Na última sexta, dia 5 de dezembro, foi realizada a Cerimônia de Passagem da Cana do Leme do ano de 2014. O evento é importante para a Escola, porque marca a transição de comando da turma do 3º ano, que se despede, para a do 2º ano, que assume a voga. É feito o comissionamento dos novos Comandante-Aluno (ComAl), Imediato-Aluno (ImAl), Comandantes de Companhias (ComCia) e Comandantes de Pelotão (ComPel).

A cerimônia se iniciou com as honras de recepção ao Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CAlte Renato Rodrigues de Aguiar Freire, que a presidiu. Logo em seguida, o Comandante do CIAGA foi convidado, pela vogal, a realizar a passagem da Cana do Leme das mãos do Comandante-Aluno Saviatto para as do aluno Erick Nanjara, que assumirá esta função, em 2015.

Comandante do CIAGA cumprimenta o novo Comandante-Aluno Erick Nanjara. (Foto: Al. Francesquetto / Jornal Pelicano)
Comandante do CIAGA cumprimenta o novo Comandante-Aluno Erick Nanjara. (Foto: Al. Francesquetto / Jornal Pelicano)

Após isso, realizou-se a passagem do cargo de Imediato-Aluno, da ImAl Joana Paruolo para o aluno Rodrigo Teixeira, feita pelo Ilmo. Sr. Imediato do CIAGA. Simultaneamente, houve a passagem do Comando das Companhias, coordenados pelos Oficiais designados das 6 Companhias da EFOMM. Depois, da Guarda Bandeira, tivemos a passagem do Pavilhão Nacional e do Estandarte do CIAGA, carregados pelos novos ComAl e ImAl, respectivamente.

Na Passagem da Cana do Leme são colocados em evidência os cargos de ofciais-alunos da EFOMM. Se resumem a importância desses cargos na representação do Corpo de Alunos que eles exercem diante do comando da Escola. “Embora requeira muita responsabilidade e dedicação, ser oficial aluno é, acima de tudo, poder representar os interesses dos alunos” afirma o ex-Presidente do Jornal Pelicano, Al. Caíque, que exerceu o cargo de Comandante da 3ª Cia durante o ano de 2014. O OfAl Caíque faz questão de ressaltar, também, que é atribuição do oficial-aluno “lembrá-los de seus deveres na instituição”.

Comandante do CIAGA cumprimenta o novo Imadiato-Aluno Rodrigo Teixeira. (Foto: Al. Francesquetto / Jornal Pelicano)
Comandante do CIAGA cumprimenta o novo Imadiato-Aluno Rodrigo Teixeira. (Foto: Al. Francesquetto / Jornal Pelicano)

O cargo mais alto, que pode ser ocupado dentre os próprios alunos da EFOMM é o de Comandante-Aluno. Ele é exercido, sempre, pelo aluno melhor classificado na Turma que assume a Escola. Durante esse ano, o cargo foi exercido pelo Comandante-Aluno Saviatto. Para ele, a função vai além da simples representação dos alunos junto ao comando. “Ela exige dedicação diuturna, principalmente, no que diz respeito a gestão dos 3 anos escolares.”

Comandante-Aluno Saviatto e Imediato-Aluno Joana Paruolo carregam Pavilhão Nacional e Estandarte do CIAGA pela última vez no cargo. (Foto: Al. Gabriel Alves / Jornal Pelicano)
Comandante-Aluno Saviatto e Imediato-Aluno Joana Paruolo carregam Pavilhão Nacional e Estandarte do CIAGA pela última vez no cargo. (Foto: Al. Gabriel Alves / Jornal Pelicano)

Ao final da cerimônia, o Exmo. Sr. Comandante do CIAGA proferiu algumas palavras explicando o significado da “Cana do Leme” e enfatizando a responsabilidade dos alunos e futuros profissionais, com o passar dos anos:

[quote_box_center]Hoje se encerra com chave de ouro a transição entre turmas do nosso Corpo de Alunos. A cana do leme representa o governo da embarcação e quem a tem, guia seus rumos. É o momento da passagem da condução dos assuntos pertinentes aos alunos a turma do ano seguinte. Dos líderes, espera-se as atitudes mais responsáveis e conscientes, não somente inteligentes. A responsabilidade só aumenta com o passar dos anos, não somente escolares, mas anos de profissão. Muitas turmas se vão, mas a Escola, como instituição fica. Ela independe de cada um, mas sim, de todos. Seus alunos devem orgulhar-se e ser dignos de vestir esta farda branca. Conto com a nova liderança e parabenizo a todos.[/quote_box_center]

Com honras de despedida ao Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, a cerimônia foi encerrada.

 

Confira mais fotos do evento na galeria abaixo:

 
Foto: Al. Gabriel Alves, Al. Francesquetto / Jornal Pelicano / CIAGA