Mais uma manhã no CIAGA e os candidatos da Adaptação 2016 acordarem energizados para outro dia de aprendizado na quarta e última etapa do PSEFOMM 2016. O café reforçado foi servido após a inspeção matinal de uniformes e os candidatos saíram do rancho bem alimentados e preparados para o dia que se iniciava.

Manhã

Diferente dos dias anteriores, todas as turmas realizaram o mesmo tipo de atividade hoje. Da Alfa até a Hotel, todas passaram por uma verificação de arrumação de camarotes e tiveram um tempo para resolver pendências como terminar de preencher fichas cadastrais.

Candidatos cumprem toques de corneta (Foto: Nunes Alves / Jornal Pelicano)
Candidatos cumprem toques de corneta (Foto: Nunes Alves / Jornal Pelicano)

Com um intervalo para beber água, os candidatos foram direcionados para a Alameda Alegrete a fim de receber sua primeira instrução de Ordem Unida com toques de corneta.

A instrução durou até a hora do almoço, mas com um intervalo para lanche.

Tarde

À tarde, todos se reuniram nas salas de aula a fim de receber uma instrução de Hinos e Canções, saindo delas na hora da Parada Escolar.

NU110-20160114JP
Candidatos realizam TFM (Foto: Isabella Moura / Jornal Pelicano)

Antes da janta, o candidatos tiveram uma palestra sobre a carreira mercante, ministrada pelo Capitão de Longo Curso (CLC) Raildo Viana, Gerente Setorial da Inspetoria Geral da Transpetro. A brilhante palestra motivou ainda mais os candidatos, insuflando neles o amor pela escola e pelas tradições mercantes, essenciais para cursar os três anos de EFOMM.

O primeiro Treinamento Físico Militar (TFM) com todas as turmas juntas ocorreu logo em seguida, terminando com um lanche e um período para banho e troca e uniformes.

(Foto: Renata / Jornal Pelicano)
Candidatos assistem à palestra (Foto: Renata / Jornal Pelicano)

A refeição após a palestra revigorou os ânimos dos candidatos, que participaram em seguida do Cerimonial à Bandeira. A cerimônia de arriamento da bandeira nacional foi sucedida por uma aula, ministrada pelos Adaptadores-Alunos em sala de aula, a respeito do Nossa Voga, manual criado por alunos que explica as principais normas e procedimentos a serem seguidos no CIAGA. A aula foi parada apenas para que os adaptandos ceassem e retomada logo em seguida.

Noite

As atividades noturnas foram então encerradas para que os candidatos pudessem ir descansar e se preparar para o próximo dia.

Candidatos convocados da reserva

4dia
(Imagem: Jornal Pelicano)

Clique na foto abaixo para ver as fotos de hoje e continue acompanhando, diariamente, a rotina da Adaptação 2016!

IO027-20100101JP
(Fotos: Als. Nunes Alves, Thais Dias, Isabella Moura e Renata / Jornal Pelicano)

COMPARTILHAR
Aluno do terceiro ano de Náutica, atualmente é o Vice-Presidente do Jornal Pelicano.