Os deveres e responsabilidades exigidos pela vida militar obrigam o indivíduo que optou por essa carreira a seguir valores morais e éticos que são inerentes à profissão. Dentre eles, destacam-se a honra, a fidelidade, a abnegação e o espírito de sacrifício. Nesse sentido, a religião apresenta-se como uma ferramenta muito eficaz no meio militar, já que defende os mesmos valores, além de alguns outros que ajudam a fortalecer ainda mais o caráter do indivíduo, como a busca pela verdade e a humildade.

Tendo isso em vista, a EFOMM (Escola de Formação de Oficias da Marinha Mercante) mantém três grêmios religiosos na escola – católico, evangélico e espírita. Cada um deles é presidido por um aluno do terceiro ano, que guia os outros alunos para evoluírem no desenvolvimento da fé.

Católico:

“O grêmio católico da EFOMM, conhecido entre os alunos como GCat, tem o costume de se reunir toda semana com o objetivo de realizar eventos religiosos em grupo”. Estas são palavras da Presidente do grêmio Bruna Simas, aluna do terceiro ano do curso de Náutica. Ela ressalta que os encontros são realizados com diversos intuitos como o de rezar o terço, missa, adoração e filmes católicos. As missas são realizadas na capela do CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha) por capelães da Marinha Do Brasil que vêm de outras Organizações Militares.

Além disso, o grêmio ainda possui atividades que extrapolam as fronteiras da escola. Procissões para a Basílica de Nossa Senhora Aparecida e igrejas históricas do Rio de janeiro figuram como algumas dessas atividades que enriquecem a experiência de fazer parte do grêmio. O GCat também participa do projeto Katholikós, que é um evento no qual alunos católicos de diversas escolas militares se reúnem em uma das instituições participantes por um final de semana para prestigiarem palestras, momentos de oração e integração entre as Organizações Militares. No entanto, devido ao momento delicado de enfrentamento à COVID-19 essas atividades estão paralisadas.

Alunos do Grêmio Católico em missa para benção das platinas no final de 2020.

A presidente Bruna ressalta a importância do Grêmio para o corpo de alunos da escola: “É sempre muito bom termos nosso momento de oração em grupo, para nos dar força e sempre lembrarmos que não estamos sozinhos.”

Evangélico:

O grêmio evangélico (conhecido também como GEVAN) é presidido pela aluna do terceiro ano de Máquinas Letícia Moura. Os alunos se reúnem todas as quintas às 19h na capela do CIAGA para a realização dos cultos, que são ministrados pelo pastor capelão CT (CN) Roberto Ferreira. Nos cultos são tocados louvores e, geralmente, algum dos alunos leva uma passagem bíblica ou sermão para discussão e reflexão. Além disso, antes da pandemia, ocorriam os chamados “louvorzões” todo semestre no auditório da escola. Estes eram um tipo diferente de reunião do grêmio, na qual o objetivo era se reunir, cantar e refletir. Contavam também com a participação dos familiares dos alunos, o que tornava esse momento único e muito especial.

Antes da pandemia o grêmio também participava de algumas atividades fora do CIAGA, como o EGEFA (Encontro de Grêmios Evangélicos das Forças Armadas). Este ocorria todos os anos em alguma instituição de ensino militar (cada ano em uma Força diferente) e tinha o intuito de fortalecer a fé dos alunos por meio de palestras, pregações, estudo da palavra e compartilhamento de experiências. Além disso, o grêmio também realizava um culto para a benção das platinas dos recém declarados praticantes, que ocorria em alguma igreja fora da escola.

EGEFA 2019, realizado na Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga.

Dessa forma, o GEVAN é de muita importância para os alunos da EFOMM. A presidente ressalta: “o grêmio evangélico dá a possibilidade aos alunos de terem um contato mais próximo uns com os outros, compartilharem suas dificuldades e terem contato com a palavra de Deus.”

Espírita:

O grêmio espírita, presidido pelo aluno do terceiro ano de Náutica Da Costa, tem como objetivo apoiar o Corpo de Alunos espiritual, mental e socialmente com o apoio do capelão do CIAGA. O grêmio Espírita não se resume ao Kardecismo, visto que é apenas uma vertente do espiritismo. São abrangidos, também, o Budismo, o Xintoísmo, as religiões de matriz africana, como Candomblé e Umbanda, e todas as religiões que fazem parte do escopo do espiritismo.

O grêmio realiza reuniões às terças-feiras com temas definidos ao acaso no momento da reunião. Há o estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo e do Livro dos Espíritos, ambos de autoria de Alan Kardec e cedidos pela SAMM (Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante).

Ocasionalmente, palestrantes externos ao CIAGA participam das reuniões trazendo suas visões sobre os mais variados assuntos e, também, sua experiência quanto ao estudo. Além disso, costuma ocorrer casualmente visitas a instituições de caridade, como orfanatos e asilos, com o objetivo de exercer a caridade pregada pelas religiões espíritas.

Alunos do Grêmio Espírita no 8° Encontro Espírita AFA-CEIG em 2019.

Independentemente de qual religião o aluno siga, são notórios os benefícios que esta prática proporciona, tanto no quesito acadêmico quanto no pessoal. Apenas pelo simples fato de seguir o exemplo de pessoas como Santo Tomás, Martinho Lutero ou Alan Kardec, nota-se uma evolução imensa como ser humano. Além disso, apesar das diferenças entre essas denominações religiosas, todas possuem a mesma essência.