No dia 07 de dezembro de 2022 os 97 alunos da Turma José Bonifácio de Andrada e Silva, Turma XX, foram declarados Praticantes de Oficial de Náutica e de Máquinas. A Cerimônia simboliza a despedida do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha para então tripularem os navios da nossa Marinha Mercante.

A história da turma começou a ser escrita em 06 de janeiro, por ocasião do Início do Período de Adaptação. A atividade física intensa e a rotina extenuante compunham um mundo novo que se apresentava. A ideia era preparar o candidato para o cumprimento de suas atividades como Aluno.

O que não estava previsto era a chegada de uma pandemia que afetaria sobremaneira os anos vindouros da Turma XX na EFOMM. O longo período de aquartelamento e as restrições impostas em razão das medidas preventivas não teriam sido superadas sem o auxílio das pessoas que amamos, que, de fora, torciam todos os dias pelo nosso sucesso. Foram eles que nos deram força para seguir adiante e fazer com que tudo fosse mais leve. Eram longas as chamadas ao telefone e breve o contato no portaló, que vinham sempre acompanhados de uma roupa cheirosa, de olhares brilhantes e de uma comida gostosa. Era cuidado e carinho, manifestados de forma singela, mas suficientes para acreditar que todo esse período turbulento ficaria pra trás.

Os anos que se passaram não foram fáceis. Agora, já em seus respectivos cursos, os Alunos os desafios continuaram e fomentaram a resiliência e a capacidade de se adaptar à novas situações. Foram muitas provas, testes físicos e situações que nos proporcionaram experimentar o exercício da liderança. Deixamos nossa marca! Juntos, como uma turma, enfrentamos os obstáculos que fortaleceram vínculos e que, certamente, deixarão saudade.

No dia 07 de dezembro, diferentemente do nosso Juramento à Bandeira, pudemos contemplar do campo uma arquibancada lotada de pais, amigos e familiares que acreditaram em nosso sonho. A linda cerimônia, com representantes da Comunidade Marítima e Autoridades Navais, foi recheada de muita vibração e a gratidão por cada pessoa que contribuiu para que pudéssemos viver um dos melhores dias da nossa vida.

Obrigado, Turma XX!