No final de semana dentre os dias 26 e 28 de agosto, 136 alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), representando o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), viajaram até Campinas, em São Paulo, para disputarem com os alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) a primeira edição de jogos desportivos dentre essas organizações militares dos Poderes Marítimo e Terrestre brasileiros. Batizada de MercaEx, uma junção das palavras “mercante” e “exército”, a competiçao contou com a presença dos Exmos. Srs. Comandantes do CIAGA e EsPCEx, além de familiares e amigos dos atletas competidores.

No dia 26 de agosto foi realizado na cidade de Campinas o primeiro jogo da competição MercaEX, contra a equipe da EsPCEx, abrindo mais uma competição entre escolas militares. Os alunos a EFOMM chegaram na cidade no final da tarde para disputar a competição. O basquete, diferente das outras competições, abriria os jogos naquele mesmo dia as 1900. Hora do jogo! Com a presença dos comandantes das duas escolas e as duas torcidas, a noite prometia receber mais uma bela partida de basquete.

Aquecimento para a partida inclui arremessos de três pontos. (Foto: Al. Sebastian / Jornal Pelicano)
Aquecimento para a partida inclui arremessos de três pontos. (Foto: Al. Sebastian / Jornal Pelicano)

1º Quarto

Logo no início as duas equipes se mostravam muito empolgadas para o jogo. Lance livre logo no começo para a equipe dos mercantes que foi convertido com êxito. As torcidas tambem realizavam um show a parte deixando a noite bastante animada.

Placar parcial 19×10 para a equipe dos mercantes com 1 falta para a EFOMM e 3 para a equipe da EsPCEx.

2º Quarto

Equipe do Exército volta mais esperta e ágil para o 2º quarto. Equipe da EFOMM mantendo a liderança no placar e mantendo o ritmo de jogo consegue manter o placar e fechar em 27×18 com 2 faltas para cada time.

3º Quarto

Começou com os times renovados para o começo da segunda metade da partida. A equipe da EFOMM diminui o ritmo perto do final do quarto e o placar aperta para o time dos mercantes. A equipe do exército aproveita as brechas e chega perto, final do quarto em 33×30 para a EFOMM com 5 faltas para a EsPCEx e 3 para a EFOMM.

4º Quarto

Treinador da equipe, Prof. Carlos, recebe os cumprimentos do técnico da EsPCEx. (Foto: Al. Sebastian / Jornal Pelicano)
Treinador da equipe, Prof. Carlos, recebe os cumprimentos do técnico da EsPCEx. (Foto: Al. Sebastian / Jornal Pelicano)

A equipe carioca começa o final da partida com novo fôlego e com mais garra impulsionada pela sua torcida, que aliada com a torcida adversária fechava a noite com um belo espetáculo. Jogo mais folgado no final do quarto deixando espaço para a EFOMM ampliar o placar e fechar a partida em 51×34 abrindo com vitória a primeira competição MercaEx.

Clique na imagem abaixo para ver todas as fotos do Basquete e todos os momentos da MercaEx:

AL036-20160826JP