Conselho da IMO e o movimento migratório no Mar Mediterrâneo. Buscando debater esse assunto tão recorrente na atualidade, na tarde do dia 29 de setembro o GRIMM (Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante) recebeu pela primeira vez, na EFOMM, alunos militares e civis.

Primeiro dia

Para dar início, alunos da EFOMM, CN, EN, UFF, UVA, IBMEC e cadetes da AMAN se reuniram no salão nobre do GVREFOMM (Grêmio de Vela e Remo da EFOMM) para ouvir as palavras do comandante do CIAGA, CA Vanley Monteiro Soares.

Em seu discurso, ressaltou como aspectos políticos, religiosos e de assistência social são decisivos quando a questão é migração. Além disso, considerou a importância de se cultivar o debate e multiplicar a iniciativa.

O advogado e professor de Direito Marítimo, Marcelo Neves, deu continuidade a cerimônia de abertura. Em sua palestra, relembrou quando de fato se deu o início do movimento migratório no Mediterrâneo, com a Primavera Árabe.

Abordou também assuntos relacionados à Guerra Civil na Síria e Direito Humanitário. Ressaltou, ainda, algumas operações de salvamento de imigrantes e controle das fronteiras marítimas, como a Mare Nostrum e Triton.

Os envolvidos reunidos para definir as regras da simulação. (Foto: Al. Paula Carvalho/ Jornal Pelicano)

Ao final do dia, os participantes se reuniram a fim de discutir e definir as regras a serem seguidas no decorrer da simulação, e, em seguida, os envolvidos assumiram suas funções no debate.

Segundo dia

Com um delicioso café da manhã, os componentes se reuniram mais uma vez para dar início à simulação.

O advogado e professor de Direito Marítimo, Marcelo Neves, ministra palestra durante o segundo dia de simulação. (Foto: Al. Paula Carvalho/ Jornal Pelicano)

Dentre diversos temas, os assuntos mais debatidos abordavam o motivo pelo qual os povos deixavam seus países, como a travessia era feita e a política das outras nações para receberem os refugiados.

Ao final da noite, todo corpo presente se reuniu para um coquetel, onde puderam conversar mais à vontade sobre as problemáticas da sociedade moderna, além de poderem deliciar um maravilhoso lanche.

Último dia

Terceiro dia, encerramento. Com todos os assuntos postos em pauta e em debate, o grupo se despediu da sua primeira SiMerc. A questão principal foi a criação da Operação Mare Nostrum 2.0, que não seguiria apenas os moldes da primeira, como inovaria quanto às soluções para a migração dos povos.

O GRIMM agradece a presença e participação de todos!

Confira as demais fotos da simulação clicando na foto abaixo.

I SiMerc