Terça-Feira

A palestra inicial do CLC Álvaro, Presidente do CCMM, teve como tema a evolução dos navios cantineiros e suas histórias. Ilustrados na mostra a qual essa semana de palestras homenageava, CLC Álvaro, com seu enorme conhecimento de marinha mercante, demonstrava aos presentes as dificuldades de um passado duro em navios antigos que, pouco a pouco, foram sendo substituídos por navios mais modernos e com uma participação histórica no desenvolvimento da marinha mercante do Brasil. Ao final de suas palavras, foi aberto espaço para perguntas quando, então, outros comandantes puderam opinar e expor também suas trajetórias na vida no mar.

Em um dos debates gerados, CLC Severino, discursou sobre o fim que levou a navegação de longo curso no Brasil. De acordo com ele, os investimentos em navios maiores não foram suficientes para competir com empresas estrangeiras, que acabaram vencendo a concorrência por fretes mais vantajosos. Ainda na opinião do presidente do sindicato, os marítimos brasileiros conseguiam vagas nessas empresas estrangeiras devido ao seu preparo ímpar e ao seu grande valor de mercado como profissionais, bem como à Resolução Normativa (RN) 72, que assegura a participação de mão-de-obra nacional em operações em águas brasileiras.

OSM Areias (Foto: Al. Daniela Carvalho / Jornal Pelicano)
OSM Areias (Foto: Al. Daniela Carvalho / Jornal Pelicano)

Após um intervalo curto, em que mais conversas e debates interessantes surgiam, os presentes foram convidados para mais uma palestra acerca do Sindicato de Marinha Mercante, ministrada pelo também marítimo Oficial Superior de Máquinas (OSM) Edson Martins Areias. Em sua palestra sobre o sindicato, ele fez questão de mostrar a importância da união a fim de atender de forma mais significativa aos anseios da classe trabalhadora e seus direitos assegurados por lei.

Voltando-se para os alunos da EFOMM, foi categórico em afirmar que somente com união nossa comunidade se faria ouvida e firmaria acordos entre empresas e funcionários, de forma que nossas reivindicações adequassem-se com as necessidades e possibilidades de cada empresa. Os alunos retornaram ao CIAGA com novas ideias e reflexões acerca do conteúdo ministrado em mais um dia de palestras promovidas pelo SINDMAR.