O oitavo dia de adaptação foi dividido entre o aprimoramento dos conhecimentos militares, visitação a navios mercantes e militares, além de uma palestra sobre a Marinha Mercante, ministrada por um oficial de náutica.

Manhã

Os primeiros raios de Sol anunciavam a chegada do oitavo dia do período de adaptação 2018, data singular na vida de muitos candidatos, uma vez que teriam a primeira chance de embarcar em um navio. Mas para as turmas Alfa, Bravo e Foxtrot, a rotina na escola seguiu normalmente no turno matutino. Iniciando-se pela prática do TFM, momento dedicado a prática esportiva, passando pela instrução de remo, no Grêmio de Remo e Vela (GVREFOMM), até as aulas sobre o regimento interno do CIAGA e treinamento de ordem unida na Alegrete.

Candidatos no convés do NDCC Garcia D’Ávila (Foto: Al. Eliana/ Jornal Pelicano)

Concomitantemente, integrantes das turmas Charlie e Delta tiveram uma manhã distinta. Logo após tomarem o café, foram deslocados a Base Naval do Rio de Janeiro, na Baía de Guanabara, a fim de que embarcassem no Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Garcia D’Ávila (G-29), navio da Marinha do Brasil, velho conhecido dos alunos da EFOMM. Com isso, puderam ter o primeiro contato com passadiço, praça de máquinas, além de terem noções básicas sobre o funcionamento e organização de uma embarcação. Em outra parte da baía, os candidatos da turma Echo conheciam o Navio Pirajuí, do tipo panamax, no qual se admiraram com a grandiosidade da embarcação mercante.

Adaptandos durante a visitação ao Navio Pirajuí. (Foto: Al. Esthephane Robattini/ Jornal Pelicano)

Tarde

Com todos os adaptandos na Escola, e devidamente fortificados pelo almoço, a tarde teve início com a parada escolar, no campo de esportes, onde todos tiveram os uniformes e asseio pessoal inspecionados. Seguindo com a programação, cada turma participou de uma atividade distinta até às 1630. Integrantes da Alfa receberam aulas de etiqueta, da graciosa Adal. Sophia, porque boas maneiras são essenciais para os marítimos. Já a Bravo, Charlie e Foxtrot, assistiram a aulas sobre o livreto Nossa Voga, regimento interno do CIAGA e Hierarquia militar, respectivamente. Além disso, Delta e Echo, usufruíram de treinamento militar naval, no qual a primeira recebeu aula prática de iatismo, no GVREFOMM, e a segunda treinou ordem unida, com corneta, na Alegrete.

Turma recendo instrução de ordem unida. (Foto: Al. Eliana/ Jornal Pelicano)

Terminada esta etapa, os candidatos foram deslocados ao auditório, com a finalidade de assistirem a uma palestra sobre a Marinha Mercante, ministrada por Jean Gabriel Passos de Araújo, 1º oficial de náutica em função de imediato.

Noite

O período noturno foi o menos intenso do dia, ocorrendo apenas o jantar, e posteriormente o estudo obrigatório, em sala de aula, no qual foram aprimorados os conhecimentos sobre militarismo e rotina do aluno. Tendo assim, o 8º dia de adaptação se encerrado após a ceia, e na sequência, os candidatos do primeiro quarto de serviço guarneceram seus postos.

 

O Jornal Pelicano informa que até o presente momento, o último candidato convocado para adaptação, ocupava a posição 202 na classificação final.

 

Clique na foto e confira as fotos da adaptação 2018:
Diário de Bordo - Adaptação 8º dia

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica. Vice-Presidente do Jornal Pelicano e Presidente do Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante durante o ano de 2018.