SEMANA DE VELA DE ILHABELA 2023

Entre os dias 22 e 29 de julho deste ano, aconteceu a 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, evento anual que reúne competidores e amantes do esporte, além de mobilizar a cidade inteira para a abertura, realização de coquetéis de premiações e encerramento. Neste ano, alunos do Grêmio de Vela da EFOMM puderam participar e trazer novas medalhas para a nossa Escola.
Com o objetivo de chegar em Ilhabela com os veleiros do grêmio, foi necessária a atuação dos alunos nas fainas de reparo e manutenção tanto do veleiro Orion, quanto do veleiro Pegasus-Lyra. Os alunos, durante a preparação para a semana, abdicavam, muitas vezes, de sábados em família para garantir que os barcos estivessem em condições adequadas para navegar as 140 milhas náuticas até Ilhabela e, também, correr as regatas. Segue um breve relato do Al. Fonseca, do segundo ano do curso de Náutica, sobre a travessia:
“21 de julho, sexta-feira.
Às 1600P saímos da Baía de Guanabara e no embate (local abrigado do vento) da Ilha de Cotunduba subimos a buja e começamos a velejar com um vento de alheta de aproximadamente 16 nós. Navegamos assim até umas 1700P até que conseguíssemos arribar e armar uma “asa de pombo”, configuração na qual a buja e a grande (tipos de vela) ficam em bordos opostos e o veleiro navega em popa rasa. Montamos a Asa de Pombo em torno de 1730P e seguimos pendulando com esse rumo pelo resto da noite. Próximo das 2200P o vento aumentou consideravelmente. A noite estava linda, a lua estava minguante, podíamos ver muitas estrelas no céu e o brilho na espuma formada pelas surfadas que o Orion estava dando. Chegamos a atingir velocidades acima de 14 nós. A timoneada estava com um nível de dificuldade considerável.
​O dia foi amanhecendo e já nos encontrávamos por fora da Ilha de Búzios. Quando clareou o dia, demos um jibe (mudamos as velas de bordo) e fomos aterrando com a proa em Ilhabela e vento de través. Nossa chegada foi prestigiada por golfinhos que cruzavam nossa proa e nos acompanharam por alguns minutos. Próximo ao horário do almoço, atracamos na Marina Igararecê, onde desembarcamos”.
A abertura da Semana de Vela contou com apresentações e atividades, como um tanque de mergulho, além de uma torre de escalada. Ainda assim, o melhor ainda estava por vir: as regatas a serem corridas durante o período. De acordo com o aluno do segundo ano, Diretor de Materiais, Al. Jasbick, as regatas foram incríveis e cada uma com seu diferencial sobre as outras, resultando em longas horas no mar e em uma experiência inigualável.

​ Resultados do veleiro Orion:

 2º lugar em BRA-RGS B da Semana de Vela
 2º lugar no brasileiro de BRA-RGS B
 1º lugar na Regata Mitsubishi
 3º lugar Eduardo Souza Ramos

Resultado do veleiro Pegasus-Lyra:

4° Lugar na regata Toque-Toque por Boreste Bico de Proa A
4° Lugar na regata Eduardo Souza Ramos Bico de Proa A
10° Lugar na Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVAR)

​O Prêmio da Semana de Vela, acumulado dos resultados das regatas, foi entregue no último dia de regata, junto ao encerramento do evento. Apesar de nossos amigos não o levarem para casa, temos certeza de que as experiências vividas e compartilhadas durante a SIVI (Semana Internacional de Vela de Ilhabela) serão combustível para a dedicação e ambição desses velejadores nas próximas competições.

 

 

 

 

 

SEMANA DE VELA DE ANGRA DOS REIS 2023

Entre os dias 04 e 10 de setembro, Angra dos Reis recebeu mais uma edição da Semana Internacional de Vela e a EFOMM esteve presente, com seus veleiros Orion e Pegasus-Lyra.

Resultados do veleiro Orion:

3º Lugar Categoria RGS Geral
2º Lugar Categoria RGS B

Resultado do veleiro Pegasus-Lyra:

4º Lugar Categoria Bico de Proa
3º Lugar Sub-Categoria Bico de Proa A

Segue o relato de Livia Ferreira, proeira e Aluna do segundo ano de Náutica:

– “Mais uma semana de vela que os alunos da EFOMM tiveram a incrível oportunidade de participar. Dessa vez, em Angra dos Reis, onde é um desafio maior pela inconstância de ventos e corrente.
Houve dias que conseguíamos tracejar as estratégias antes da largada, outros em que tivemos que improvisar no meio da regata e confiar no famoso “instinto” do Fonseca.
E o Airon, nas largadas marcando vários outros barcos maiores, colocando o Orion na preferência sempre acima de todos os outros, liderando a flotilha.
O mais gratificante é ver como a tripulação se deu bem, uma comunicação impecável em que nada é deixado passar.
Deixamos o nosso melhor em cada regata.
E como a gente costuma falar ‘vish agora não pega nem de binóculos’”.

Segue mais um relato, do Aluno de segundo ano de Máquinas, e também proeiro, Cordeiro:

– “Ao longo do campeonato, a equipe do veleiro Pegasus-Lyra pôs em prática os aprendizados adquiridos em diversos treinos realizados ao longo do ano, e nas regatas anteriores à competição. Embora a tripulação tenha contado com dois tripulantes estreantes no barco, conseguimos aprimorar regata pós regata a sincronia e a capacidade da equipe de trabalhar coletivamente. O campeonato foi bastante disputado e encontramos diversas adversidades, tanto climáticas quanto técnicas, e mesmo assim, todos conseguiram evoluir e extrair da melhor maneira possível o melhor para o barco.
Ficou notório que a maior qualidade apresentada pela tripulação foi a cooperação, e conseguimos lograr êxito alcançando o terceiro lugar na categoria bico de proa A. Agora temos que continuar com o foco e os treinos para aprimorarmos o resultado alcançado.”

A abertura e o encerramento da Semana Internacional de Vela de Angra dos Reis contou com a apresentação das tripulações envolvidas na competição, mostrando, ao final, o desenvolvimento de cada equipe. Como sempre, as cerimônias foram agraciadas com troféus, medalhas, buffets e shows musicais.

 

 

 

 

 

 

 

 

Créditos: Aline Bassi/Balaio de ideias

Texto: Al. Yasmin Freitas