Os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) vêm doando, através da Diretoria Sociocultural da SAMM, durante todo o ano de 2015, quilos de alimentos não perecíveis, brinquedos e roupas para instituições de caráter filantrópico, tais como a Obra Social Dona Meca (OSDM). É uma organização que atende gratuitamente a diversas crianças com deficiência, fundamentalmente de famílias de baixa renda, que necessitam desse tipo de colaboração para dar continuidade ao seu belo trabalho. A proximidade das duas partes culminou no Dia do Sonho: evento em que foram trazidas para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) 30 crianças para passar o dia se divertindo com os alunos que estivessem com energia suficiente para acompanhá-las.

Era difícil distinguir os alunos voluntários das crianças em meio a tantas risadas.

Os preparativos começaram às 0600. Os alunos voluntários encheram balões de festa, fizeram um arco de bolas, montaram sistema de som e uma mesa de doces confeccionados pelas alunas. Tudo decorado com âncoras nas cores azul e branco, de forma a tornar, em todos os detalhes, esse dia inesquecível. Além disso, foram alugados brinquedos tais como: cama elástica, escorregador inflável e piscina de bolas; entretanto, a diversão não ficou só por conta deles: as crianças puderam correr, jogar bola, rolar na grama, desenhar, pintar verdadeiras obras de arte nos rostos dos voluntários e muito mais. “Era difícil distinguir os alunos voluntários das crianças em meio a tantas risadas”, disse a Al. Stephanye, do 2° ano, que estava ajudando no evento.

Os pequeninos chegaram ao CIAGA às 0830. Foram recebidos pela equipe do Jornal Pelicano e por alguns alunos trajando o tradicional uniforme branco da Marinha do Brasil. A equipe de recepção foi formada pelos alunos Samuel, Juliana Moraes e Mateus Macedo (3º ano), Larissa Alexandre (2º ano), e Diórgenes (1º ano).

Alunos da EFOMM recebem crianças da OSDM. (Montagem: Jornal Pelicano).

Primeiramente, os convidados foram dirigidos à quadra coberta do CIAGA onde foram recebidos sob vivas de “bem-vindos” e muita música. A seguir, as crianças foram identificadas e divididas em três grupos: amarelo, azul e verde.

Al. Paulo Ribeiro e a menina Raissa durante o café da manhã no rancho da EFOMM. (Foto: Al. Colares/ Jornal Pelicano)
Al. Paulo Ribeiro e a menina Raissa durante o café da manhã no rancho da EFOMM. (Foto: Al. Colares/ Jornal Pelicano)

Após isso, responsáveis, crianças e voluntários foram tomar o café da manhã no rancho da EFOMM. Foi um momento muito especial onde todos puderam se conhecer melhor. “Os alunos ajudaram a servir as crianças e seus responsáveis de forma tão afetuosa e acolhedora”, comentou a Al. Stephanye. “Todos tiveram à disposição queijo, presunto, iogurte, banana, melão, mamão, suco de goiaba e bolos de laranja e de chocolate, feitos com muito carinho por algumas alunas da EFOMM“, complementou.

Al. Márcio com o menino Luiz. (Foto: Al. Colares/ Jornal Pelicano)

Terminado o desjejum, não faltaram brincadeiras. Os pequenos jogaram bola, aproveitaram os brinquedos, pintaram e foram pintados. Todos se divertiram muito! A chuva fraca os afastou do campo de esportes por um tempo, mas o sol reapareceu  depois. Alguns alunos que estavam engajados no campeonato de vôlei confraternizaram, também, com os convidados, durante o intervalo do jogo, que ocorria paralelamente ao Dia do Sonho.

Os alunos são excelentes, nos receberam muito bem. Meu filho está se divertindo muito! O ambiente e a comida são excelentes!

   – Sra. Rosângela, mãe do Lucas

O almoço, que foi servido ao meio dia, foi fricassê de frango, batata e arroz. Todos fizeram a refeição juntos, aproveitando todo o tempo para tornar aquele momento mais especial, com muita conversa e brincadeira. O rancho da EFOMM nunca esteve tão colorido (nem o rosto dos alunos).

Às 1300, todos foram deslocados para o auditório, onde os alunos prepararam uma versão curta, lúdica e educativa do clássico “Chapeuzinho Vermelho”, com direito a músicas com violão e uma vovó extremamente diferente. Após a apresentação as crianças aproveitaram para tirar foto e brincar com seus personagens favoritos. Ou até mesmo atacar o Lobo Mau. A apresentação teve a presença do Comandante do CIAGA, Exmo. Sr. C. Alte. Gilberto Cezar Lourenço, sua esposa, Sra. Elisandra Tozatto Moreira Lourenço e sua cadela, Brisa.

Crianças assistem peça da "Chapeuzinho Vermelho". (Montagem: Jornal Pelicano)
Crianças assistem peça da “Chapeuzinho Vermelho”. (Montagem: Jornal Pelicano)

Muito bom! As brincadeiras e a atenção que os alunos deram para as crianças foram incríveis!                                           – Sr. Anderson, pai do Victor

Em seguida as crianças foram levadas novamente para a quadra coberta, onde a gincana estava prevista para começar às 1350. Lá, se divertiram com bambolês, estalinhos e bolinhas de sabão, e se deliciaram com pipoca e algodão doce. Sem falar nas belas apresentações coreografadas pelas talentosas dançarinas Brenda, de 5 anos, e Raissa, de 8.

Alunos tem dia de criança. (Montagem: Jornal Pelicano)
Alunos tem dia de criança. (Montagem: Jornal Pelicano)

Nota DEZ! Foi maravilhoso! Com certeza o melhor passeio que as crianças fizeram pela OSDM! Me senti segura de deixar meu neto com vocês.                                                                                                              – Sra. Dulcenéia, avó do João Gutemberg

Após todos participarem de brincadeiras como “vivo-morto” e “estátua” foram encaminhadas para o rancho. Lancharam cachorro-quente com refrigerante e um bolo (dado pelo CIAGA) para finalizar a festa e comemorar esse dia inesquecível.

Antes de se despedirem, as crianças receberam pequenas lembranças dos alunos. Seu significado: agradecimento pelo memorável sábado e uma promessa de reencontro em um futuro próximo. Mas o presente que os visitantes deram para os alunos voluntários foi único. Um dia inteiro de gargalhadas, abraços e brincadeiras que os trouxe de volta a infância e mostrou o quanto ter amor ao próximo nos faz bem.

Confira as lindas fotos do Dia do Sonho:
Dia do Sonho 2015

Texto: Al. Lucas Jesus, Al. Stephanye e Al. Colares.
Fotos: Al. Alessandro, Al. Stephanye, Al. Lucas Jesus, Al. Lemos, Al. Márcio e Al. Colares.