O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) divulgou hoje o resultado da Seleção Psicofísica e a lista de convocação para a 3a Etapa do concurso de acesso à EFOMM, em 2015. As listas para os que concorrem a uma vaga no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e Brás de Aguiar (CIABA) estão disponíveis no site oficial do certame.

Junto com a relação dos que seguem no processo, foi divulgado, também, a composição dos grupos para realização do Teste de Suficiência Física (TSF) e os respectivos locais, datas e horários em que os candidatos deverão comparecer para realizá-lo.

Ao todo, o TSF será aplicado em 20 cidades do país, começando já a partir desta quarta, dia 26 de novembro e terminando no dia 8 de dezembro. A divulgação do resultado do TSF está prevista para o dia 19 de dezembro, junto com a Lista de Classificação Final e de Convocação para a 4ª Etapa.

O TSF é a penúltima etapa do Processo Seletivo e é, normalmente, considerada a mais difícil depois das provas, porque exige um preparo prévio dos candidatos. Os homens devem correr 2300m em 12 minutos máximos e nadar 50m em até 2 minutos, nas modalidades “crawl”, peito ou borboleta. Já as mulheres têm 12 minutos máximos para correr 1900m e até 2 minutos e 20 segundos para nadar 50m, nas mesmas condições dos homens.

Orientações aos Candidatos

O documento divulgado orienta, ainda, os candidatos quanto as vestimentas para a realização do teste. Além da roupa para adentrar a Organização Militar, o candidato deve trazer camiseta, calção e tênis para corrida. Para a natação, o candidato, homem, deverá trazer sunga e, mulher, maiô inteiro. Os candidatos não devem ir já trajando as vestimentas do teste. Haverão alojamentos para ser feito a troca de roupa antes e após a corrida e natação.

Como nas outras etapas, o candidato deverá trazer, também, um documento de identificação original, com foto, conforme determinado em Edital. Se possível, orienta-se a impressão do Cartão de Confirmação de Inscrição, o que pode ser feito neste link.

Recomenda-se, ainda, atenção aos horários, datas e locais de aplicação do TSF, para cada grupo. Atrasos ou qualquer inconformidade por parte do candidato não serão toleradas e as situações irregulares excluirão o candidato do Processo Seletivo.

 

A seleção é feita entre jovens de 17 a 23 anos e pretende preencher 395 vagas das Escolas de Formação de Oficias da Marinha Mercante, sendo 230 para o CIAGA, na cidade do Rio de Janeiro e 165, para o CIABA, em Belém do Pará. O concurso é feito em 4 etapas. A 1a etapa, de Exame de Conhecimentos, ocorreu nos dias 16 e 17 de agosto. A 2a etapa, de Seleção Psicofísica se iniciou no dia 25 de outubro.

O Jornal Pelicano acompanha de perto todas as etapas do Processo Seletivo. Mais informações serão divulgadas assim que disponíveis.

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.