No dia 06 de outubro, foi realizada na Base Naval do Rio de Janeiro cerimônia alusiva ao aniversário da Força Naval do Nordeste (FNNE).

Criada em outubro de 1942, a Força Naval do Nordeste foi parte do rápido e intenso processo de reorganização das forças navais brasileiras para se adequar aos conflitos durante a II Guerra Mundial. Sob o comando do então Capitão de Mar-e-Guerra Alfredo Carlos Soares Dutra, a FNNE era composta inicialmente pelos seguintes navios: Cruzadores “Bahia” e “Rio Grande do Sul” ; Navios-Mineiros “Carioca”, “Caravelas”, “Camaquã” e “Cabedelo” e os caças-submarinos “Guaporé” e “Gurupi”.

Após a entrada do Brasil, aliado aos EUA, na grande guerra, essa força ficou responsável pelo patrulhamento do atlântico e pela escolta de navios aliados contra ataques submarinos germânicos e italianos durante os conflitos.

Após a explicação sobre como se deu a criação da Força Naval do Nordeste, a cerimônia foi contemplada com aposição floral no busto do Almirante Soares Dutra, primeiro e único comandante da FNNE, além de celebrar os veteranos da força, prestando uma reverente homenagem àqueles que com amor à Marinha, coragem e humildade defenderam bravamente nossa Pátria. Além disso, houve oração e toque de silêncio em memória aos ex-integrantes falecidos da FNNE, assim como os toques de Alvorada e Vitória que simbolizam o reconhecimento da Marinha do Brasil.

A cerimônia contou com a presença de veteranos de guerra, oficiais generais da ativa e da reserva da Marinha do Brasil, oficiais superiores, alunos da EFOMM, da Escola Naval e do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk. Contou também com a presença de oficiais, e do comandante do CIAGA, CAlte Gilberto Cezar Lourenço.

Confira a galeria de fotos do evento:

YM0007-20161006JP
(Foto: Al. Yasmin Mouzinho / Jornal Pelicano)