Na tarde do dia 10 de agosto, segunda-feira, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) celebrou o Dia Nacional do Equador, data que visa homenagear o país sul-americano e seus representantes na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O Equador comemora sua independência no dia 10 de agosto

Presidiu a Cerimônia o Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CAlte Gilberto Cezar Lourenço acompanhado pelo Ilmo. Sr. Comandante do Corpo de Alunos, CF Gilmar e demais oficiais da EFOMM e CIAGA. O Corpo de Alunos da EFOMM compôs a formatura.

Devidamente autorizado pelo Comandante do CIAGA, o Al. Vasconcellos, vogal da Cerimônia, convidou o único aluno equatoriano atualmente na Escola, Al. Sebastian, do 1º ano, a falar sobre seu país de origem. Em um breve texto, Sebastian deu informações sobre o idioma, geografia, política, biodiversidade e cultura de seu país.

MD001-20150810-152221CIAGA
Aluno equatoriano Sebastian posa para foto. (Foto: ComSoc CIAGA)

Segundo ele, o movimento de independência equatoriano teve início no dia 10 de agosto de 1809 e levou 21 anos para ser finalizado. razão pela qual o CIAGA escolheu a data para comemorar o Dia Nacional do Equador.

O evento teve prosseguimento com a homenagem maior, o hasteamento do pavilhão nacional equatoriano no mastro principal do Centro, enquanto era executado o Hino Nacional equatoriano na íntegra, cantado pelo Al. Sebastian. A bandeira permaneceu hasteada até o pôr do sol do dia seguinte.

Ao fim da execução o Comandante do CIAGA cumprimentou os alunos Levi – que hasteou a bandeira – e Sebastian, e discursou brevemente onde parabenizou o aluno equatoriano, lembrou as semelhanças entre a cultura e os povos equatoriano e brasileiro, e desejou longevidade e prosperidade aos nossos “hermanos” equatorianos e à relação entre os países.

Comandante do CIAGA cumprimenta alunos no cerimonial. (Foto: ComSoc CIAGA)
Comandante do CIAGA cumprimenta alunos no cerimonial. (Foto: ComSoc CIAGA)

Depois da celebração, Sebastian declarou que tal ocasião se fazia muito importante, pois “relembra as origens, família, amigos e costumes praticados no Equador. Traz à memória toda a trajetória feita até chegar aqui no Brasil. É de certa forma triste por ressaltar a distância de casa, mas injeta ânimo e motiva a estudar mais e buscar exaltar o nome do Equador. Também mostra que o estrangeiro tem dificuldades, mas como todos os outros alunos, e isso é
importante para quebrar preconceitos.” Para finalizar, agradeceu a todos da EFOMM e aos brasileiros que prestaram a homenagem.

O governo brasileiro busca estreitar as relações internacionais com nações em destaque ou potencial no setor mercante. Todo ano são disponibilizadas vagas para estrangeiros de nações amigas. Ao longo da sua história, a EFOMM já formou diversos oficiais de países da América do Sul e África. Atualmente, além do Equador, estudam na Escola alunos de Cabo Verde e Bolívia, que também tiveram suas datas comemorativas.