A gestão da Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM) do ano de 2015 está executando uma série de projetos de revitalização de espaços de uso comum do Corpo de Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Nessa sexta-feira, dia 6 de março, a equipe que coordenou a reforma se reuniu para reinaugurar, oficialmente, a lavanderia.

“O sentimento não poderia ser outro senão o de dever cumprido. Idealizar e ver um projeto concretizado é o que inspira a Equipe da SAMM a não desistir de seus objetivos”, declarou o Presidente da Sociedade Acadêmica, Aluno Paulo Oliveira.

Equipe da SAMM faz a limpeza final da lavanderia antes da inauguração. (Foto: Jornal Pelicano)
Equipe da SAMM faz a limpeza final da lavanderia antes da inauguração. (Foto: Jornal Pelicano)

As obras para revitalização do espaço foram inciadas no dia 11 de dezembro, antes mesmo das comemorações de fim de ano e tinham previsão inicial de término para 5 de janeiro. No entanto, dificuldades estruturais inerentes à idade do prédio, construído nos anos 70, exigências feitas pelo comando da Organização Militar e adequações necessárias que surgiram durante a execução do projeto atrasaram a entrega da obra pela empresa responsável.

Nesse período em que a lavanderia da EFOMM não estava pronta, o Centro de Instrução Alminrante Graça Aranha (CIAGA) disponibilizou a lavanderia de uso exclusivo da tripulação, também, aos residentes. Muitos alunos moradores da cidade do Rio de Janeiro e que retornam todo fim de semana para casa ofereceram, inclusive, apoio aos colegas. Agora, a reinauguração da lavanderia acaba com isso.

SAMM reinaugura a lavanderia para os alunos da EFOMM (Foto: Al. Thais Dias / Jornal Pelicano)
SAMM reinaugura a lavanderia para os alunos da EFOMM (Foto: Al. Thais Dias / Jornal Pelicano)

O espaço foi totalmente reformado para abrigar as novas máquinas de lavar e secar. Foi necessário a reformulação de toda a planta elétrica da sala para suportar a alta tensão dos equipamentos. Além disso, realizaram-se ajustes no escoamento de esgoto e modificações do mobiliário e seu posicionamento para melhor aproveitar a área.

Ao todo, são 12 novos modelos de lavadora e secadora de última geração da Samsung. Elas oferecem uma melhor lavagem e secagem, menor consumo de água, energia e insumos de lavagem e fazem isso de maneira mais rápida. Isso significa que o processo de lavagem de roupa demorará menos e mais pessoas poderão utilizá-las. Além disso, a tecnologia embarcada diminui os custos de manutenção e aumenta a durabilidade dos equipámentos, além de todas as máquinas disporem de garantia para todo esse ano.

Cuidado necessário

A visão da gestão da Sociedade Acadêmica de 2015 é a melhoria do dia-a-dia do aluno da EFOMM. “Nós estamos investindo na Escola”, afirma Paulo Oliveira. Para ele, isso não deve ser apenas ‘uma prioridade da equipe da SAMM, mas de todo o Corpo de Alunos’.

“A organização da lavanderia depende dos próprios alunos” declara, também, a Prefeita, Aluna Nádia. Ela completa, ainda, que todos devem respeitar os horários, manter a limpeza, pedir ajuda ao plantão de serviço, caso não saibam operar os aparelhos e, mesmo, informar à prefeitura ou a qualquer membro da SAMM avarias ou inconformidades que sejam observadas. Cuidar desses equipamentos é valorizar a própria contribuição mensal de cada aluno à SAMM.

A equipe do Jornal Pelicano parabeniza a todos os envolvidos e engajados nessa obra. Integração é o que vale.

 

Confira como ficou a nova lavanderia da EFOMM: