Seguindo o cronograma de palestras espíritas sobre diversos temas da doutrina e suas aplicações no dia a dia, o Grêmio Espírita da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) recebeu, na Capela Nossa Senhora dos Navegantes, do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no dia de 7 de outubro, o palestrante Sr. Carlos Assis.

Terapeuta espiritual, seminarista há mais de dez anos e participante de programas de rádio das principais emissoras espíritas do estado do Rio de Janeiro, Carlos discursou acerca do sofrimento em vida e suas causas. Ele deteve a atenção dos alunos ao explorar como a maturidade emocional influencia na evolução espiritual.

Baseado em livros renomados de médiuns espíritas, o convidado enfatizou que não é necessário sofrer para evoluir e que toda angústia advém da falta de equilíbrio ao errar e aprender.

Ainda sobre o tema, o palestrante discorreu sobre como o indivíduo pode crescer no cotidiano e evoluir a moral conforme se prepara emocionalmente para tal objetivo.

“Fazendo Jesus acontecer entre nós, sendo um exemplo vivo dia após dia de que vale a pena se melhorar.”

Ao finalizar a palestra, participou de debates sobre os livros que divulga e de um momento descontraído com os alunos. Quando perguntado sobre suas impressões sobre a noite de estudos, anunciou que “foi um prazer levar a palavra espírita para o Grêmio Espírita”. Destacando a necessidade do empenho para a evolução espiritual, aconselhou os alunos a serem proativos: “Fazendo Jesus acontecer entre nós, sendo um exemplo vivo dia após dia de que vale a pena se melhorar”, e despediu-se: “Obrigado a todos vocês alunos pela acolhida e a oportunidade de servir.”

Os espectadores permaneceram do lado de fora da capela em discussões animadas sobre o tema, onde a aluna do terceiro ano, Larissa Longo, membro do Grêmio Espírita desde que ingressou na escola, disse ao Jornal Pelicano: “Independente de ser ali na Capela do CIAGA, em casa ou nos centros, percebemos que é boa a vibração que recebemos e o aprendizado é vasto, por isso é tão importante a frequência às casas, estudos e palestras. É preciso aprender muito e colocar em prática no seu dia a dia a vontade de evoluir.”

Ao fim do evento, os alunos saíram convictos de que aquelas reflexões poderiam ser aplicadas não somente na rotina escolar, como também na carreira que abraçaram.

Confira nossa galeria de fotos do evento: