O ser humano tem buscado novas formas de se aperfeiçoar e de se expressar de modo eficaz nas suas ações do dia a dia. Esses esforços se dão no que se refere à comunicação e à passagem de informações no meio em que se encontra inserido, sendo ele marítimo ou de outra face abrangente do uso de comunicação. Nesse contexto destaca-se o Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante (GRIMM), grupo dos alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Conheça mais sobre ele na entrevista realizada com o Diretor de Interação Sociocultural do GRIMM Aluno Coutinho.
O GRÊMIO
O grêmio é um conjunto de alunos preocupados em aperfeiçoar suas capacidades de oratória, presença em público, e ampliar sua visão de mundo quanto à política internacional. Buscam incrementar discussões a respeito dos temas atuais, contribuindo assim para todo o corpo de alunos. É um grêmio tradicional que visa manter a imagem de diplomacia da nossa escola e para além dela.
Tem como responsabilidade organizar discussões e debater assuntos pertinentes à Defesa, Política Estratégica Internacional, Globalização e temas relacionados ao comércio marítimo internacional.
SUA IMPORTÂNCIA
É muito importante na atualidade que nos deparamos. No mundo contemporâneo vem sendo cada vez mais importante ter uma visão dinâmica da economia e relações econômicas internacionais no nosso emprego. Além disso, visamos ter um incremento de capacidades comunicativas, uma vez que passamos muito tempo a bordo de navios e uma boa comunicação é uma soft skill indispensável para os profissionais do futuro. Assim sendo, buscamos capacitar os alunos(as) nesses ramos da comunicação, contribuindo para formação de profissionais mais engajados com as questões políticas internacionais e a realidade que encontrarão no decorrer do exercício de sua profissão.
ATIVIDADES
No grêmio promovemos debates entre os participantes e fazemos simulações geopolíticas que se aproximam das discussões da Organização das Nações Unidas, fomentando a visão internacional de conexão entre os países. Nesses eventos, não só debatemos assuntos referentes ao nosso meio profissional, como buscamos ter uma visão mais ampla. Temos também projetos futuros de palestras e visitações a museus, com o objetivo de adicionar mais conteúdos à bagagem dos nossos participantes.