Declarar-se “Praticante” é o que todo aluno da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante almeja. Cada um, com motivação única, trilha sua rota ao longo dos 3 anos visando concluir essa tão importante etapa da vida.

A história da Turma XXI iniciou-se no dia 04 de janeiro de 2021, em meio a uma pandemia. Uma Adaptação um pouco diferente das demais, marcada pelas máscaras e pelo espaçamento duplo. A resiliência, tema da redação do concurso, passou a ser uma característica da Turma que começou, manteve-se e terminou forte diante das adversidades enfrentadas antes e durante a formação.

Deixamos registrado na história da EFOMM o legado de garra e vibração inerentes desde o começo. O empenho em nossos grêmios e equipes nos renderam momentos inesquecíveis: as diversas travessias para Angra, as marcantes vitórias no remo e memoráveis eventos da SAMM, como o primeiro Arte no Sufoco pós-pandemia e o novíssimo FIT – Festival Interno de Talentos.

Na Alameda Alegrete, fomos forjados mercantes. Em razão da COVID-19, logo sentimos na pele as primeiras adversidades impostas pela carreira escolhida. Já nos anos seguintes e nos respectivos cursos, aprimoramos nossas habilidades profissionais e nossos conhecimentos teóricos. Aos poucos, passamos a ter mais responsabilidades que nos moldaram como Praticantes de Oficial de Náutica e de Máquinas.

O dia 08 de dezembro de 2023 marcou nossa despedida da nossa Querida Escola, o lar onde dividimos vitórias e lutas com amigos tão próximos quanto irmãos. Partir para um novo mundo é de certa forma assustador. Contudo, as incontáveis lembranças desse lugar estarão para sempre em nossos corações. Além das lições de sala de aula, levaremos para bordo dos navios as amizades, os aprendizados, as experiências e, principalmente, o orgulho da nossa trajetória.

A partir de agora, passamos a vestir o macacão, a bota, o capacete, os óculos, as luvas e os protetores de ouvido. Com a mochila nas costas e a mala na mão, partiremos, então, em busca de novos horizontes e histórias.

 Adeus, minha Escola querida! Até breve, Turma 21!

Texto: PON Sofia

Fotos: Al. Maria Eduarda e Al. Cléo Pereira