Entre os dias 4 e 10 de outubro, os alunos do 1º ano da Escola de Formação de Formação de Oficias da Marinha Mercante (EFOMM), tiveram a oportunidade de assistir palestras sobre a carreira de oficial de marinha mercante, atribuições de oficias de máquinas e náutica e mercado de trabalho. A fim de auxilar os primeiranistas a decidirem o curso a ser seguido, nos dois últimos de EFOMM e se ambientarem à profissão.

CLC Raildo falando aos alunos da EFOMM durante a Semana da Profissão (Foto: Jornal Pelicano)

Atribuições do Oficial de Náutica

Ministrada pelo CLC Raildo Viana do Nascimento Junior, a palestra serviu para que os alunos do primeiro ano conhecessem as atribuições do Oficial de Náutica.

No decorrer da palestra o comandante Raildo, que é instrutor de marítimos certificado pela IMO (International Maritime Organization) e membro do conselho administrativo da Transpetro, falou sobre algumas responsabilidades inerentes ao 2ON, como a incumbência de zelar pelos treinamentos de segurança e salvatagem do navio. E prosseguiu dizendo as atribuições do 1ON, como a de preparar o planejamento da navegação, afim de ser aprovada pelo Imediato da embarcação, e ser responsável pela estabilidade do navio, principalmente nas operações de carga e descarga. Além de ter que manter os documentos do navio em dia e zelar pelo cumprimento das legislações internacionais.

E continuou a palestra falando sobre outras particularidades da carreira, como a atribuição do Imediato em manter a disciplina a bordo. E também abordou algumas fainas marinheiras que são encargos de um Piloto, com as que são realizadas no Centro de Controle de Carga (CCC) e as de limpeza de tanques, com o objetivo de não contaminar as cargas. Ademais reforçou a necessidade de o Oficial conhecer as legislações, ISO, NRs e códigos internacionais, devido as constantes auditorias por que passam os navios, as quais podem ser efetuadas em quaisquer portos.

Por fim, o Comandante Raildo, convidou os alunos a fazerem uma breve reflexão, sobre quais são as razões que os motivam a seguir carreira na Marinha Mercante. E encerrou a a palestra respondendo às dúvidas dos alunos sobre como conciliar a carreira com a família.

2ON Vítor Stersi recebendo o certificado de palestrante do CIAGA, das mãos do Al Vazquez (Foto: Jornal Pelicano)

A carreira de Oficial de Náutica e a trajetória de aluno até profissional marítimo

A palavra ficou por conta do 2ON Vítor Stersi, funcionário na Sapura Navegação Marítima S.A.Vítor contou como é importante sair bem preparado para a praticagem, logo é fundamental dar atenção na parte acadêmica da formação na EFOMM. Formou-se como um dos primeiros de sua turma, assim pode praticar mais cedo em sua empresa escolhida, a Maersk.

Além disso ele aconselhou aos alunos a estudarem a bordo, assim como ele fez com línguas estrangeiras na praticagem e segue fazendo até hoje. Atualmente faz parte da tripulação em regime de 14 por 14 do Sapura Esmeralda – navio PLSV contratado para prestar serviços para Petrobrás – e é responsável pela segurança e salvatagem na embarcação quando a bordo. Por estar inserido no mercado, o conhece muito bem e diz que o pior já passou. Segundo ele, apesar do mercado estar saturado, há uma melhora em andamento e que o foco do marítimo deve ser o aperfeiçoamento, até porque o passadiço está em constante evolução técnica.

Atribuições do Oficial de Máquinas

Nesta palestra, o 2OM Jorge e o 1OM Jader Oliveira falaram sobre as atribuições, e algumas exigências que as legislações e as empresas exigem dos maquinistas.

Ao iniciar sua palestra, o 2OM Jorge, falou aos alunos do primeiro ano sobre algumas competências que um maquinista tem a bordo, como a de substituir o subchefe, ser encarregado dos quartos de máquinas, fazer registros nos diários de máquinas e zelar pelo bom funcionamento de todos equipamentos. E ressaltou a necessidade de se estar atento as legislações de proteção ambiental. E salientou a necessidade de se aprimorar a escrita, uma vez que a elaboração de relatórios e comunicação por escrito, para superiores, será algo recorrente na carreira do oficial mercante.

Por fim, fez um uma analogia entre o carreira de Engenheiro e Oficial de Máquinas, dizendo que um maquinista é um engenheiro melhorado, uma vez que os marítimos podem suprir a falta de experiência deles.

A carreira do Oficial de Máquinas

Na segunda parte da palestra o 1OM Jader, o qual tem 6100 dias de mar, falou sobre as vantagens e desvantagens da carreira de maquinista. Além disso pode passar aos alunos, a sua experiência de trabalhar embarcado e em terra, e falou sobre as dificuldades do seu início de carreira, uma vez que não havia legislação vigente que limitasse o tempo de embarque.

E também explanou algumas as dificuldades enfrentadas pelos como os longos períodos a bordo de navios e ter de lidar com diferentes culturas, devido as diferentes nacionalidades dos tripulantes. Ademais ressaltou que embora os mercantes recebam bons salários, se comparados aos trabalhadores de terra, deve-se saber que não é fácil se adaptar a rotina deste tipo de trabalho. Todavia, reforçou que os oficiais deveriam aproveitar seus períodos de folga para se qualificarem, não só em sua profissão, mas também em outra formação, já que inúmeros mercantes possuem outra graduação.

Ao fim destes dias os alunos puderam eliminar algumas de suas dúvidas, e desta forma obter confiança para fazer a opção de seus cursos.

Texto: Al. Fabrício e Al. Roberta Castelo

Confira as fotos do evento:
Semana da Profissão 2016

 

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica. Vice-Presidente do Jornal Pelicano e Presidente do Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante durante o ano de 2018.