O Grêmio de Mergulho Autônomo da EFOMM (GMAUT) foi criado em 2010 com o objetivo de promover a integração do corpo de alunos através de uma atividade inovadora e recreativa.

Mergulho Autônomo é aquele cujo mergulhador possui “autonomia de oxigênio”, ou seja, utiliza cilindros de ar comprimido, diferente do Mergulho Livre, que é feito em apneia e sem equipamentos sofisticados.

Instrução com o Professor Tilli em Arraial do Cabo, RJ.

O grêmio disponibiliza um curso pago, que inclui material, aluguel de equipamentos e embarcação, aulas e processo de certificação. Ele é dividido em três etapas: desenvolvimento do conhecimento, com aulas teóricas; mergulhos em águas confinadas, com simulações ministradas na piscina do CIAGA; e mergulhos em águas abertas, realizados em Arraial do Cabo, Cabo Frio ou no Rio de Janeiro.

Ao final da formação, os membros são agraciados com um certificado de curso básico de mergulho, reconhecido pela Professional Association of Diving Instructors (PADI). Com ele, os alunos poderão:

  • Mergulhar até uma profundidade de 18 metros/60 pés, sem a supervisão de instrutor, em qualquer lugar do mundo;
  • Obter recargas de ar, equipamentos de mergulho e outros serviços;
  • Planejar, realizar e registrar mergulhos em águas abertas, quando equipados adequadamente e acompanhados por sua dupla;
  • Prosseguir com seu treinamento de mergulho para o curso Avançado e/ou cursos de Especialidade.

O Mergulho Autônomo é um esporte marítimo que, assim como a Vela e o Remo, não possui grande destaque no meio civil. Além da oportunidade de participar de um esporte diferenciado, o mergulho possibilita a aproximação e ambientação dos alunos para com o meio marítimo, conforme as palavras do aluno Moreira Dias, atual presidente do grêmio: “[…] depois que comecei a mergulhar, me apaixonei cada vez mais pela vida marinha, adquirindo mais apreço pela minha profissão”.

Em se tratando de benefícios para a carreira mercante, com o curso de mergulho, o oficial passa a ter conhecimento suficiente para auxiliar o mergulhador especializado quando este estiver em faina a bordo. Outro ponto importante é o fato de os alunos conseguirem dar continuidade ao mergulho após formados, já que a certificação não possui vínculo com a instituição.

Por fim, qualquer aluno da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, que tenha desejo de participar do grêmio, deve procurar os alunos Moreira Dias (3º ano) ou Do Valle (2º ano) para mais informações sobre horários das aulas e preço.