Cerimônia abre o Ano Esportivo 2016 do Calendário da EFOMM. (Montagem: Jornal Pelicano)

Na tarde de quinta-feira, dia 23 de fevereiro, ocorreu, no Campo de Esportes do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a Abertura do Ano Esportivo da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CAlte Gilberto Cezar Lourenço presidiu a cerimônia acompanhado pelos Ilmos. Srs. Comandante do Corpo de Alunos (ComCA) e Imediato do Corpo de Alunos (ImCa). Acompanharam também ao evento, os oficiais do ComCA, os mestres e professores de educação física e os três anos escolares.

Tendo início com um breve discurso do Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, o Ano Esportivo foi marcado pela corrida de todo Corpo de Alunos pelo Centro de Instrução, e em seguida um momento interativo de alongamento e descontração.

Alunos dos três anos escolares em corrida pelo CIAGA na Abertura do Ano Esportivo 2016. (Foto: Al. Nascimento/ Jornal Pelicano)
Alunos dos três anos escolares em corrida pelo CIAGA na Abertura do Ano Esportivo 2016. (Foto: Al. Nascimento/ Jornal Pelicano)

Após o discurso do Exmo. Sr. Comandante, o Adaptador Aluno Lisboa, acompanhado pelos alunos Guerra, Lapa, Carolina Santana, Isabella Vieira do terceiro ano, e Carlos Souza , aluno estrangeiro do segundo ano, carregou a tocha olímpica e acendeu a Pira Olímpica com o Fogo Simbólico para oficializar o início do Calendário Esportivo de 2016.

Este ano, os alunos e alunas da EFOMM e a tripulação do CIAGA participarão de diversas competições. Dentre elas, as principais previstas no calendário são: 44ª Regata a vela do Poder Marítimo, XVII Regata a Remo, EFOMM x EPCAR, MERCNAV e EFOMM x ESPCEX

Grupamento de alunos encarregado de acender a Pira Olímpica. (Foto: Al.Nascimento/ Jornal Pelicano)
Grupamento de alunos encarregado de acender a Pira Olímpica. (Foto: Al.Nascimento/ Jornal Pelicano)

A rotina do aluno da EFOMM é composta por cerca de 2 horas diárias de Treinamento Físico Militar (TFM), sob a orientação de professores capacitados que conduzem cada equipe. O Comandante do CIAGA ressaltou em seu discurso a importância da prática da atividade física na vida do marítimo, e o quanto é importante para o Corpo de Alunos o envolvimento com essas atividades.

Confira nossa galeria de fotos do evento:

NSIMG_8466co
(Fotos: Al. Natália e Nascimento / Jornal Pelicano)