Nesse último domingo, dia 17 de maio, 8 alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) participaram do XXI RAID Naval, na cidade de Arraial do Cabo, Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. O evento foi organizado pelo Grêmio 1808 da Escola Naval e contou com o apoio da Prefeitura de Arraial do Cabo.

A EFOMM competiu com 2 duplas femininas e 2 masculinas. Nesse ano, uma maior quantidade de vagas foi disponibilizada para os alunos da EFOMM. Em fevereiro, uma reunião entre as diretorias das Sociedades Acadêmicas da Marinha Mercante (SAMM) e Phoenix Naval (SAPN) decidiu promover uma maior aproximação entre o Corpo de Aspirantes e Alunos das 2 escolas da Marinha do Brasil, inclusive, no âmbito esportivo.

Leia também Sociedades Acadêmicas da EFOMM e EN firmam parceria

Duplas masculinas e femininas de atletas da EFOMM posam para fotos na Escola Naval. (Foto: Ten Daniel Pereira / Jornal Pelicano)
Duplas masculinas e femininas de atletas da EFOMM posam para fotos na Escola Naval. (Foto: Jornal Pelicano)

Representaram a EFOMM as atletas Carolina Santana e Isabela Vieira (2º ano), Ana Luiza e Luana Veloso (3º ano), Ivituhy e Guerra (3º ano e 2º ano, respectivamente) e Paulo Ribeiro e Mignot (2º ano).

A competição já é tradicional no meio militar, contando, principalmente, com a participação de escolas da Marinha do Brasil, como o CIAW e EFOMM. Nesse ano, foi adotado um circuito que envolvia 5 modalidades esportivas diferentes: natação, corrida cross, orientação, canoagem e cross fit. Tudo isso visava testar tanto a aptidão física, quanto o aspecto psicológico.

Mar de entrada

No deslocamento do Rio para Arraial do Cabo, a parte masculina dos atletas precisou enfrentar o forte enjoo provocado pelo balanço de uma pequena embarcação da Marinha do Brasil. Dessa vez, diferentemente dos anos anteriores, o translado até o local do evento fora feito de aviso, por mar, que estava bastante agitado. Já a parte feminina dos atletas, veio por terra, numa viatura especial. Ao chegarem, os competidores precisavam armar a própria barraca de camping, num local próximo à praia mesmo, antes de poderem descansar para a maratona do dia seguinte.

Competidores montam barraca antes da competição. (Foto: Al. Carolina Santana / Jornal Pelicano)
Competidores em barraca antes da competição. (Foto: Al. Carolina Santana / Jornal Pelicano)

Às 0530 da manhã, pontualmente, tocou-se a alvorada e todos foram acordados com uma música bem alta para tomar um café da manhã reforçado. Às 0700, deu-se início a um alongamento conjunto de todos os atletas, na beira da praia, para evitar quaisquer tipo de lesões. Esse era o último preparativo antes do início das provas.

Os cincos desafios

A primeira etapa da competição começou com 1,5km de natação, para os homens, e 1km, para as mulheres, partindo da praia, seguindo mar adentro até boias de marcação e retornando. Em seguida, imediatamente, os atletas emendavam a 2ª etapa, de corrida cross, que incluía trechos de pista em paralelepípedo, escadas e pista de chão. A parte feminina tinha 3,5km. Já os atletas masculinos seguiam por um caminho diferente, que totalizava 6km de distância.

Atleta Ivituhy retorna de etapa de natação no XXI Raid Naval. (Foto: Ten. Daniel Pereira / Jornal Pelicano)
Atleta Ivituhy retorna de etapa de natação no XXI Raid Naval. (Foto: Ten. Daniel Pereira / Jornal Pelicano)

Terminada essa etapa, dava-se início à corrida orientada, 3ª prova do circuito, com 1,8km, no percurso feminino, e 2,2km, no masculino. Os atletas, em geral, consideraram essa a parte mais difícil, porque exigia atenção máxima do competidor na persecução da ordem correta dos pontos, além de tê-los que achar no meio de uma mata fechada. Apesar disso, muitos admiravam a bela paisagem que esse trecho específico proprocionava.

Dupla de alunas Carolina Santana e Isabela Vieira retornam da etapa de canoagem. (Foto: Ten. Daniel Pereira / Jornal Pelicano)
Dupla de alunas Carolina Santana e Isabela Vieira retornam da etapa de canoagem. (Foto: Ten. Daniel Pereira / Jornal Pelicano)

Para retornar à praia e dar início à 4ª etapa da competição, todos os atletas tinham que percorrer de volta o trajeto feminino feito na corrida cross. Isso finalizava, ao todo, 7km de corrida para as mulheres e 9,5km, para os homens, na competição. Chegando lá, as duplas adentravam às canoas para iniciar um percurso de 3,5km no mar. Alguns atletas consideraram essa a parte mais difícil, porque ventava bastante e o bote era inflável, o que dificultava a remada.

Dupla de alunos Ivituhy e Guerra competem no cross fit. (Foto: Ten. Daniel Pereira / Jornal Pelicano)
Dupla de alunos Ivituhy e Guerra competem no cross fit. (Foto: Ten. Daniel Pereira / Jornal Pelicano)

A 5ª e última etapa da competição – mas não a menos difícil – foi a prova de cross fit. Ela incluiu 4 exercícios diferentes, que deviam ser executados continuamente: carrinho de mão, transporte de feridos, passada com anilha e ‘sugadão’ com obstáculo.

Resultados

Os resultados foram bem satisfatórios para a comitiva escolar de atletas da EFOMM. O destaque, na categoria feminina, vai para as alunas Isabela Vieira e Carolina Santana que conquistaram, pela 2ª vez seguida. a 1ª colocação, com um tempo total de 3 horas e 28 minutos. No ano passado, elas obtiveram o mesmo expressivo resultado, num circuito diferente, com um tempo total de 2 horas e 20 minutos. Em seguida, se destacou a dupla composta pelas alunas Luana Veloso e Ana Luiza, alcançando o 4º lugar.

Leia também Alunas da EFOMM vencem XX Raid Naval

Duplas de alunos da EFOMM posam para foto após competição. (Foto: Ten. Daniel Pereira / Jornal Pelicano)
Duplas de alunos da EFOMM posam para foto após competição. (Foto: Ten. Daniel Pereira / Jornal Pelicano)

Já na categoria masculina, os melhores resultados foram alcançados pela dupla de alunos Ivituhy e Guerra, que conquistaram o 4º lugar. Nesse ano, ao todo, 29 duplas participaram da competição, sendo 5 delas femininas.

Confira mais fotos da competição clicando aqui ou na imagem abaixo:

Competidores do XXI Raid Naval e Comandante da Escola naval posam para foto. (Foto: Ten. Daniel Pereira / Jornal Pelicano)
Competidores do XXI Raid Naval e Comandante da Escola Naval posam para foto. (Foto: Ten. Daniel Pereira / Jornal Pelicano)