O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) divulgou, na noite dessa sexta-feira, o Edital Simplificado e o Calendário de Eventos do Processo Seletivo de Admissão às Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). As informações foram divulgadas no site do órgão da Marinha do Brasil responsável pelo concurso.

O concurso desse ano disponibilizará 230 vagas para o CIAGA, na cidade do Rio de Janeiro, e 165 para o Centro e Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém do Pará.

O Período de Inscrição começa já no dia 22 desse mês e vai até o dia 18 de junho. As inscrições devem ser realizadas através do site oficial do certame.

Para se inscrever é preciso cumprir alguns requisitos como:

  • Ser brasileiro
  • Ter de 17 a 23 anos de idade, em 1 de fevereiro de 2016
  • Se homem com mais de 18 anos, possuir Certificado de Alistamento Militar e/ou Dispensa de Incorporação
  • Ter CPF e documento de identidade válidos

A taxa de inscrição no concurso é de R$50,00. Nenhuma informação sobre isenção de pagamento foi disponibilizada.

Segundo o Calendário de Eventos divulgado, a 1ª Etapa, de Exame de Conhecimentos, acontecerá nos dias 25 e 26 de julho. No dia 25, 1º dia de provas, se aplicarão os exames de Português, Redação e Inglês e, no dia 26, 2º dia de provas, os de Matemática e Física.

Veja EFOMM 2016: DPC altera Calendário do concurso 

A convocação para a 2ª Etapa, de Seleção Psicofísica, dos aprovados na Etapa de Exame de Conhecimentos, deverá ocorrer a partir do dia 1 de setembro. A Etapa de Seleção Psicofísica está prevista para acontecer entre 30 de setembro e 30 de outubro.

Já a convocação para a 3ª Etapa, de Teste de Suficiência Física (TSF), será feita a partir do dia 19 de novembro. O TSF deverá ser aplicado entre os dias 25 de novembro e 11 de dezembro. Finalmente, a convocação para a última etapa do concurso, o Período de Adaptação, deverá acontecer a partir do dia 17 de dezembro, para os aprovados nas etapas anteriores. A adaptação acontecerá do dia 11 a 31 de janeiro de 2016.

 

O Jornal Pelicano fará o acompanhamento de todo o processo seletivo, desde a divulgação do Edital ao último dia do Período de Adaptação. O meio oficial de divulgação de comunicados e informações a respeito do P/S EFOMM 2016 é o site do CIAGA.

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.