Toda embarcação que esteja em operação seja em água doce ou no mar, após um determinado período, precisa passar por um processo de inspeção e procedimentos de manutenção e reparos julgados necessários, a fim de preservar a estrutura, instalações mecânicas e elétricas, como também o aspecto visual da embarcação. Assim, para realizar todos esses procedimentos, é necessário inspecionar as partes submersas do casco como também seus equipamentos e maquinários em geral. A Docagem é o processo de colocar a embarcação em um dique para verificar todos os requisitos pertinentes à legislação e realizar as manutenções necessárias na embarcação.

Há quatro tipos de dique:

  • Flutuante
  • Seco
  • De carreira
  • Syncrolift

Dique flutuante

Assemelha-se a um navio de casco duplo em forma de “U”, com tanques centrais e sem o convés principal. Nesse tipo de dique, os tanques laterais e o fundo funcionam como lastro e permitem a mudança de calado do dique. Ao contrário do dique seco, os movimentos de emersão e submersão são feitos pelo dique e não pelas embarcações. Os movimentos são realizados através de bombas localizadas nas paredes laterais e no fundo do dique que permitem o enchimento e esvaziamento do tanque.

Dique seco

É uma abertura feita na terra com seu fundo abaixo da linha d’água e possui uma Porta Batel (portão estanque removível). Para a entrada do navio, o dique é ajustado e alagado. Por fim, a Porta Batel se fecha permitindo o esgotamento do dique. O inverso ocorre quando o navio precisa sair do dique, ele é alagado e a Porta Batel se abre permitindo a retirada do navio. O esgotamento se faz por meio de bombas e o enchimento por gravidade através de válvulas.

Dique de carreira

Semelhante a um plano inclinado, o qual o picadeiro – dispositivo sobre o qual o navio repousa quando docado, geralmente é feito de madeira, concreto, ferro fundido ou aço e tem a finalidade de suportar todo o peso distribuído do navio – é introduzido sob a embarcação ainda flutuando e, através de guinchos, é puxada para cima, permanecendo em condição de inclinada.

Dique syncrolift

Assemelha-se ao de carreira, porém, o carro corre sobre trilhos e a embarcação permanecem na condição horizontal

LEGISLAÇÃO

Após a construção, cada navio apresenta de acordo com as regras definidas pela Sociedade Classificadora, pelo Porto de Registro e pelo Armador, um plano de manutenção específico. Ele pode variar de acordo com o tipo de classe atribuída ao navio e representa uma série de inspeções visuais, execução de testes a alguns equipamentos de bordo e aos elementos estruturais da embarcação assim como às docagens periódicas.

Todas as regras citadas são regulamentadas por Normas e Convenções. A Convenção Internacional de Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS) refere-se, em sua parte B, a vistorias e inspeções de embarcações. No Brasil, a NORMAN 01 que abrange esses tópicos.

Na SOLAS, a Regra 10 determina as inspeções e vistorias bem como seus prazos para serem realizadas nas máquinas, estrutura e equipamentos de uma embarcação de carga. As vistorias são:

  • Uma inicial, incluindo a parte externa do fundo do navio antes dele ser colocado em atividade
  • Uma de renovação
  • Uma intermediária
  • No mínimo duas inspeções da parte externa do fundo do navio durante qualquer período de cinco anos.

A regra ainda estabelece a forma como as vistorias devem ser realizadas e determina que deverão abranger uma inspeção completa da estrutura, das máquinas e dos equipamentos.

As vistorias deverão ser feitas de modo a assegurar que a disposição de todos os equipamentos da embarcação atenda às exigências da Convenção e estejam em condições satisfatórias e aptos para desempenhar a atividade a que se destina o navio.

PREPARAÇÃO DO DIQUE

  • Todo navio deve conter um Plano de Docagem que abranja um conjunto de desenhos que reúne todas as informações necessárias para a manobra de docar o navio. Essas informações são de suma importância, visto que evitam transtornos na hora da docagem, uma vez que os picadeiros devem ficar posicionados nas estruturas mais resistentes de modo a não causar danos estruturais e nas chapas.
  • A Montagem dos Picadeiros envolve desde a limpeza do dique até a separação e preparação do material específico do navio
  • No dique seco, há a necessidade de se fazer o Enchimento do Dique, o qual é inundado inicialmente através de válvulas até que a água dentro e fora do dique fique nivelada. Após o alinhamento do navio com os picadeiros, o dique é parcialmente esvaziado até atingir um nível em que o navio está completamente apoiado sobre os picadeiros. Já o esgotamento do dique é feito de forma lenta por bombas e, antes de assentar nos picadeiros, uma inspeção para verificar o alinhamento é feita por mergulhadores. No esvaziamento do dique, o navio perde um pouco de sua estabilidade, necessitando de um auxílio, sendo escorado lateralmente até garantir que ele todo está assentado sobre os picadeiros para iniciar os reparos necessários.

A docagem é um processo extremamente importante para a manutenção do navio pois inclui limpeza, pintura e reparo do casco; manutenção do leme, propulsor e dos sistemas de ancoragem bem como diversos outros sistemas e equipamentos necessários para o bom funcionamento e rendimento do navio.