O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) foi o cenário da 16ª Regata a Remo Poder Marítimo. A regata foi a última etapa do XV Circuito Poder Marítimo de remo em escaler.

A prova contou com equipes de remo escaler da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), Colégio Naval (CN), Escola Naval (EN), Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), Diretoria Geral de Material da Marinha (DGMM), Clube de Regatas Guanabara, Clube de Regatas Vasco da Gama e Esquadra.

Equipes de remo de organizações civis e militares competem na 16ª Regata a Remo Poder Marítimo no CIAGA. (Imagem: Jornal Pelicano)
Equipes de remo de organizações civis e militares competem na 16ª Regata a Remo Poder Marítimo no CIAGA. (Imagem: Jornal Pelicano)

Na manhã do dia 31 de outubro de 2015, o CIAGA recebeu os barcos com ótimas condições meteorológicas: vento fraco, céu azul e alta temperatura. A regata contou com 9 raias e foi dividida em seis categorias: Feminino, Aspirante, Sub-24, Misto, Veterano e Sênior. Na cerimônia de abertura, o Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, C Alte Gilberto Cezar Lourenço, deu início às competições proferindo palavras de carinho e conselho: “Espero que sejam competições não contra agremiações, mas competições entre agremiações, entre atletas, companheiros, entre amantes do esporte e do mar. Sejam muito bem-vindos, aproveitem o dia, divirtam-se! Boas competições, que a maré ajude a todos e que o vento seja ameno”.

Regata em casa nos deixa mais confiantes

Em entrevista para o Jornal, a Aluna Nathália Santiago, do primeiro ano da EFOMM, relatou a emoção de participar da regata que encerra o ciclo do Circuito Poder Marítimo: “Meu barco e eu nunca tínhamos remado antes de entrar para EFOMM e, mesmo sendo do primeiro ano e sem experiência, participamos de todas as regatas do circuito.” Ela também afirma ter notado o amadurecimento da equipe ao longo das competições que participaram nesse ano. “Regata em casa nos deixa bem mais confiantes”

Equipes femininas são destaques no remo. (Imagem: Jornal Pelicano)
Equipes femininas são destaques na competição. (Imagem: Jornal Pelicano)

O barco feminino do CIAW, formado por 8 integrantes da equipe de Saúde, reveza a rotina de treino com plantões no Hospital Naval Marcílio Dias. “Ultimamente, temos treinado menos por conta da rotina no hospital, mas vamos com tudo porque o que vale é a união da equipe, a competição e tentar se divertir é o mais importante”, afirmou Gabriela Nielsen, médica e aluna do CIAW.

O time do Corpo de Fuzileiro Navais, que treina próximo ao CIAGA, estava confiante em receber medalhas, embora não fosse mais possível vencer o circuito. “Na primeira prova, nós tínhamos acabado de formar a equipe e viemos nos aprimorando durante o ano. Não é fácil manter as equipes de guarnição juntando treino e tendo que tirar serviço e férias, mas nós temos um grupo muito bom, muito unido, nos divertimos o circuito inteiro e estamos cheios de garra para vencer hoje.”

Vibração e união são partes da equipe. (Imagem: Jornal Pelicano)
Vibração e união são características inseparáveis das equipe de remo. (Imagem: Jornal Pelicano)

A equipe do Clube de Regata Guanabara, que treina na categoria Remo Olímpico, entrou na competição do Circuito em Remo Escaler nas Misto e Feminino, categorias distintas das que originalmente competem. A atleta Ana Paula, do barco Misto, falou a respeito da nova experiência: ”Nosso barco é emprestado e nós não treinamos escaler, mas está sendo inovador competir nessa categoria!”

Os atletas do CIAA competem nas categorias Aspirantes, Sub-24, Feminino e Sênior. O voga do barco aspirante, Fábio, nos contou que eles treinam 2 horas diárias, de segunda à sexta, e se dedicam inteiramente à prática do esporte; não tiram serviço. “A equipe é nova (montamos para esse campeonato) e demorou a se entrosar, por isso, nos atrapalhamos em algumas regatas”, justificam o desempenho nas corridas anteriores do Circuito ressalvando que, apesar de tudo, ‘iriam buscar o ouro nesta regata CIAGA’.

GVREFOMM recebe corridas a remo. (Foto: Al. Thamires, Lucas de Jesus / Jornal Pelicano)
GVREFOMM recebe corridas a remo. (Foto: Al. Thamires, Lucas de Jesus / Jornal Pelicano)

A competição se iniciou assim que todos os barcos alinharam-se com a marca de partida. Dada a largada, cada equipe impôs suas técnicas e habilidades. Venceram os barcos que obtiveram melhor desenvolvimento durante a regata, cruzando em primeiro lugar a boia que marcava o fim do percurso.

Segue abaixo o quadro de classificação:

16ª Regata Poder Marítimo CIAGA 1º Lugar 2º Lugar 3º Lugar
Feminino Esquadra Esquadra CIAGA
Sub-24 CIAA CIAGA Esquadra
Misto Vasco Esquadra Guanabara
Aspirante CFN Esquadra CN
Veterano Esquadra CFN CIAA
Sênior Esquadra Esquadra CIAA

Cerimônia de Encerramento

Meus cumprimentos pelo espírito de companheirismo que se vê no remo escaler

Com todas as equipes formadas na garagem de barcos do Grêmio de Vela e Remo da EFOMM (GVREFOM), o Comandante do CIAGA deu início à cerimônia de encerramento, agradecendo a presença do Exmo. Sr. Diretor de Portos e Costas (DPC), V Alte Wilson Pereira de Lima Filho, atletas militares e de agremiações, equipe de arbitragem, alunos, oficiais e familiares: “Espero que tenham aproveitado os momentos de descontração, aproveitado o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha e vibrado com seus parentes, amigos e atletas. Todos atletas que disputaram competições entre, e não contra, competições sadias no mar. Meus cumprimentos pela vibração, pelo espírito de companheirismo que se vê no remo escaler, pela participação em todas as etapas. Espero que todos saiam com a cabeça erguida porque competiram com brilhantismo, levando um bom termo à nossa Amazônia Azul, à nossa Marinha do Brasil e o nosso mar. Parabéns a todos os atletas, vencedores ou competidores, muito obrigado!”.

Diretor de Portos e Costas discursa na cerimônia de encerramento do evento. (Foto: Al. Sebastian / Jornal Pelicano)
Diretor de Portos e Costas discursa na cerimônia de encerramento do evento. (Foto: Al. Sebastian / Jornal Pelicano)

Em discurso, o DPC encerrou a cerimônia demonstrando satisfação em participar do evento e cumprimentou o Comandante do CIAGA e toda sua tripulação, que se dedicou para que o evento fosse desenvolvido da melhor forma possível. “Gostaria de demonstrar satisfação em ver o prestígio que os Almirantes e Comandantes me prestaram neste evento e pelo prestígio especial do nosso CIAGA. Me contagiei com o entusiasmo de todos; foi, pra mim, uma manhã de muita alegria poder verificar que os jovens têm o mesmo entusiasmo que eu tenho pela Marinha e por este tipo de esporte que é totalmente ligado ao mar. Da mesma forma, eu cumprimento aqueles que não são militares, mas que integraram essa competição. Uma manhã em que pudemos nos divertir, estar com nossas famílias (às quais eu agradeço também pela presença) e tivemos momentos de excitação e entusiasmo, que é o que nós precisamos nos dias de hoje. Estou bastante satisfeito com o que vi, virei outras vezes. Parabéns a todos porque, na realidade, o grande vencedor hoje foi a Marinha do Brasil, que permitiu que nós, juntos, continuássemos cultivando esse amor ao nosso país, esse amor à nossa Instituição e nossa Nação. Viva a Marinha!”

Confira todas as fotos do evento na galeria abaixo:
16ª Regata a Remo Poder Marítimo


Coordenação Geral, Edição, Revisão e Finalização
Al. Alessandro

Coordenação/Edição Auxiliar e Colaboração
Al. Larissa Cazarim, Al. Lucas de Jesus, Al. Quintino
Al. Márcio e Al. Ismael Lopes

Fotografia e Filmagem
Al. Thamires, Al. Márcio, Al. Isabella Moura, Al. Nascimento, Al. Sebastian

Reportagem
Al. Tainah Santana e Al. Isabella Moura