou até mesmo solucionar o empasse. As medidas já surtem efeito com mais empresas tornando-se conveniadas à Instituição.
  • Em 2015 a tripulação do CIAGA ganhou um mascote. A Brisa, uma cadela fofa, mas levada, conviveu com os alunos, participando dos treinamentos físicos militares diários e até de cerimônias!
  • O Jornal Pelicano restabeleceu sua produção de vídeos. Ao longo do segundo semestre, a recém-instituída Diretoria de Fotografia e Filmagem aprimorou seus processos, produzindo conteúdos de qualidade profissional. Inscreva-se no Canal!
  • O ex-aluno e diretor esportivo Xavier participou de todas as competições de água do calendário da FABERJ, obtendo o 2º lugar geral.
  • O Coral da EFOMM inovou não cantando Lanterna dos Afogados, no Encerramento do Ano Cultural. Mas só porque não deu para eles participarem do evento.
  • O CLC César participou de mais eventos da EFOMM do que os próprios alunos! É impressionante – e admirável – como alguns sempre estão dispostos a ajudar e participar! Que estes sintam-se, sempre, bem-vindos!
COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.