Adaptandos momentos antes de receberem as platinas. (Fotos: Al. Aires e Al. Karine Granato)

Hoje, o tão aguardado dia pelos ex-adaptandos, que a partir de agora são alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), foi o dia da entrega das platinas que iniciou bem cedo e chuvoso, após um rápido lanche, aconteceu o corridão das turmas que passaram por diversos pontos da Escola e conheceram mais sobre os mártires da Marinha Mercante em cada estação que visitavam. Finalizando com a entrega das platinas pelas mãos dos monitores e adaptadores; um momento de muita emoção e de comemoração por finalmente terem o símbolo de pertencer ao corpo de alunos da EFOMM. Cada um com seus sonhos, mas todos com o mesmo objetivo: representar o Brasil na carreira que é responsável pela movimentação do comércio mundial.

Após um café da manhã especial de comemoração à conquista dos novos alunos, todos participaram de um treinamento para que a Cerimônia de Entrega das Platinas fosse um sucesso e, assim, ficar gravado na memória de todos como encerramento de um período de tensão e pressão e início da vida de aluno.

Comandante do CIAGA entregando o barrete aos adaptadores. (Fotos: Al. Aires e Al. Karine Granato)

A cerimônia aconteceu no ginásio às 10h e contou com a presença do Sr. Contra-Almirante Amintas da Silva Viamonte, Comandante do CIAGA, o qual presidiu a cerimônia e proferiu algumas palavras de ânimo e felicitações aos novos alunos do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha.

Primeiramente os adaptadores e monitores receberam suas plaquetas que os identificará como participantes e organizadores da adaptação da Turma XX. Em seguida, os alunos do primeiro ano puderam, finalmente, receber a primeira gaivota no ombro; momento em que as madrinhas e padrinhos vão em direção dos alunos e colocam suas platinas de primeiro ano. Para comandar o fora de forma e encerrar a cerimônia, a turma entoou seu brado:

Seguimos, avante
Com muita vibração
Turma vinte navegando
O orgulho da nação
Mercantes, unidos
Sob o céu de anil
Levando pelos mares as riquezas do brasil

AVANTE

Com a força máxima de todo propulsor
Nenhum ferro é capaz de parar nosso vigor
O mar é nosso norte
O mundo a conquistar
No motor e no comando
Sete mares desbravar
Turma vinte, ao mar.

Novo aluno do primeiro ano da EFOMM após a cerimônia. (Fotos: Al. Aires e Al. Karine Granato)

Sejam todos bem vindos a Escola de Formações da Marinha Mercante, Turma XX.

Confira as fotos em nossa página no Facebook.