No último dia 26 de agosto, aconteceu o almoço de 100 dias da turma XXI. O evento contou com a presença do Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, Contra-Almirante Humberto Luis Ribeiro Bastos Carmo, do Comandante do Corpo de Aluno, Capitão de Fragata Filippi, do Imediato do Corpo de Alunos, Capitão de Corveta Daniel Reis e demais autoridades.

O evento contou com buffet, bebidas e muita música, graças ao Gmusic, o grêmio de música da EFOMM.

Além disso, é importante enaltecer a presença do Paraninfo Geral, 1T(T) Isabelle, do Paraninfo de Náutica, Professor Henrique Vaicberg e do Paraninfo de Máquinas, Professor Paulo Pinto.

Segue o discurso deferido pelo Comandante Aluno Arthur Schmitt durante o almoço:

“Na manhã do dia 05 de janeiro de 2021 adentraram pelo portão dessa instituição 60 jovens dispostos a aceitar novos desafios para mudar suas vidas. Jovens que traziam consigo não só dúvidas e preocupações, mas também expectativas e esperanças sobre o que lhes aguardava.
Iniciamos nosso período de adaptação, o qual gerou um grande impacto em nossas atitudes e em nosso senso de responsabilidade. Todos nós sabemos quão difícil foi deixar nossos lares e correr atrás de um sonho, de uma nova perspectiva para nossas famílias e de um futuro melhor. E, mesmo diante de todas essas dificuldades para se acostumar com as práticas militares e à uma nova rotina, foi se forjando um espírito de turma! Foi se forjando o espírito da turma XXI! Digo por mim mesmo, que no começo de nossa jornada na Escola foi o apoio das amizades que construí aqui dentro que me fez continuar e seguir em frente e superar os problemas.
Desde os nossos primeiros passos na EFOMM estávamos sendo preparados para enfrentar aquilo que já esteve tão distante, mas agora está mais perto do que nunca: encarar os desafios que o trabalho no mar impõe. Desafios esses que vão além do isolamento social, mas também exigem competências próprias do profissional e habilidades essenciais para as relações interpessoais. Como ecoa nosso brado, meus amigos, somos “Guerreiros mercantes” e tenho certeza de que se continuarmos unidos até o fim, superando nossos problemas, escoltaremos com orgulho as riquezas de nossa nação.
Nesse momento, relembrar é viver. Como podemos esquecer de nosso CBINC, com excelentes comandantes de pelotões com seus Charlie Mike e muita vibração (e pouco ritmo). Ou da pista de liderança onde experienciamos o trabalho sobre pressão que no final gerou muitas lembranças engraçadas. E, ainda no primeiro ano, o aguardado embarque no Navio Doca Multipropósito Bahia, nossa primeira experiência oficial no mar, o qual nos ajudou em nossas escolhas e nos forneceu momentos únicos impossíveis de esquecer, não é mesmo Mehiel?
Já no segundo ano, a vida melhorou bastante, agora de fato havíamos começado a galgar nosso caminho profissional. Os desafios e as batalhas entre as turmas de Náutica e Máquinas que começaram por invasões silenciosas em suas salas de aula mantiveram o contato entre a turma XXI mesmo que, naquele momento, já estava dividida pela escolha dos cursos. Além disso, com persistência e muito esforço obtivemos êxito em nossas funções, sejam os velejadores em suas longas travessias e regatas, remadores campeões do circuito poder marítimo, os apaixonados por fainas que assumiram funções importantes e as realizaram com muito sucesso, como por exemplo os eventos da SAMM. Dessa maneira, pouco a pouco o tempo estava passando e, agora, estamos mais perto do fim de nossa formação.
Todos sabemos que durante esses quase 3 anos passamos por muitas dificuldades inerentes a vida acadêmica e a vida militar, porém os momentos difíceis que passamos juntos nos aproximaram cada vez mais, forjando nosso sentimento de turma. Cada lágrima e cada suor derramado ao longo desses 3 árduos anos é testemunha de que mesmo nos piores momentos mantivemo-nos unidos e fieis uns aos outros. Aqueles primeiro-anistas que tinham dificuldade de se alinhar a rotina do dia a dia, aos poucos foram se adaptando e se aprimorando e agora no último ano estamos a frente de muitas funções na escola que antes pareciam complicadas e inalcançáveis, hoje somos Oficiais alunos, Adaptadores, Comodoros, Presidentes, Diretores e, assim, ajudamos a conduzir a escola que no início para nós era um quebra cabeça complexo e sem solução aparente.
Convido, nesse dia tão especial, para que olhemos para trás orgulhosos de nossa caminhada aqui na Escola e felizes por tantos momentos maravilhosos que vivemos um ao lado do outro. São os pequenos momentos gravados em nossas memórias que lembraremos daqui a 10, 15, 20 anos e sem perceber um sorriso se fará em nosso rosto. Isso porque, nós vivemos muitas coisas boas e devemos muita gratidão à EFOMM que não só nos forneceu embasamento intelectual, mas principalmente nos preparou para sermos profissionais mais responsáveis e prontos para desbravar os mares com garra e vibração.
Por fim, como um bom marinheiro que enxerga com seu binóculos a terra se aproximando, agora faltando apenas 100 dias para nossa formatura enxergamos o futuro batendo em nossa porta. E desejo que todos sejam ainda mais felizes em suas escolhas e nos rumos que tomarão para suas vidas. Turma XXI, começamos forte, mantivemo-nos forte no percurso e peço que unidos pelo propósito de navegar terminemos nossa etapa também fortes!

Comandante Aluno Arthur Schmitt”

Está cada dia mais perto de enfim proclamar: Turma XXI, ao mar!

 

 

 

Fotos: Al. Michaele Pereira, Al. Eduarda e Al. Manoela Pacheco.