No noite do dia 22 de outubro, bandas formadas entre alunos dos 3 anos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) se apresentaram no Festival Interno da Canção (FIC), no auditório Almirante Newton Braga, do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). Após anos sem ocorrer, o tradicional show de talentos musicais da EFOMM voltou a acontecer, organizado pela Diretoria Sociocultural da Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM).

O evento foi presidido pelo Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, C. Alte. Gilberto Cezar Lourenço acompanhado pelo Ilmo. Sr. Comandante do Corpo de Alunos (ComCA), CF Gilmar. Demais oficiais da EFOMM, jurados, professores e outros convidados, além da própria plateia composta por alunos dos 3 anos escolares, prestigiaram as apresentações.

O que importa aqui não é a teoria [musical], mas a prática

Abrindo a noite, os apresentadores, membros do Grêmio de Teatro da EFOMM, alunos Lapa, do 2º ano do curso de Náutica, e Fabiana, do 3º ano de Máquinas, leram um breve texto que definia e descrevia o sentido da arte musical. “Mas o que importa aqui não é a teoria, e, sim, a prática”, ressalvou Fabiana. “Já imaginaram um filme sem trilha sonora e um mundo sem som?”, indagou Lapa. “Cada vez mais, nos tempos modernos, temos que nos dar um tempinho para fugir da rotina corrida que nos assola, e a música faz isso“, refletiram antes de introduzirem a noite de apresentações dos jurados.

Bancada de jurados da FIC 2015 tem convidados com ampla vivência musical e marítima e elegante júri artístico. (Imagem: Jornal Pelicano)
Bancada de jurados da FIC 2015 tem convidados com ampla vivência musical e marítima e elegante júri artístico. (Imagem: Jornal Pelicano)

No juri técnico, estavam os Ilmos. Srs. Capitão de Longo Curso (CLC), Francisco Gondar – em atividade na empresa de navegação Aliança há quarenta anos, compositor do hino da Marinha Mercante brasileira, da canção dos ex-combatentes da Marinha na Segunda Guerra Mundial e dos Dobrados Alte Wilson Barbosa Guerra e Alte Leal Ferreira; Comandante Araújo – ex-aluno do Colégio Naval, tendo estudado na Escola Naval e na EFOMM, campeão do primeiro FIC no Colégio Naval e ex-compositor da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense; e Oficial Superior de Máquinas (OSM) Americo Angelo Gagliardi, membro de uma banda de rock formada da época que cursava a EFOMM. No artístico, as ilustríssimas esposas do Comandante do CIAGA e do ComCA, Elisandra Tozzatto Moreira Lourenço e Simone Lopes de Souza Neves, respectivamente, abrilhantaram a noite.

Ao todo, 11 bandas de alunos se apresentaram. Conforme inscrição, elas poderiam competir nas categorias Cantor de Chuveiro e Profissional. As bandas e cantores inscritos na primeira categoria eram julgados pelos quesitos carisma, figurino, harmonia e criatividade. Já os inscritos na segunda categoria eram avaliados conforme desempenho nos quesitos afinação, melodia, presença de palco e, também, figurino.

Categoria Cantores de Chuveiro

Banda composta por primeiranistas abre festival e mostra a que veio categoria chuveiro. (Imagem: Jornal Pelicano)
Banda composta por primeiranistas abre festival e mostra a que veio categoria chuveiro. (Imagem: Jornal Pelicano)

As primeiras apresentações da noite foram dos cantores de chuveiro. A banda dos primeiranistas, do camarote Bravo 02, Iago Machado, Diego e Michel Lemos no vocal, Goulart no violão e Gabriel Inácio no cajón, abriram os trabalhos. Eles performaram um pout-porri misturando baladas do pop a reggae e mostraram ao público a que veio a categoria. (Assista ao vídeo).

Em seguida, o grupo Roda de Samba, formado pelos alunos do primeiro ano Isac Júnior, no reco-reco, Rodrigo, no tantã, Sandro e Lucas da Silva, no vocal, Felipe Viana, no repique, e Michel Santos, no pandeiro. Eles tocaram os sucessos “Suíte 14” e “Nocaute” das duplas sertanejas Henrique e Diego; e Jorge e Mateus, respectivamente, todas em ritmo de samba e pagode. No final, ainda surpreenderam a todos com paródias das músicas “Maravilha te Amar” de Os Travessos e “Não me deixe sozinho” do MC Nego do Borel, abordando assuntos do cotidiano da EFOMM relativos à vida de “fera”. (Assista ao vídeo).

Primeiranistas formam grupo de samba e pagode e terceiranistas improvisam no rap e hip-hop. (Imagem: Jornal Pelicano)
Primeiranistas formam grupo de samba e pagode e terceiranistas improvisam no rap e hip-hop. (Imagem: Jornal Pelicano)

Fechando a categoria, o grupo composto pelos alunos do terceiro ano, do camarote X-ray 217, Bezerra e Dantas, no vocal, e Escobar, no violão, apresentou uma mistura de hip-hop com sucessos nacionais. O destaque foi para o aluno Dantas, que sacudiu a galera, demonstrando todo seu dom de improviso. Em entrevista, o aluno afirmou que já estavam acostumados a fazer esse tipo de misturas de ritmos nos alojamentos e que todos interagiam bastante: “Nós resolvemos mostrar um pouco disso aqui”. (Assista ao vídeo).

Festival de Curtas

Entre as apresentações da categoria cantores de chuveiro para as da categoria profissional, alunos dos 3 anos escolares tiveram a oportunidade de exibirem curtas produzidos especialmente para o evento. O primeiro filme, uma paródia do clipe da música “Call me Maybe” de Carly Rae Jepsen filmado por alunos da Turma CLC José dos Santos Silva no ano que entraram na EFOMM, em 2013, arrancou risos de todos. Alguns acharam curioso poder ver como eram os atuais “veteranos” da Escola enquanto “feras”, ainda mais fazendo piada no vídeo.

Alunos preparam curtas para serem exibidos na FIC 2015. (Foto: Al. Raphany / Jornal Pelicano)
Alunos preparam curtas para serem exibidos na FIC 2015. (Foto: Al. Raphany / Jornal Pelicano)

Outro curta exibido fazia graça do fato da escala de serviço para o 1º ano da EFOMM ser a mais corrida dos 3 anos escolares. O vídeo, gravado ao longo do segundo semestre com a participação de alunos do próprio 1º ano, tinha como trilha uma composição inspirada na vivência do atual 3º ano, também, enquanto feras.

Ao final do evento, antes da premiação, o Jornal Pelicano surpreendeu a todos com a exibição de uma chamada em vídeo para esta reportagem com imagens gravadas momentos antes. O filmete faz parte de uma campanha de promoção de retorno do canal no Youtube do veículo escolar dentre o próprio Corpo de Alunos. Nele, é possível conferir reportagens em vídeos sobre os principais eventos e acontecimentos do cotidiano e rotina acadêmica. Confira neste link.

Categoria Profissional

A banda Two Days, composta pelos alunos do primeiro ano Domequis Souza, Lukas Amaral e Nunes Alves, todos no violão, e Jonas Gomes, no vocal, abriu as apresentações da categoria profissional com uma performance acústica da canção “Patience” do Guns and Roses. Os jurados afirmaram que o nervosismo e o pouco tempo de ensaio, talvez, pudessem ter afetado o desenvolvimento do grupo, que, apesar dos altos e baixos, foi elogiado pelos mesmos. (Assista ao vídeo).

Terceiranistas da banda Olívia e seus Rebeldes e primeiranistas da banda Two Days se apresentam na FIC 2015. (Imagem: Jornal Pelicano)
Terceiranistas da banda Olívia e seus Rebeldes e primeiranistas da banda Two Days se apresentam na FIC 2015. (Imagem: Jornal Pelicano)

A banda Olivia e Seus Rebeldes, formada em sua maioria por alunos do terceiro ano, prosseguiu com a noite de apresentações, sendo um dos destaques. Os cantores Beatriz e Bezerra, acompanhados do segundanista Renan, na bateria, do guitarrista César e e do baixista Casagrande, exibiram “Treasure“, de Bruno Mars. Os jurados ressaltaram o bonito figurino da banda e a boa presença de palco. O aluno Bezerra destacou a importância do retorno do festival: “Sempre é bom um momento de lazer em meio à rotina de estudos.” Ele também fez questão de elogiar a organização do evento. (Assista ao vídeo).

Logo após, subiu ao palco o trio de terceiranistas composto pelo Imediato-aluno (ImAl) Rodrigo Teixeira, no vocal e violão base, Arthur Lemos, no violão solo, e Raphael Gonçalves, no cajón. Eles surpreenderam e empolgaram a todos, apresentando uma canção autoral cuja letra abordava assuntos relativos aos anseios e sonhos do futuro profissional dos alunos. A exibição levantou a plateia a ponto de todos fazerem coro com o refrão marcado pelo verso “Eu sou aluno da Marinha Mercante“.

Dupla com Imediato-aluno levanta plateia e conquista jurados com música autoral. (Imagem: Jornal Pelicano)
Dupla com Imediato-aluno levanta plateia e conquista jurados com música autoral. (Imagem: Jornal Pelicano)

O grupo foi muito elogiado pelos jurados, que ressaltaram a criatividade da letra e o perfeito encaixe com a melodia. Em entrevista, o ImAL Rodrigo Teixeira revelou que se dedicou bastante na criação da música “De fera a veterano” e disse ter sido surpreendido com a reação do público com todos cantando de pé. (Assista ao vídeo).

O próximo grupo apresentou um sucesso da banda Bastille, a música “Pompeii”. O grupo tinha como vocalista o Oficial-aluno Henriques, que demonstrou todo seu domínio da língua inglesa. Junto com ele, Bobadilla, no violão, e Elison Neves, no cajón. Os jurados criticaram a escolha da música e alegaram ter sentido a dificuldade do vocalista em acompanhar o tom, que, segundo o júri técnico, era alto demais, fazendo com que sua voz não sobressaísse o bastante. (Assista ao vídeo).

Terceiranistas agitam com banda cover de System of a Down e dedicam música para turma de aula e companheiros de camarote. (Imagem: Jornal Pelicano)
Terceiranistas agitam com banda cover de System of a Down e dedicam música para turma de aula e companheiros de camarote. (Imagem: Jornal Pelicano)

A banda Efomm Of a Down, que subiu ao palco em seguida, incitou todos os presentes a cantarem juntos. O grupo é um cover da famosa banda de rock System Of a Down, formado pelos alunos Alcoforado, no vocal; na bateria, o Comandante-aluno Erick Nanjara; nas guitarras, Als. Arthur Lemos e Escobar e, por fim, no baixo, pelo Al. Nicácio. Embora uma das guitarras tenha apresentado defeito, eles conseguiram levantar o público e chamar a atenção dos jurados com as músicas “Toxicity” e “Chop Suey“. Outro fator a destacar foi o figurino inspirado no dos integrantes da banda original, que, certamente, ajudou a plateia a entrar no clima. (Assista ao vídeo).

O grupo composto pelos alunos Beatriz Lima, Joelma e Gustavo Reis cantou logo em seguida uma canção de um musical. A música “Hallelujah” foi exibida de uma forma que comoveu a todos. Embora os jurados tenham atentado para a dificuldade de alcançar as notas mais agudas da música, o público presente gostou e elogiou a apresentação. (Assista ao vídeo).

Grupo de "feras" e "veteranos" interpreta musical de filme. (Imagem: Jornal Pelicano)
Grupo de “feras” e “veteranos” interpreta musical de filme. (Imagem: Jornal Pelicano)

A dupla MPBravo, composta pelos alunos Freitas, no vocal, e Gabriel Coelho, no violão, veio logo após e chamou atenção com duas belas canções da música popular brasileira, “Oceano” de Djavan e “O bêbado e a equilibrista“, de Elis Regina. A plateia e os jurados se surpreenderam bastante com a apresentação. Além disso, o juri relatou que a afinação foi impecável e disse que estava muito próximo de uma exibição perfeita. Os alunos saíram do palco aplaudidos, e a plateia pediu o famoso “bis”. A dupla comentou em entrevista, dizendo que gostou muito de poder mostrar um pouco do que ensaiaram e de participar do evento. (Assista ao vídeo).

A banda composta pelos alunos do terceiro ano, Hugo Maia, no vocal, Carlos Roberto, no violão, e Raphael Gonçalves, no cajón, fechou a noite de apresentações em um ritmo reggae. Eles interpretaram o sucesso “True Love” da banda SOJA e foram bastante elogiados pelos jurados e público. (Assista ao vídeo).

Do MPB dos primeiranistas ao reggae dos terceiranistas, últimas apresentações da FIC terminam com altal qualidade. (Imagem: Jornal Pelicano)
Do MPB dos primeiranistas ao reggae dos terceiranistas, últimas apresentações da FIC terminam com alta qualidade. (Imagem: Jornal Pelicano)

Premiação

Após momentos de descontração conduzidos pelos apresentadores, que assim fizeram durante todo o espetáculo (assista ao vídeo), começaram as premiações.

Na categoria Cantores de Chuveiro, consagrou-se vencedor o grupo dos alunos do X-ray 217. Em segundo lugar, ficou o grupo Roda de Samba, do primeiro ano, e, em terceiro lugar, a Banda Bravo 02.

Banda formada por terceiranistas do mesmo camarote vence a categoria de Cantores de Chuveiro. (Foto: Al. Thaís Dias / Jornal Pelicano)
Banda formada por terceiranistas do mesmo camarote vence a categoria de Cantores de Chuveiro. (Foto: Al. Thaís Dias / Jornal Pelicano)

Entretanto, as atenções de todos estavam voltadas para a premiação da modalidade profissional. O grupo Olivia e seus Rebeldes ficou na terceira colocação da noite. Em segundo lugar, ficou a dupla MPBravo e, em primeiríssimo lugar, o trio do cantor e compositor Rodrigo Teixeira, com a música “De Fera a Veterano“.

Os jurados destacaram que, em ambas as modalidades, a criatividade e a utilização de canções autorais foram fatores primordiais na escolha dos vencedores.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=bVrYkw0wh_M]

Para finalizar, o Comandante do CIAGA proferiu algumas palavras. Ele destacou a importância da imparcialidade dos jurados e da vivência que possuem na área musical. Também elogiou a organização do evento, realizada pela Diretoria Sociocultural da SAMM, que superou todos os obstáculos e fez com que o Corpo de Alunos lotasse, voluntariamente, o auditório. Para o diretor, Al. Gustavo Silva, reviver o FIC foi um desafio, pois a diretoria não tinha parâmetros para seguir. O aluno, ainda em entrevista, disse: “Ver o auditório lotado nos deixou muito felizes e nos fez orgulhosos.”

Ainda em seu discurso, motivou e elogiou os corajosos alunos que se apresentaram. E terminou parafraseando trechos da música autoral dos vencedores da categoria profissional: “Neste mar fascinante, sempre de Almirante, sigo com máquinas avante. Eu sigo avante. Eu tenho orgulho de ser Comandante da Escola de Marinha Mercante.”

Confira a galeria completa de fotos do evento:
FIC 2015 - Festival Interno da Canção


Coordenação Geral de Cobertura
Al. Alessandro

Coordenação Auxiliar de Cobertura
Al. Larissa Cazarim, Al. Felipe Dias, Al. Márcio

Edição, Revisão e Finalização
Al. Alessandro, Al. Márcio e Al. Fernanda Batista

Direção de Vídeo
Al. Cosmelli

Fotografia e Filmagem
Al. Alessandro, Al. Colares, Al. Raphany, Al. Thais Dias

Redação e Reportagem
Al. Goulart


As fotos e vídeos desse evento são de livre distribuição Creative Commons para uso não comercial sem modificações (CC BY-NC-ND 3.0 BR).
Fica expressamente vetado seu uso para fins comerciais e/ou quaisquer alterações.