Na quarta-feira, dia 18 de março, ocorreu na Sala de Estar da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), o terceiro Café com a SAMM do ano com o Ilmo. Sr. Oficial Superior de Máquinas Floriano. O encontro informal é organizado semanalmente pela diretoria extra-classe da Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM) e visa aproximar alunos de profissionais atuantes no meio marítimo.

“Todo profissional deve se reciclar” começou afirmando o OSM Floriano quando questionado sobre sua longa carreira a bordo. Aos 62 anos de idade, ele possui certificações e ampla experiência operando máquinas de grandes potências, mas afirma que, ainda assim, precisa estar atualizado com os progressos da área para manter seu lugar no mercado. “Os quadros mais abaixo estão perdendo espaço em prol do avanço da tecnologia” declarou, acrescentando que esse fenômeno reduz o número de profissionais necessários para a operação da máquina do navio.

OSM Floriano responde questões de alunos no Café com a SAMM. (Foto: Al. Sebastian / Jornal Pelicano)
OSM Floriano responde questões de alunos no Café com a SAMM. (Foto: Al. Sebastian / Jornal Pelicano)

Segundo ele, inevitavelmente, tudo isso faz recair nos ombros dos futuros oficiais da marinha mercante a necessidade de demonstrar mais capacidade e competência. “Devemos amar nosso trabalho e valorizar essa belíssima profissão, com todos seus ônus e bônus” declara ressaltando que a qualidade do trabalho é consequência da paixão que se tem em sua execução.

No ensejo da recente crise político-administrativa, na Petrobras, e a instabilidade que ela tem gerada no meio marítimo e também de rumores de uma possível criação de cursos de mercantes em universidades civis, ele respondeu: “Devemos acalmar as especulações a respeito da empresa”. Ele ressaltou o fenômeno da senoide empregatícia do meio mercante e que “se um profissional fizer por onde, consegue superar qualquer obstáculo”.

Alunos tiram dúvidas sobre a atual situação do mercado de trabalho. (Foto: Al. Sebastian / Jornal Pelicano)
Alunos tiram dúvidas sobre a atual situação do mercado de trabalho. (Foto: Al. Sebastian / Jornal Pelicano)

Ao final do encontro, o OSM ressaltou que mero conhecimento e técnica a bordo não são capazes de realizar os afazeres. “É preciso ter uma base solida de disciplina e hierarquia nos postos de trabalho.” Essas qualidades são amplamente forjadas nos cursos da EFOMM.