A Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM) é gerenciada e sustentada pelos alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Sua missão é proporcionar atividades e serviços aos alunos, melhorando a qualidade de vida durante os três anos do curso de formação.

Dividida em 10 diretorias, cada uma tem uma responsabilidade. Uma consequência disso é a SAMM ser base de todos os famosos e anuais bailes (dos Feras e do Adeus) e a queridinha – entre os alunos e não alunos – loja SAMM.

As suas diretorias e suas principais funções, são:

Loja da SAMM com seus produtos relacionados à Marinha Mercante. (Fonte: Jornal Pelicano)

1Comercial

O objetivo desta diretoria além de poder proporcionar a todo o Corpo de Alunos uma lembrança da Escola, é também de retornar qualquer ganho resultante de lucro para a própria Escola na compra de novos materiais para os grêmios, por exemplo.

Divulgação de atividades nos meios de comunicação. (Fonte: Google imagens)

2Comunicações

Tem como finalidade a divulgação tanto do trabalho das diretorias da mesma quanto de atividades de seus grêmios fazendo com que todos que tenham interesse fiquem integrados e saiba de tudo que está acontecendo na EFOMM.

Preocupação em realizar contratos para garantir a segurança nas realização dos eventos. (Fonte: Google imagens)

3Jurídico

Dentro da escola, organiza as atividades através dos contratos e estatutos. Fora da escola, interage com os profissionais de diferentes áreas para atender as demandas da SAMM.

Realização de Bailes e Churrascos durante o ano acadêmico. (Fonte: Jornal Pelicano)

4Eventos

Surgiu em prol do lazer e diversão dos alunos, além da integração entre a Escola Mercante e outras escolas militares. É responsável, por exemplo, pela promoção e organização dos tradicionais bailes e churrascos de fim de semestre.

Corpo de Alunos realizando um “ciagão” no Dia do ComCA. (Fonte: Jornal Pelicano)

5Esportivo

Tem como objetivo levar ao Corpo de Alunos a prática do desporto, vislumbrando a criação de campeonatos e entretenimentos no âmbito do esporte para os três anos escolares, de acordo com o desejo e ideias dos próprios alunos, assim como melhorias nas instalações e equipamentos necessários para a prática de atividade física.

Preocupação em administrar o dinheiro recolhido dos alunos para o próprio benefício. (Fonte: Google imagens)

6Financeiro

É a responsável por tomar conta de todas as despesas dos grêmios e das outras diretorias da SAMM, desde pagamentos de professores de grêmios até eventos, como os bailes dos alunos do primeiro ano (baile dos feras) e dos alunos do terceiro ano (baile do adeus), garantem que todos tenham o capital necessário para suas atividades.

7Patrimonial

Trabalha na parte administrativa de todo o material pertencente à SAMM e também é responsável pelo salão de jogos, área destinada ao lazer dos Alunos. Todos os materiais vinculados a Sociedade são catalogados para controle de perdas e avarias.

Lavanderia para os alunos da EFOMM. (Fonte: Jornal Pelicano)

8Prefeitura

A Prefeitura da SAMM visa o bem estar do corpo de alunos, principalmente o dos residentes, provendo e mantendo locais com boa infraestrutura e bem equipados.

Visitação ao veleiro Danmark. (Fonte: Jornal Pelicano)

9Extraclasse

É a responsável por apresentar e aproximar os alunos das carreiras de Náutica e Máquinas com eventos, palestras e visitações.

Al. Domequis realizando um solo no Festival Interno da Canção. (Fonte: Jornal Pelicano)

10Sócio cultural

A Diretoria visa entreter e participar ao Corpo de Alunos, proporcionando atividades que vão além do meio acadêmico e elaborando eventos como: Abertura do Ano Cultural, Happy Hour, Dia do Sonho, visitações a instituições conjuntamente às arrecadações de alimentos e produtos, Festival Interno da Canção, Arraiá do CIAGA e Encerramento do Ano Cultural.

Estar em contato com a SAMM significa se relacionar diretamente com a Escola.

Maiores informações, acessem: