No dia 29 de Agosto de 2016, realizou-se no pátio da bandeira do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a cerimônia de passagem de função de Comandante do Corpo de Alunos (ComCA) da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), assumido o cargo, o Capitão de Fragata Rodrigo Reis Bittencourt.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=dZ2Hh7kVPE4]

A solenidade, iniciada às 1500, foi presidida pelo Exmo. Sr. Contra Almirante Gilberto Cezar Lourenço, Comandante do CIAGA e selou a despedida do CF Gilmar Cavalcanti das Neves, da função de ComCA da EFOMM. Este cargo foi exercido por ele durante um ano, sete meses e dezesseis dias. Em seguida, foi lida pelo CA Lourenço, a Ordem de Serviço de Passagem e Assunção de Cargo, na qual, foram destacados o empenho e o comprometimento na realização das tarefas inerentes ao Corpo de Alunos, do Comandante Gilmar, responsável pela reativação e criação de diversas competições esportivas, como a MercNavMercAer. e MercaEx.

Posteriormente, o CF Gilmar fez a sua última alocução aos alunos e à tripulação do CIAGA, onde agradeceu aos seus oficiais, praças e professores que sempre o auxiliaram nas realizações de tarefas, bem como os seus superiores, que sempre o ajudaram e o trataram de forma cortês e amistosa – em especial, ao Almirante Lourenço, pela maneira companheira e amiga, que sempre o delegou, nunca lhe faltando nos momentos de dificuldade. Por fim, falou em especial ao Corpo de Alunos:

Não há ninguém que goste mais do Corpo de Alunos que eu…pode haver igual, porém não mais que eu. Sei que não agradei a todos, mas sempre fiz tudo em prol do bem de vocês. Tenham em mim um amigo!”

E prosseguiu:

“Desejo que todos tenham êxito em terminar o curso, se sintam realizados com a carreira que abraçaram, assim como eu me sinto agora. Boa sorte a todos, vocês me fizeram muito feliz!”

Desejo que todos tenham êxito em terminar o curso, se sintam realizados com a carreira que abraçaram, assim como eu me sinto agora.

Em seguida, o comandante do CIAGA, deu posse ao CF Rodrigo, novo ComCA da EFOMM, que em sua alocução inicial agradeceu à Marinha do Brasil pela oportunidade de assumir este nobre cargo, e também reservou algumas palavras aos alunos da EFOMM:

“Eu quero manifestar a minha alegria, aos senhores e senhoras, de estar assumindo o cargo de ComCA. Estou ciente do grande desafio, e da grande responsabilidade que o cargo me impõe. Mas afirmo que poderão contar com toda a minha dedicação, e disponibilidade para contribuir na formação profissional e militar dos senhores. Contem comigo!”

Afirmo que poderão contar com toda a minha dedicação, e disponibilidade para contribuir na formação profissional e militar dos senhores.

A cerimônia foi encerrada, após o desfile do Corpo de Alunos, em continência ao Ilmo. Sr. Comandante Rodrigo.

Confira abaixo fotos da cerimônia de passagem do cargo de ComCA da EFOMM clicando na foto:

Passagem de comando do Corpo de Alunos
(Foto: Al. Ingrid Ferreira / Jornal Pelicano)
COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica. Vice-Presidente do Jornal Pelicano e Presidente do Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante durante o ano de 2018.