No dia 9 de julho de 2019, às 03:00 horas da manhã, 8 alunos do Grêmio de Vela da EFOMM partiram a bordo dos veleiros Aquarius e Pioneiro para a 46ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, a competição mais importante do ano para os velejadores. Foram 140 milhas navegadas em 23 horas, mas a jornada dos atletas teve um início bem antes do que se imaginava.

Alunos da EFOMM durante a regata (Foto: Aline Bassi)

“Quando eu assumi o Aquarius, no início do ano passado, só tinham dois tripulantes com alguma experiência na vela, então começamos com uma tripulação composta pela maior parte de alunos do primeiro ano a fim de ensiná-los a velejar”, afirma o vice-comodoro de vela, Kohler, também patrão da embarcação Aquarius. Na edição de 2018 do evento, a tripulação ficou colocada em 3º lugar na categoria RGS-C e 5º lugar na RGS geral. “A partir desse momento, definimos qual seria nosso objetivo para 2019: ficar entre os 3  primeiros da RGS geral e ganhar na RGS C”. Com essa meta estabelecida, os velejadores mantiveram uma rotina intensa de treinos e participações em competições, isso inclui a mais de 20 regatas corridas no período de um ano e meio.

Mas não é só com dias de mar que se forja uma tripulação campeã! Os alunos do grêmio são responsáveis também pela manutenção e conservação dos barcos em que navegam. “A preparação para a travessia em 2018 foi muito intensa, nós desmontamos o barco inteiro e remontamos, e nesse processo descobrimos que a antepara central e outras duas estavam comprometidas, tivemos que fazer a obra de substituição total dela e enxerto das outras”, afirma Kohler, comentando sobre o veleiro Aquarius. “Em 2019 já começamos preparando o barco para Ilhabela, a primeira obra foi abrir e reparar uma grande secção do convés para trocar toda a balsa daquela região, que estava completamente comprometida por conta dos mesmos cupins que comeram as anteparas. Começamos o estudo a fundo da regra da classe RGS para verificarmos como poderíamos melhorar nossa medição, trocamos nossa genoa e fizemos algumas outras alterações para ganharmos bonificações”

Tripulação do Aquarius (Foto: Fred Hoffmann)

Com os barcos prontos e as tripulações preparadas, partiram juntos para o evento, que é um dos mais tradicionais do país e reúne mais de 900 atletas de toda a América do Sul. E esta 46ª edição foi marcada por extremos: ventos fracos no início da semana, e muito fortes em seu fim.

A tripulação do Aquarius não obteve o resultado desejado inicialmente, chegando em 7º lugar nas duas primeiras regatas do evento. Sem se deixar abalar, mantiveram o foco e partiram para a 3ª regata com condições de vento bem mais fortes que nas anteriores, obtendo a segunda colocação na RGS geral e primeira na RGS-C. “Foi nessa condição que vimos que iríamos dar trabalho no vento forte. Estávamos voltando para o jogo”. A 4ª e a 5ª regata foram realizadas em condições de vento forte semelhantes à anterior, e a tripulação obteve o 1º lugar em ambas, configurando a possibilidade de vencer o campeonato. “Sábado era a última regata, e fomos para ela liderando na RGS-C e em 2na RGS geral, empatados com o 3º lugar e a 1 ponto do primeiro lugar, a diferença de pontos era pequena, então tudo podia acontecer nessa última regata”, afirma o aluno Kohler.

Os velejadores partiram para o último dia de competições confiantes na previsão de vento moderado para conseguirem um bom rendimento novamente, entretanto, foram surpreendidos por um dia com ventos muito fracos e rondados. O Aquarius terminou esta regata na 10ª colocação, a pior do campeonato.

Ao final da semana, o veleiro Pioneiro, com tripulação composta majoritariamente por alunos iniciantes na vela, comandados pelo Capitão de Flotilha da equipe de Vela, o aluno do 2º Ano Degrave, conquistou a 6ª colocação na categoria RGS C e a 12ª na RGS geral. O resultado obtido satisfez o objetivo da campanha, que era o de adquirir horas de navegação e experiência em regatas de grande porte.

Barcos durante a regata em Ilhabela (Foto: Aline Bassi)

Já a tripulação do Aquarius, apesar dos últimos momentos estressantes, com o somatório total dos pontos se consagrou campeã na categoria RGS C e consolidou a 3ª colocação na RGS geral, alcançando a meta estabelecida um ano atrás. “Ficamos muito felizes e começamos a comemorar, o que veio na minha cabeça foi que era meu último ano na Semana de Vela pela EFOMM. Estávamos querendo muito alcançar esse resultado e alcançamos”, relata a comodoro do Grêmio de Vela e Remo (GVR) e tripulante do Aquarius, Ingrid Berbert.

Tripulação Aquarius:

Vice-Comodoro de Vela Aluno Kohler
Comodora do Grêmio de Vela e Remo Aluna Ingrid Berbert
Aluno do 3º ano de Náutica Basílio
Aluno do 2º ano de Náutica Villend
Aluno do 2º ano de Máquinas Yuri

Tripulação Pioneiro:

Capitão de Flotilha Aluno Degrave
Aluna do 2º ano de Náutica Bruna Freire
Aluno do 1º Ano Vinicius Vieira
Aluno do 1º Ano Rogowski
Aluno do 1º Ano Anderson

Reservas:

Aluno do 2º ano de Máquinas Arthur Ferreira
Aluno do 2º ano de Náutica Bruno