Nessa quinta-feira, dia 26 de fevereiro, ocorreu, no Campo de Esportes do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). a Cerimônia de Abertura do Ano Esportivo da Escola de Formação de Oficias da Marinha Mercante (EFOMM). O Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CAlte Renato Rodrigues de Aguiar Freire presidiu o evento acompanhado pelos Ilmos. Srs. Imediato do CIAGA e Comandante do Corpo de Alunos. Completaram a cerimônia os demais oficiais da EFOMM, professores de educação física e o próprio Corpo de Alunos.

“Mente sã em corpo são.” Com essas palavras o Exmo. Sr. Comandante do CIAGA encerrou seu discurso resumindo os benefícios da prática de esportes.

Oficial-aluno Luís Ferreira carrega a Tocha Olímpica com o Fogo Simbólico. (Imagem: Jornal Pelicano)
Oficial-aluno Luís Ferreira carrega a Tocha Olímpica com o Fogo Simbólico. (Imagem: Jornal Pelicano)

Mais cedo, ao ínício da cerimônia, o Adal Luiz Ferreira, acompanhado pelos tericeiro-anistas Galvão, Mavropoulos, Ana Luiza, Joyce Oliveira e Anna Vieira, conduziu a tocha olímpica e acendeu a Pira Olímpica com o Fogo Simbólico para oficializar o início do Calendário Esportivo de 2015.

Este ano, os alunos e alunas da EFOMM e a tripulação do CIAGA participarão de diversas competições. Dentre os principais jogos externos, estão previstos, no calendário: AFA x EFOMM, em agosto, XVI Regata a Remo, em outubro, e CIAGA x CIABA, em novembro.

Corpo de Alunos desfila em continência ao Comandante do CIAGA. (Foto: AL. Carolina Vieira / Jornal Pelicano)
Corpo de Alunos desfila em continência ao Comandante do CIAGA. (Foto: AL. Carolina Vieira / Jornal Pelicano)

O Comandante do CIAGA discursou, brevemente, demonstrando a importância da prática de atividades físicas. Enfatizou que o espírito de cooperação e a responsabilidade experimentados no esporte são necessários na vida à bordo e determinou “superação” como Palavra de Ordem, para que os alunos sempre tenham como objetivo desafiar os próprios limites.

Este é o principal objetivo dos alunos treinarem diariamente sob orientação dos professores de educação física, manter a tradição vitoriosa da Instituição.

Confira mais imagens da Cerimônia, na galeria a seguir:

Fotografia: Al. Carolina Vieira e Al. Renata Tavares