Se você um dia perguntar a qualquer aluno da turma XXII sobre o dia 27/05/2022, tenho certeza de que a resposta ou será muito curta ou muito longa, não haverá meio termo. Não se preocupe, ao longo do texto você vai entender.

A sexta-feira, talvez, mais especial na vida de 140 pessoas. Quando paramos para pensar quanto tempo esperamos por isso, primeiro tentamos contar os meses, mas rapidamente paramos para sentir e pensamos: “parece que foi desde sempre”. Jurar à Bandeira não é somente uma cerimônia na vida de nós, feras(alunos do 1° ano da EFOMM), mas também a confirmação de que nos comprometeremos a integrar com honra a instituição brasileira, EFOMM, a qual pertencemos, em nome da Marinha do Brasil. É, finalmente, termos o sentimento de pertencimento à Força que protege nossas águas. Por isso, pode ser que a resposta de um fera seja longa a você.

Agora, uma memória tão boa como essa, será que é tão fácil assim de ser expressada? Um brilho no olhar e um sorriso no rosto muitas vezes traduzirá um pouco do que foi a manhã do dia 27, mas não completamente, uma vez que essa sensação única passa a ser indescritível por cada um de nós. Por isso, pode ser que a resposta de um fera seja curta a você.

Grande ou pequena a narração da história desse dia, tenha a certeza de que os sentimentos compartilhados podem ser resumidos em superação, felicidade e alívio. Conseguimos.

O prestigiar das presenças ilustres do Diretor Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho e do Comandante do CIAGA, Contra-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva engrandeceram ainda mais esse momento tão importante para nós, alunos.

Um agradecimento especial a todos os familiares e amigos presentes, vocês, com certeza, contribuíram para nossa chegada até aqui. O apoio, a motivação e a confiabilidade em nós foram imprescindíveis para a realização desse momento.

Com a mente e coração abertos, esperamos e faremos acontecer muitos dias gloriosos nesta Escola, porque “ser teu aluno é nobre e relevante, é ter alma, é vibrar de emoção…”.