Na quinta feira 02/03/2023 alunos do primeiro ano da EFOMM saíram de suas rotinas diárias para uma visitação ao Museu Naval e no local participaram da abertura do ano cultural da Marinha 2023.

Ao chegarem se direcionaram para o auditório no qual a cerimônia de abertura, com 133 pessoas presentes, foi iniciada e importantes anúncios foram feitos. Sendo um desses anúncios a reabertura da Ilha Fiscal, localizada no Rio de Janeiro, após passar por obras de recuperação estrutural, conservação e restauração, por aproximadamente um ano.

Além do público apreciar novamente as exposições na Ilha, poderão visitar também a Galeota Dom João VI, depois de quase uma decada longe do público.

Outro importante anuncio foi o lançamento de dois projetos editoriais durante a cerimônia. O primeiro é um e-book do livro Voga, organizado pelo Comando da Marinha, sintetizando conhecimentos e experiências de ilustres Comandantes.

A obra já está disponível nas principais plataformas de livros digitais com o objetivo de aprimorar a capacitação do pessoal da Marinha . O segundo projeto é uma edição especial da revista científica Navigator, com os principais artigos já publicados nela sobre a temática da Independência do Brasil. A Navigator é especializada em artigos sobre história marítima e naval, arqueologia subaquática e áreas afins.

Após a cerimônia, a turma do primeiro ano teve a oportunidade de escutar as experiências e conhecimentos enriquecedores do Almirante de Esquadra Marcelo Franscisco Campos, Secretário-Geral da Marinha.

Assim como também puderam ouvir conselhos e palavras de encorajamento, essenciais para a formação dos recém integrados alunos, do Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva, Comandante do CIAGA.

Em seguida os alunos foram capazes de apreciar as históricas exposições do Museu Naval.