Alunos numa embarcação a remo utilizada durante a limpeza da Baía

Os Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) participaram de ações de preservação do meio ambiente neste sábado, 19 de setembro. A iniciativa faz parte da Campanha Mar Limpo é Vida promovida pela Marinha do Brasil, em que militares e servidores civis de todo o Território Nacional realizaram limpeza de diversos rios, lagos e praias em celebração ao Dia Mundial da Limpeza.
No CIAGA, o World Clean Up Day 2020 foi comemorado com a limpeza da Baía de Guanabara nas imediações do Grêmio de Vela e Remo da EFOMM. Na ocasião, alunos dos 3 anos escolares foram distribuídos em 6 embarcações, incluindo à vela e remo, para uma disputa saudável que envolvia a premiação para a turma que coletasse a maior quantidade de lixo e para a que recolhesse o lixo mais exótico.
O evento contou com a presença do Comandante do CIAGA, o Contra-Almirante André Moraes Ferreira, do Comandante do Corpo de Alunos, Capitão de Fragata Anderson

Lixos encontrados na Baía de Guanabara próximo à escola, como colchão e carrinho de brinquedo

Mourão, oficiais da EFOMM e professores da instituição. Abrilhantaram o evento os alunos membros do Grêmio de Música, que cuidaram do entretenimento durante a limpeza da Baía. Foram premiadas as turmas do 2º Ano com a retirada da maior quantidade de lixo e do 1º Ano por encontrar os lixos mais exóticos. Durante a cerimônia, o Comandante do CIAGA falou sobre a importância de ações como essa em prol de um mundo melhor. Além disso, ressaltou que o Dia Mundial da Limpeza de 2020 marcava a ativação do Grêmio de Meio Ambiente (GMAM), unindo o comando, os professores da EFOMM e os alunos visando dar visibilidade para a importância do meio ambiente para os futuros homens e mulheres do mar.

A Presidente do novo grêmio, aluna do 3º ano de náutica Emily Medeiros, agradeceu o apoio de todos para as ações do grupo, desejando que a agremiação cresça cada vez mais com o passar do tempo.
Após a premiação, todos presentes desfrutaram de um delicioso coquetel. O evento contou com um número reduzido de participantes, além da obrigatoriedade do uso de máscaras, a fim de atender medidas de proteção contra a pandemia da Covid-19. Para o recolhimento de lixo, foram distribuídos equipamentos de proteção individual (EPI) para a tripulação das embarcações que realizaram a limpeza. O evento foi um sucesso, promovendo a consciência ambiental dentro e fora da EFOMM garantido um mundo mais limpo para todos.

Confira as fotos do evento na nossa página no Facebook.