Disputada na manhã de sábado, na sede da Sociedade Acadêmica Greenhalgh (SAG), no Colégio Naval, a modalidade de xadrez reservou emoções em todos os momentos da competição, para atletas e torcedores.

As partidas tiveram início com bastante nervosismo de ambos os lados, todos os jogadores se mostraram motivados a ganhar suas partidas e ajudar suas equipes a alcançar a vitória. Ambas as equipes apresentavam suas joiais para serem usadas no campeonato: a EFOMM com os jogadores Ghazali e Aguiar e o CN com o seu jogador federado do primeiro ano, Martins Ferreira.

Alunos da EFOMM Ghazali e Thales Lucas, s enfrentando durante a competição. (Foto: Al. Maria Santhiago/ Jornal Pelicano)

Com olhar fixo no tabuleiro, os jogadores começaram trocar as primeiras peças e a entender o que deveria ser feito e quais estratégias deveriam ser tomadas. A primeira rodada terminou empatada para as equipes, com duas vitórias de cada lado. Os jogadores mais experiente da EFOMM, Chagas e Thales Lucas ganharam suas partidas enquanto que Ghazali e Aguiar sentiram um pouco da pressão em sua primeira competição pela EFOMM.

Segunda Rodada

A segunda rodada era uma caixa de surpresas, uma vez que as equipes estavam bem equilibradas, o que fez com que qualquer erro fosse fatal. A rodada tem início, e como o esperado, o jogador Martins Ferreira ganha sua segunda partida em cima do aluno Aguiar da EFOMM; já Ghazali efrentou o melhor jogador da equipe do CN o aluno veterano Matuscello, com a partida terminando com derrota para a EFOMM; Chagas com a sua vontade de vencer acabou cometendo um erro, o que compreteu seu jogo contra o Aluno Thales do CN, o qual se mostrou um grande competidor; Aguiar acabou perdendo para o aluno federado do CN, enquanto que o Aluno Thales Lucas foi o único da equipe a vencer na segunda rodada o que deixou a EFOMM com saldo negativo na competição de 5×3.

Alunos do Colégio Naval se enfrentando no Torneio de Xadrez. (Foto: Al. Maria Santhiago/ Jornal Pelicano)

Terceira Rodada

A terceira rodada era de suma importância para a virada da EFOMM. Chagas enfrentou Matuscello em disputada e decisiva partida; os dois competidores já haviam se enfrentado no ano anterior com o aluno do CN saindo vitorioso, o que acarretou naquele ar de revanche no jogo. Ao longo da partida ambos os jogadores se mostraram bem tensos, porém com o Aluno do CN mostrando um domínio melhor do centro do tabuleiro, o que forçou Chagas a se expor mais e buscar aberturas, que comprometeu essa partida levando Matuscello à vitória em partida emocionante. Os outros jogos da terceira rodada terminaram com vitória do Aluno Ghazali, vitória do Aluno Aguiar e derrota do aluno Thales Lucas com saldo de 7×5 para a equipe do CN.

Quarta Rodada

Para que a Equipe da EFOMM saísse campeã era necessário ganhar todas as partidas da quarta rodada o que trouxe um ar tenso para a última rodada de quipes. A primeira partida a terminar foi a do Aluno Ghazali que saiu vitorioso após partida avassaladora e desistência do aluno do Rocha do CN. O cenário parecia favorável e os jogadores estavam confiantes, porém o jogador Aguiar mesmo com todo esforço acabou perdendo para o aluno Thales do CN, o que foi um banho de água fria para os competidores e para a torcida da EFOMM. Durante as partidas que se seguiram Chagas ganhou do aluno federado e Thales perdeu para o aluno Matuscello o qual terminou a competição invicto e em primeiro; o aluno Martins Ferreira terminou em segundo com três vitórias e em terceiro o aluno Thales Lucas após vencer o Aluno Chagas em uma disputa blitz de 5 minutos para cada jogador.