Abertura

No final da tarde de sexta (04/05), os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) se juntaram aos alunos do Colégio Naval (CN), no campo de esportes da instituição de Angra dos Reis, para darem início a cerimônia de abertura da XLI MercNav. Feita as honras de recepção das autoridades presentes, seguida pelo canto do Hino Nacional, os alunos realizaram o juramento do atleta, para que tomassem as competições como competidores leais. Logo após isto, os atletas que mais se destacam em ambas instituições, acenderam a pira olímpica. A cerimônia foi dada por encerrada após o desfile em continência ao CMG Emerson Augusto SERAFIM, comandante do Colégio Naval.

Guarda durante o cerimonial de acendimento da pira. (Foto: Al. Thaís Rosales/ Jornal Pelicano)

XLI MercNav

Durante dois dias, atletas de ambas instituições tiveram a honrar de representar seus respectivos pavilhões, nesta que a uma das mais tradicionais competições esportivas entre escolas militares. Como não poderia deixar de ser, o Jornal Pelicano esteve presente, e cobriu com a maior precisão possível cada esporte disputado. Saiba mais sobre cada modalidade, clicando abaixo em cada link.

Atletismo
Xadrez
Vôlei
Futebol
Orientação

Encerramento

Contra-Almirante Vanley, comandante do CIAGA, em discurso no encerramento da XLI MercNav. (Foto: Al. Maria Santiago / Jornal Pelicano)

A cerimônia de encerramento teve início com a premiação da equipe de basquete da EFOMM, na qual receberam a medalha de ouro, no campo de esportes. Assim como na abertura, tiveram as honras de recepção ao Ex. Sr. Contra-Almirante Vanley, Comandante do CIAGA, que prestigiou os atletas durante as competições de sábado. Logo após, os alunos cantaram o Hino Nacional e a Canção Cisne Branco, com seis atletas, de ambas instituições, indo apagar a pira olímpica em seguida. Encerrada a cerimônia com um excelente discurso do Contra-Almirante, os alunos e atletas da EFOMM estavam prontos para se despedirem do local com orgulho de si, pois se dedicaram às suas modalidades até o final cumprindo o que foi dito no juramento feito na abertura dos jogos.

Confira as fotos da XLI MercNav abaixo:
MercNav 2018