Quarta-Feira

No dia 2 de setembro, os alunos da EFOMM visitaram outra vez a sede do SINDMAR para mais duas palestras ministradas por oficiais da marinha mercante com uma vasta experiência e, além disso, visitaram simuladores capacitados para a formação de Oficiais de Posicionamento Dinâmico (DPO). Estavam presentes nas palestras, o Exmo. Sr. Diretor do Pessoal Militar da Marinha V. Alte. Domingos Sávio Almeida Nogueira e o CLC Álvaro.

Ao chegar à instituição, o Oficial de Náutica Jeferson fez a recepção e mostrou os estabelecimentos da sede do SINDMAR. Primeiro, ele mostrou os certificados emitidos pela sociedade classificadora Det Norske Veritas (DNV), pelo Nautical Institute e pela International Marine Contractors Association (IMCA), tais documentos viabilizam oficialmente a formação de profissionais especializados em Dynamic Positioning (DP). Depois houve uma mostra de diversas salas.

A primeira foi a sala de desenvolvimento e modelagem, onde é feita a parte visual dos simuladores, além da definição dos modelos matemáticos que irão reger o software. Nessa sala também estipula-se as provas de mar, estabilidade, dentre outras respostas que o navio poderá apresentar.

A segunda sala foi a de simulação, que tem a capacidade de gerar até três estações de Sistema de Tráfego Marítimo (VTS) ao mesmo tempo. Este equipamento conta, também, com sistema radar, carta eletrônica, e extensões do Sistema Mundial de Socorro e Segurança Marítima (GMDSS). Há a possibilidade de treino em um sistema de terminal também, com a adição de sistemas de tanques, válvulas e outras redes. Tais cursos podem ser cursados ao mesmo tempo ou separadamente.

A terceira sala foi de praça de máquinas, que tem suporte para integração passadiço-praça de máquinas.

Finalmente, o simulador propriamente dito, que estava sendo utilizado por um grupo de oficiais. Há à disposição dois simuladores de passadiço, sendo que um apresenta sistema de DP.

Alunos durante a palestra (Foto: Al. Daniela Carvalho / Jornal Pelicano)
Alunos durante a palestra (Foto: Al. Daniela Carvalho / Jornal Pelicano)

A palestra exibida pelo CLC Jones Alexandre Barros Soares foi iniciada após a visitação. O palestrante formou-se no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), iniciou sua carreia na empresa TRANSPETRO, em 2004, possui atualmente 4000 dias embarcado e é o gerente executivo de transporte marítimo.

O Comandante iniciou com um estímulo à valorização da história da marinha mercante pelos próprios aquaviários, dando em seguida prosseguimento ao tema princiapal, que foi a evolução dos navios DP. Após uma conceituação de DP, foi feita uma relação entre o Offshore e o DP, ressaltando sua importância para a exploração do pré-sal.

Ataulfo Neves”, um dos primeiros navios com DPO brasileiros, foi comentado algumas vezes na palestra, e seu ex-comandante e seu ex-Chefe de Máquinas estavam presentes. Ao final, foi exibido um vídeo de uma manobra de alto risco: A chamada Operação Tandem, na qual o navio aliviador fica a 100 metros da plataforma, sem rebocadores.

A primeira palestra do dia, ministrada pelo CLC Ronaldo Cevidanes Machado a respeito do VLOOC José Bonifácio, não pôde ser acompanhada pelos alunos, por estarem realizando provas no CIAGA no horário.