Letícia Conrado, Aires, Isabel Catão, César Honorato, Giovanna Magon, De Souza, Elisa Jennyfer, Érica e Marques. Esses são os alunos que compõem a diretoria e, consequentemente, são os responsáveis principais pelos projetos presentes e futuros que o Grêmio de Meio Ambiente promove.

GMAM (Grêmio do Meio Ambiente) – O começo de tudo

O GMAM (Grêmio do Meio Ambiente) foi criado em Setembro de 2020, durante o World Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza). Com iniciativa de professores, alunos e com apoio do Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) na época, o Sr. Contra-Almirante André Moraes Ferreira, o evento teve início com a regata ecológica, que consistia em uma competição formada por duas diferentes categorias:

O de lixo mais exótico; e

Maior quantidade de lixo recolhido.

Alunos que retiraram itens de uma sala de estar da baía.

Os alunos voluntários utilizaram os barcos do Grêmio de Vela e Remo e foram em busca das premiações em prol da limpeza da Baía de Guanabara. O primeiro, foi obtido pelos alunos do primeiro ano. Surpreendentemente – ou não – eles retiraram itens básicos de uma sala de estar da baía, como televisão, sofá e mesa. Já a conquista da maior quantidade de lixo ficou para o segundo ano à época.

 

A necessidade da criação do grêmio

A criação do GMAM dá-se, dentre os mais variados motivos, principalmente pela grande presença de animais dentro da OM (Organização Militar), em especial, dos gatos. Sempre muito bem cuidados pelos alunos, fez-se necessário um maior controle do número desses animais.

Membro do GMAM dando mamadeira para os gatos filhotes.

Para isso, a professora Beatriz Agathão, juntamente com a Aluna Elisa Jennyfer, compareceram a uma reunião com o Contra-Almirante André a fim de debater sobre a necessidade do grêmio, com o principal objetivo de cuidar dos gatos e desenvolver projetos na área ambiental. Desde então, essa tornou-se uma tarefa contínua dentro do Grêmio.

 

Como se manter? A captação de fundos

O grêmio tem como principal renda as doações dos alunos, de todos os anos, inclusive de quem já se formou e ainda tem desejo de ajudar. Atualmente, o CIAGA reembolsa algumas das despesas do Grêmio, contribuindo para a continuidade do projeto.

A visão de outrem

Nem todas as pessoas gostam de animais e têm relações mais próximas com o meio ambiente, então nem sempre é fácil conseguir a compreensão dos outros sobre determinadas tarefas que o grêmio promove. Mesmo diante disso, o GMAM consegue respeito das outras pessoas, uma vez que as tarefas realizadas são em prol de um lugar mais limpo e mais bem cuidado, contribuindo para desenvolver a consciência ambiental nos futuros marítimos. 

Divisão interna do GMAM

Há uma impressão de que o grêmio resume-se aos cuidados com os gatos, não à toa, chama-se, carinhosamente ,“grêmio dos gatinhos”. Mas há muito mais que isso, há uma preocupação geral com outras questões. Internamente, há três divisões:

•Diretoria Animal;

•Diretoria Natural;

•Diretoria de Marketing.

O primeiro, consiste no trabalho mais “braçal”. Responsabiliza-se pelos animais da OM, o que englobam os gatos, cachorros, pavões e gambás. Suprem-se as necessidades fisiológicas dos animais, bem como dos cuidados específicos para cada um, o que depende do estado inicial deles.

Aluna Sarah Fernanda com dois filhotes acolhidos pelo GMAM.

O segundo é bem focado em pesquisas, pois deve saber os locais específicos para plantação, sendo este um lugar permitido e com solo fértil. Além de projetos ambientais que visam melhorar a relação do CIAGA com o meio ambiente.

Por último, há a diretoria de marketing. É responsável pelos projetos de adoção. Uma vez que exista um gato ou cachorro que foi devidamente cuidado e está pronto para a adoção, publica-se nas páginas no grêmio em busca de novos adotantes. Essa diretoria também é responsável por buscar patrocínios, visando auxílio financeiro e parcerias com outras empresas do meio ambiental.

 

A influência do grêmio sobre o aluno mercante

É interessante verificar como o grêmio pode influenciar na vida dos alunos. O cuidado dos animais impede a proliferação de doenças, e, obviamente, benefícios também para esses seres, é de extrema valia. Além disso, há questões profissionais, uma vez que existe o envolvimento da MARPOL (Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição Causada por Navios) nas atividades realizadas. Além de uma válvula de escape, o grêmio influencia profissionalmente na vida de todos.

Projetos

O grêmio dispõe de vários projetos que estão em funcionamento ou em fase de planejamento. Atualmente, há o projeto de coleta seletiva de lixo. Alunos, membros do grêmio, recolhem caixas de sapatos – que foram descartadas com a distribuição dos novos fardamentos para o corpo de alunos, bem como plásticos e papéis. Todos tiveram uma finalidade diferente do que teria caso não houvesse essa separação.

Há projetos relacionados a uma oficina de MARPOL voltada para os alunos. A castração dos gatos é considerada um projeto constante. Existe ainda o desejo da implantação de uma horta para uso dos próprios alunos. No geral, há dos mais variados projetos no grêmio, uma vez que, tratando-se do meio ambiente e seus cuidados, sempre algo pode ser feito.

Um grêmio de todos

Não se faz necessário ser um gênio do xadrez para jogar, muito menos um economista experiente para estudar sobre investimentos. O mesmo ocorre em relação ao meio ambiente – a fauna e flora. Há aqueles que não gostam de gatos ou de cachorros, existem os que não se dão muito bem com florestas e suas particularidades, mas todos, no fim, abraçam a causa. Todos doam um pouco de si, pelo próximo, pelos animais, pela vida. E isso é grêmio. É sobre o que fazer por aquilo que necessita de algo.

A Presidente do GMAM, Al. Letícia Conrado descreveu o dia a dia do colaborador. “Eu diria que apesar de muita faina, que mesmo sendo um grêmio bem agitado, sempre será uma satisfação incrível ajudar o meio que a gente vive – que no caso é o CIAGA – e cuidar dos animais.

Salvar uma vida e impedir o sofrimento desses animais. No geral, é saber que a pessoa vai contribuir, pelo menos um pouco, com a diminuição de tanta poluição que é feita e dar novos sentidos a novas vidas. Eu resumiria o grêmio de meio ambiente como uma satisfação única”.