Ao toque da corneta, nossos joelhos subiram: era o início da cerimônia. Coordenados com o bumbo, nossos pés faziam o campo de esportes tremer. A cada movimento rumo ao dispositivo de formatura, as pessoas mais queridas de nossas vidas, sentadas na arquibancada ou no sofá da sala, vibravam junto a nós. Nosso corações, que ja saltavam em nossos peitos, provocaram sentimentos até então desconhecidos, uma mistura de nervosismo, felicidade, ansiedade e orgulho. O hino da Escola, entoado tantas vezes a caminho do reunir do almoço, no dia 28 de maio de 2021, foi cantado com tamanho entusiasmo de modo a orgulhar ainda mais aqueles que nos incentivaram a continuar a caminhada até esse dia.   Numa quente manha de outono, a sexta-feira mais aguardada da Turma 21 finalmente chegara.

A espera por essa manhã tão especial começou no primeiro dia de aula e caminhou para o fim quando iniciamos a utilizar o “cascatão”, o famoso uniforme para treinamento de cerimonias. Nas duas últimas semanas de Maio, nossa rotina de treinos foi intensa e, apesar de por vezes o corpo cansar, o entusiasmo para o dia que se aproximava renovava as forças. Nosso lema é começar, manter e terminar fortes, logo, o moral manteve-se de pé para que, chegada a hora, mostrássemos o contentamento pelo momento.

O Juramento à Bandeira, cerimonia que marca o compromisso com a Nação, possui significado muito importante para todos os homens e mulheres que passam pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. O significado ímpar é devido ao curto período que somos militares da ativa da Marinha do Brasil. A promessa de dedicar-nos inteiramente ao serviço da pátria não acaba ao concluirmos o curso, ela se mantem no exercício de nossa profissão elevando do Brasil o seu progresso e transportando os navios com orgulho. A solenidade marca mudanças na rotina da turma mais nova do Corpo de Alunos e é a última etapa para lograrmos o título de “Aluno da EFOMM”.

XXI, avante aos mares com garra e vibração!