Os atletas da equipe de xadrez da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) compareceram à Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II (ABMDPII), nessa segunda, dia 27 de julho para participar de um torneio do esporte promovido entre os cadetes daquela instituição e aspirantes da Escola Naval (EN).

O evento é inédito e foi organizado pelo cadete do 3º ano da ABMDPII, Josué, encarregado da equipe de xadrez da Academia, com o intuito de aproximar as equipes das três instituições. Para o cadete do 3º ano, Diego Carelli, o torneio vale para os atletas se conhecerem. Ele, também, acredita que esse estreitamento de laços abre oportunidades para eventos semelhantes, no futuro e que esse é um importante legado.

Nova equipe da EFOMM

Para os atletas da EFOMM, o torneio marcou a primeira competição externa que a Equipe de Xadrez participou. O grupo que, atualmente, é composto por 16 alunos, foi criado no final de 2014 pelo atual Diretor Esportivo da Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM), Al. Xavier. Em outubro, a SAMM organizou um torneio interno que foi muito bem recebido. “O Al. Arruda, que se encontra no 2º ano, venceu a competição e vem se empenhando junto comigo para formalizar a equipe, desde então”. Em março, eles chegaram a participar de um amistoso ocorrido na ABMDPII.

Equipe de Xadrez da EFOMM no I Torneio de Xadrez ABMDPII-EFOMM-EN (Imagem: Jornal Pelicano)
Equipe de Xadrez da EFOMM no I Torneio de Xadrez ABMDPII-EFOMM-EN (Imagem: Jornal Pelicano)

Arruda, capitão da delegação, afirmou que o grupo se preparou para o torneio. “Nas últimas duas semanas, nós vínhamos fazendo amistosos entre os próprios alunos para selecionar os melhores a participar”, declarou.

O torneio

As partidas, organizadas e arbitradas pelo professor da equipe dos bombeiros, Luiz Loureiro, ocorreram de acordo com o regulamento da Federação Internacional de Xadrez, FIDE, com algumas adaptações para conferir maior agilidade, já que o tempo era limitado. Cada equipe tinha 6 atletas titulares e, caso necessário, 2 reservas à disposição. O torneio era composto por 3 rodadas, cujas partidas eram travadas entre os titulares de 2 equipes escolhidas por sorteio. Cada jogador tinha um tempo de 18 minutos para terminar o jogo. A primeira rodada teve início às 17h50min e foi disputada entre a equipe da casa, ABMDPII e a EFOMM. A segunda entre EN e EFOMM e, a última, ABMDPII e EN.

Atletas de xadrez a Academia de Bombeiro e EN disputam no I Torneio de Xadrez ABMDPII-EFOMM-EN. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)
Atletas de xadrez a Academia de Bombeiro e EN disputam no I Torneio de Xadrez ABMDPII-EFOMM-EN. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)

Primeira Rodada: ABMDPII-EFOMM

A rodada inicial terminou com a equipe mercante invicta, com 1 empate e 5 vitórias. A primeira partida a terminar foi a do Al. Salvador (2º Ano) contra o chefe da equipe dos bombeiros, o Cadete do 3º ano Josué Marques. Logo depois o aluno Sobrinho (1º Ano) venceu o Cadete Gabriel Oliveira e o Al. Gabriel Ribeiro (2º Ano), o Cadete Moreira Neto. O Al. Anselmo do 2º Ano derrotou o Cadete Diego Carelli e o Al. Thiago Aguiar (1º Ano), venceu o Cadete Silva.

Dupla se cumprimenta após empate emocionante. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)
Dupla se cumprimenta após empate emocionante. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)

 

A partida entre o Capitão Arruda e o Cadete do 1º Ano Patrick Santana foi até os últimos segundos de tempo, com jogadas alucinantemente rápidas, tirando aplausos de todos os presentes. Ambos terminaram somente com seus reis no tabuleiro, o que se qualifica como empate. Infelizmente, Arruda não conseguiu repetir a vitória do último amistoso contra a ABMDPII, em março, mas a equipe recebeu as congratulações do professor da Academia, dizendo que ela melhorou muito, em pouco tempo.

Segunda Rodada: EN-EFOMM

Nessa rodada, a EFOMM foi superada em quatro vitórias a duas pela equipe naval. Venceram os alunos Sobrinho e Thiago Aguiar contra os Aspirantes Fucks e Damasceno, respectivamente. Arruda, Anselmo, Salvador e Gabriel Ribeiro foram derrotados contra os respectivos adversários: Aspirantes Luiz Sousa, Ivan, Braz e Souza Alves. A Escola Naval também levou como reserva os aspirantes Douglas e Jhonatan Ribeiro.

Equipe da EN enfrenta equipe da EFOMM. (Foto: Al. Yuri / Jornal Pelicano)
Equipe da EN enfrenta equipe da EFOMM. (Foto: Al. Yuri / Jornal Pelicano)

 

“Tanto a Escola Naval quanto o Colégio Naval possuem um Grêmio de Xadrez formado”, afirmou o aspirante Douglas. Segundo ele, 3 dos aspirantes que competiram já faziam parte dele desde o 1º ano de Colégio Naval. “Nós temos o material, a sala e um ótimo mestre a disposição e temos, ainda, em torno de 30 membros no Grêmio.”

Terceira Rodada: ABMDPII-EN

Para as últimas partidas, a equipe da ABMDPII resolveu usar um dos seus reservas, o Cadete Pereira. O outro reserva, que não jogou, foi o Cadete Fábio Stogmuller. A equipe da Escola Naval venceu todos os confrontos. Os jogos foram entre o Cadete Patrick Santana e o Aspirante Luiz Sousa, Silva e Damasceno, Diego Carelli e Ivan, Josué Marques e Braz, Gabriel Oliveira e Fucks e Pereira e Souza Alves.

Atletas da ABMDPII premiam adversários da EN. (Imagem: Jornal Pelicano)
Atletas da ABMDPII premiam adversários da EN. (Imagem: Jornal Pelicano)

Cheque-Mate

Levando em conta o objetivo de cada uma das academias o torneio foi um sucesso. Nas palavras do Al. Arruda: “O objetivo para nós aqui era conhecer um pouco mais sobre o Grêmio, sobre as aulas, os professores, para podermos levar isso para a EFOMM.” Além disso, segundo ele, foi uma ótima oportunidade para a equipe se preparar para competir contra o Colégio Naval, nos XXXV Jogos Esportivos EFOMM-CN (Merc-Nav), que acontece nos dias 7, 8 e 9 de agosto, após anos sem ser realizado.

Equipes de xadrez ABMDPII-EFOMM-EN posam para foto. (Foto: AL. Alessandro / jornal Pelicano)
Equipes de xadrez ABMDPII-EFOMM-EN posam para foto. (Foto: AL. Alessandro / jornal Pelicano)

 

No encerramento, o Cadete Josué disse:

Só de propagar a imagem do xadrez entre as três academias de maneira leal e honrada valeu muito a pena. É realmente uma alegria recebe-los porque o que fica de tudo isso é a amizade entre nós. Amizade essa que espero que perdure até depois de formados

 

Em nome do Corpo de Alunos da EFOMM, o Jornal Pelicano agradece pela oportunidade e convida tanto os Cadetes da ABMPDII quanto os Aspirantes da EN para mais eventos de integração como esse.

Confira mais imagens do evento clicando neste link.

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica, foi coordenador geral do Jornal Pelicano no ano de 2016.