No dia 05 de Outubro de 2019, um sábado ensolarado, marcado pelo clima favorável e bons ventos, foi realizada a 47ª Regata à Vela CIAGA. O Clube Naval Charitas (CNC), em Niterói – RJ, foi o palco para mais um espetáculo dos veleiros da EFOMM, clubes de Vela e outras escolas que participaram da competição. A regata foi organizada pelo Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) através do Grêmio de Vela e Remo da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (GVREFOMM).

PREPARAÇÃO

Velejadores durante a Regata à Vela CIAGA 2019 (Foto: Al. Matheus Martins e Al. Aires)

Semanas antes do dia da Regata, foi dado início à preparação de todos os requisitos necessários para a realização de um evento deste tamanho. A organização contou com a ajuda dos alunos do Grêmio de Vela, além de alunos voluntários, que se comprometeram a participar, em tarefas relacionadas à logística, arrumação, recepção de convidados e cobertura do evento. Cada participante dessa comissão foi de grande importância, visto que todos os episódios desse dia ocorreram de maneira impecável.

O EVENTO

Alunos da EFOMM realizando o Cerimonial à Bandeira (Foto: Al. Matheus Martins e Al. Aires)

O início da competição foi marcado pelo tradicional Cerimonial à Bandeira, realizado na presença do Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, Comandante de Operações Navais (CON); Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos, Diretor Geral de Navegação (DGN) e Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, Diretor de Portos e Costas (DPC), além do Contra Almirante Amintas da Silva Viamonte, Comandante do CIAGA. Após o hasteamento do pavilhão nacional, foi dada a autorização de largada às diversas categorias que compunham a competição, uma a uma construindo mais uma disputa emocionante.

Por volta das 16h da tarde, foi encerrado o  e assim os velejadores retornaram à terra. Com seus rostos bronzeados pelo sol, mãos calejadas pelos cabos, a camisa suada e o sentimento de dever cumprido, cada um deles poderia agora descansar, tendo mais uma grande experiência acumulada. Para agraciar cada participante desse dia notório, foi realizada, no salão de festas do CNC, uma bela recepção com deliciosos comes e bebes. Neste momento também foram realizadas as premiações aos vencedores das 25 classes da Regata. Dentre eles, os destaques da EFOMM foram os barcos Orion CONAPRA (recém reformado), classe RGS A; Polaris, classe Ranger 22; Alegrete, classe Velamar 22; Sol e Regulus, classe Escaler, e os alunos Ícaro e Haag, na classe Laser, conquistando o pódio em suas categorias.

GRÊMIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA (GEE)

Catamarã “Vinicius Costa” (Foto: Al. Matheus Martins e Al. Aires)

Outro destaque na Regata à Vela CIAGA foi o Grêmio de Eficiência Energética (GEE) – EFOMM, que marcou presença com sua equipe Merchant Solar Power (MSP). O grêmio, criado em julho de 2017, tem como objetivo a conscientização sobre o consumo responsável de energia, visando otimizar seu uso. Firmando uma parceria com o Pólo Náutico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi dado vida à maior iniciativa da equipe, o catamarã “Vinicius Costa”, embarcação movida a energia solar, que esteve em exposição durante o evento. A execução do projeto de construção do barco foi viabilizada pelo patrocínio e apoio do Conselho Nacional de Praticagem – CONAPRA, também grande patrocinador da 47ª Regata à Vela CIAGA.

Confira as fotos do evento em nossa página no Facebook.

 

COMPARTILHAR
Aluna do 3º ano de Náutica da EFOMM, Vice-Presidente do Jornal Pelicano.