Desde 1971, o CIAGA tem a nobre missão de abrigar a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. Com o escopo de formar, aperfeiçoar e atualizar profissionais marítimos, o Centro colabora, de forma substancial para o desenvolvimento da Marinha Mercante brasileira. Ainda assim, o Comando viu a oportunidade de contribuir ainda mais com o país, no cunho social: aderir ao Programa Forças no Esporte, desenvolvido pelo Ministério da Defesa em parceria com as Forças Armadas.

Desde julho, o PROFESP-CIAGA atende à cerca de 100 crianças entre 10 e 17 anos de comunidades próximas como: Acari, Amorim, Cordovil, Maré e Vila do João. Entretanto, a Abertura Oficial ocorreu em 26 de setembro em cerimônia presidida pelo Cardeal Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro. Além disso, contou com presença da força de trabalho do CIAGA, alunos do PREPOM, agentes da Pastoral do Menor, diretores das escolas públicas vizinhas, membros da arquidiocese do RJ, do Jardim Botânico, da Diretoria de Portos e Costas e das organizações militares em que há o PROFESP;  e claro, as crianças e adolescentes junto de seus familiares.

Veja o vídeo abaixo sobre o Programa e seu trabalho:

Criado em 2003, o Programa trabalha com auxílio da Marinha, Exército e Aeronáutica em prol de jovens carentes oferecendo alimentação, assistência social, médica e odontológica. É uma parceria dos Ministérios do Esporte, da Defesa e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Os beneficiários têm a oportunidade de praticar atividades físicas, recreativas e esportivas nas instituições participantes.

As crianças e adolescentes recebem apoio educacional e pedagógico, instrução sobre a vida de um marinheiro e contribuem com os jardins e CIAGA Verde – programa de sustentabilidade do Centro – o que resulta no incremento de seus valores cívicos e morais. Desta forma, a Marinha e o CIAGA cumprem com seu papel social nos bairros próximos.

Após o Cerimonial à Bandeira, os participantes receberam a camisa do Programa e logo em seguida ocorreu o desfile militar dos alunos da EFOMM e alunos do PROFESP-CIAGA homenageando o Cardeal Dom Orani Tempesta. Todos os presentes puderam se emocionar com a alegria e vibração dos jovens por fazerem parte deste Projeto Social.

Para ver as fotos do evento clique na imagem abaixo:

Abertura PROFESP - 26/09