Na noite de quinta-feira, 30/06, alunos do terceiro e segundo ano da EFOMM participaram do Curso de Identificação do Céu, ministrado na Escola Naval pelo Sr. CF (RM1) Rocha Lima. O curso, que se estendeu por cerca de duas horas, foi realizado utilizando o campo de esportes e o planetário da EN.
Chegando após o escurecer na Escola, os alunos jantaram e, em seguida, dirigiram-se ao campo de esportes, onde o Capitão de Fragata já os aguardava para iniciar a aula. O mestre utilizou-se de um apontador laser para ensinar a identificar algumas das principais estrelas e constelações que brilhavam no céu, ligeiramente ofuscadas pela lua que se aproximava de atingir a sua fase cheia. Curiosamente, no dia seguinte deu-se o fenômeno conhecido como “lua azul”, nome dado à segunda lua cheia do mês, o que só ocorre a cada dois anos (exceto quando o processo se dá em janeiro, fazendo com que fevereiro não tenha lua cheia e março tenha duas luas cheias também).

Planetário da Escola Naval (Fonte: site da Escola Naval)
Planetário da Escola Naval (Fonte: site da Escola Naval)

Posteriormente, os discentes foram levados para dentro do planetário, onde puderam observar o movimento dos astros através do ano, aprender os motivos de sua marcha pelo céu, seus nomes e a origem para tais, além de outras informações e curiosidades. A aula, sempre descontraída e prazerosa, porém sem deixar de ser instrutiva e edificante, foi magistralmente ministrada pelo CF Rocha Lima, construindo conhecimento e retirando dúvidas.
O planetário da Escola Naval é o segundo mais antigo do Brasil, tendo sido modificado desde a sua inauguração para incorporar tecnologias atuais, como o sistema Digitarium Alpha 2 (DA2), acoplado a um projetor multimídia.
O grupo de 15 alunos sentiu-se profundamente agradecido à Sociedade Acadêmica Phoenix Naval (SAPN) e à Escola Naval pela incrível oportunidade e retornou ao CIAGA com a certeza de que interações desse tipo entre a “Marinha de Guerra” e a “Marinha Mercante” trazem um relevante desenvolvimento a ambas, e esperançosos de que outras oportunidades de diálogo desse tipo entre as duas continuem a ocorrer.

COMPARTILHAR
Aluno do terceiro ano de Náutica, atualmente é o Vice-Presidente do Jornal Pelicano.