Dentre as diversas atividades do Dia do ComCA, foi disponibilizado aos alunos a oportunidade de conhecerem a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN). 40 alunos do 2º ano de náutica da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) conheceram o famoso centro que divulga vários produtos utilizados tanto por navegantes, quanto pelos próprios alunos durante o curso. Cartas Náuticas, Avisos aos Navegantes, Tábuas de Marés, dentre outros, de uma qualidade indiscutível mundo afora.

A saída do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), por si só, já foi única e especial. Ao invés de os alunos saírem de ônibus pelo portaló do Centro, uma lancha Procyon os transportou do atracadouro do Grêmio de Vela e Remo da EFOMM (GVREFOMM) ao cais da DHN. A travessia pela Baía de Guanabara rendeu várias fotos dos deslumbrados passageiros, enquanto a pequena embarcação navegava entre enormes gaseiros, graneleiros, navios sonda e de apoio Offshore, no meio de uma leve garoa e uma brisa agradável (assista ao vídeo acima).

Diretor da DHN dá as boas vindas aos alunos da EFOMM. (Foto: Al. Francesquetto)
Diretor da DHN dá as boas vindas aos alunos da EFOMM. (Foto: Al. Francesquetto)

Recebidos pela GM (RM2-T) Adriana Portela, o grupamento se deslocou pelas edificações do período colonial sob o comando do mais antigo do 2º ano, Al. Berço Cruz, e acompanhados pela 1ª Ten (T) Camila Morgado.

Após o café da manhã, os alunos foram apresentados ao Exmo. Sr. Diretor da DHN, V Alte Antonio Reginaldo Pontes Lima Junior, que deu as boas vindas aos visitantes e os explicou como se procederia a visitação.

A DHN reúne diversas organizações subordinadas. Os alunos primeiramente visitaram 3 navios hidroceanográficos, que ficam sob a responsabilidade do Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo). Esses navios são responsáveis pela manutenção de boias, faróis e outros equipamentos espalhados pela METAREA V, região sobre a qual o Brasil tem a incumbência de produzir e divulgar informações climatológicas (de acordo com a Organização Mundial de Meteorologia, OMM).

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer, também, os navios Almirante Graça-Aranha, Cruzeiro do Sul e Amorim do Valle.

Alunos da EFOMM visitando navio os navios hidroceanográficos da DHN. (Imagem: Jornal Pelicano)
Alunos da EFOMM visitando os navios hidroceanográficos da DHN. (Imagem: Jornal Pelicano)
Irmãos Dos Anjos em visitação ao navio hidroceanográfico Alte. Graça Aranha. (Foto: Al. Dos Anjos/ Acervo Pessoal)
Irmãos Dos Anjos em visitação ao navio hidroceanográfico Alte. Graça-Aranha. (Foto: Al. Dos Anjos / Acervo Pessoal)

No navio Alte. Graça-Aranha, que coincidentemente leva o nome do CIAGA, o guia pela embarcação foi o 1º Ten. Dos Anjos, também por coincidência irmão do Al. Dos Anjos, que visitava a Diretoria. O oficial formado pela Escola Naval (EN) falou sobre algumas reformas e aprimoramentos que o navio sofreu, como o convoo, na popa da embarcação – que serve como uma área de pouso para helicópteros – e os novos guinchos oceanográficos, muito utilizados nas atividades de pesquisa da embarcação.

No Cruzeiro do Sul, guiados pelo 1º Ten Martinelli, os alunos descobriram que o navio era um pesqueiro de alto mar readaptado em 2008 para servir como um navio surveyor. Todos os equipamentos no passadiço, ECDIS, DP, radar, entre outros, foram apresentados aos alunos, tanto pelo guia, quanto pela 1ª Ten. Camila Morgado, que se formou na EFOMM no ano de 2009. Conhecer o passadiço das embarcações provou ser uma experiência gratificante para os alunos de náutica, após horas de teoria em sala de aula.

1º Ten Diego Pedroso ministra curta palestra à alunos da EFOMM. (Foto: Al. Francesquetto/ Jornal Pelicano)
1º Ten Diego Pedroso ministra breve palestra a alunos da EFOMM. (Foto: Al. Francesquetto / Jornal Pelicano)

Após deixarem o cais onde os navios estavam atracados, os alunos se dirigiram ao auditório para ouvirem uma palestra ministrada pelo 1º Ten. Diego Pedroso que deu uma visão geral dos trabalhos realizados no Centro de Hidrografia e Navegação (CHN), outro órgão subordinado à DHN. Falou dos produtos que são divulgados para os navegantes: cartas náuticas; boletins meteorológicos; avisos de mau tempo; previsões meteorológicas espaciais; boletins de informações ambientais e climatológicos. Citou o auxílio com as equipes olímpicas brasileiras de esportes náuticos desde 2004, nas Olimpíadas de Atenas, e enfatizou o grande projeto para a Rio 2016.

Ao final da palestra, a Al. Daniela Carvalho da Diretoria Extraclasse da Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM), uma das responsáveis pela organização do evento, agradeceu em nome da Escola a oportunidade e o acolhimento. Após o almoço os alunos retornaram ao CIAGA para aproveitar o resto do Dia do ComCA e se prepararem para o retorno do Festiva Interno da Canção que ocorreria no Auditório Newton Braga na mesma noite.

CO045-20151022JP
(Foto: Al. Fracesquetto/ Jornal Pelicano)

Fotos: Al. Francesquetto

Confira a galeria de fotos da visitação

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica, foi coordenador geral do Jornal Pelicano no ano de 2016.