No dia 7 de fevereiro, o auditório do Centro Cultural Brasil-São Tomé e Príncipe, na embaixada brasileira no arquipélago, foi palco da cerimônia de recepção dos jovens santomenses recém-formados na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).

O evento foi organizado pela instituição brasileira em conjunto ao Instituto Marítimo Portuário (IMAP-STP) e foi presidido pelo Ministro das Obras Públicas, Infraestruturas, Recursos Naturais e Ambiente, Osvaldo Abreu, que, em seu discurso, salientou o compromisso dos futuros oficiais para com a Organização Marítima Internacional (IMO): “Associando a responsabilidade do país perante a Organização Marítima Internacional, urge São Tomé e Príncipe estar preparado, dotado de quadros técnicos formados e capacitados para fazer face aos desafios que nos são colocados ao nível internacional”.

Ainda acrescentou: “O Governo está convencido de que a conclusão do curso e a respectiva obtenção de diplomas por parte destes novos Oficiais constitui um marco de reforço das nossas capacidades humanas e institucionais e contribuirá para abrir mais janelas de oportunidades para Armadores que operam nas nossas águas e nos países vizinhos, que procuram Oficiais Navais formados em várias vertentes, devidamente treinados e qualificados”. ALeres Frank Mendes, diretor do IMAP, ressaltou que a conclusão do curso de Ciências Náuticas pelos oito praticantes, entre eles, uma mulher, representa um novo marco para a Marinha Mercante Santomense que, desde 1993, não recebia novos Oficiais.

Praticante-aluna Sónia Conceição durante seu momento de discurso. (Foto: Diário Digital de São Tomé e Príncipe – TÉLA NÓN)

A praticante Sónia Conceição, em suas palavras, acentuou que a participação neste programa foi a melhor forma que encontraram para servirem o país: “Desde que tomamos o conhecimento do curso, vimos nele a oportunidade de darmos a nossa contribuição ao país. É uma área primordial para o nosso país, já mencionado aqui, somos um arquipélago”. O embaixador brasileiro, Vilmar Rogério Coutinho Júnior, parabenizou e desejou aos praticantes muita sorte, sucesso e dedicação nos novos desafios, visto que ainda precisam concluir o período de um ano de estágio para finalizarem efetivamente o curso e serem diplomados.

Quanto à praticagem, Osvaldo Abreu lançou um apelo aos parceiros para que ajudem os oito jovens a cumprirem essa última etapa: “Atendendo à nossa realidade, gostaríamos de contar com os países amigos e parceiros, por um lado, e parceiros comerciais privados por outro, como são os casos dos Armadores que operam seus navios em nossas águas, para ajudar-nos a levar a cabo esta importante atividade vital para a graduação dos nossos Finalistas Oficiais da Marinha Mercante”.

Os praticantes foram selecionados através do Programa Ensino Profissional Marítimo para Estrangeiros (PEPME), que destina-se à formação e ao aperfeiçoamento de Oficiais da Marinha Mercante provenientes de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordos culturais e/ou educacionais. Além de São Tomé e Príncipe, são participantes deste programa: Cabo Verde, Moçambique, Panamá, Paraguai, outros falantes da língua-portuguesa e alguns países latinos.

Fonte: Téla Nón https://www.telanon.info/politica/2020/02/11/31152/27-anos-depois-marinha-mercante-de-stp-tem-novos-oficiais/