Era 11 de janeiro, e, com o término da rotina de domingo, chegou o sétimo dia de adaptação. Neste dia, os adaptandos da Alfa foram agraciados como sendo a primeira turma de 2021 a embarcar em um navio de guerra. As demais turmas seguiram a bordo do CIAGA.
MANHÃ
Em meio a canções vibrantes e hinos, a entusiasmada turma Alfa se deslocou em direção ao Complexo Naval da Ponta da Armação, onde embarcaram no NHo Cruzeiro do Sul (H-38), navio-hidroceanográfico da Marinha do Brasil.
O Leão do Mar, como é apelidado o navio, em seu passado serviu como navio pesqueiro de alto-mar, navio de pesquisas sísmicas e operou com “Remotely Operated Underwater Vehicles” – Veículos subaquáticos operados remotamente – (ROV). Dessa forma, mesmo que agora seja mantido pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), o Leão ainda possui na sua estrutura e nas suas máquinas características semelhantes às dos navios mercantes.
Após passarem pelo portaló do H-38, os adaptandos foram muito bem recebidos com um “briefing” ministrado pela tripulação e complementado pelo Comandante do Corpo de Alunos da EFOMM, Capitão-de-Fragata Diego Canat Janeiro Fernandes. Nessa reunião, receberam informações a respeito da situação do navio em equipamentos, máquinas, mar e tempo.
As turmas que permaneceram no CIAGA seguiram rotina sem muitas alterações com relação aos outros dias. Realizaram atividades físicas, instruções e ordem unida.
TARDE

Foi conduzida então uma comissão de “quebra-sal” da turma Alfa, o primeiro dia de mar na carreira desses candidatos a alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Essa experiência visou esclarecer dúvidas que facilitarão as decisões futuras desses homens e mulheres que iniciam suas vidas no mar.
Os adaptandos embarcados puderam se familiarizar com a rotina de bordo. Além disso, foram apresentados ao convés, e acompanharam serviços tanto no passadiço como na praça de máquinas. Assim, foi possibilitado o contato com os instrumentos de auxílio à navegação e os principais sistemas do navio.
Já no CIAGA, a turma Bravo iniciou as instruções de ordem unida com toques de corneta.
NOITE
Na Baía de Guanabara, os adaptandos se prepararam para pernoitar no Cruzeiro do Sul, enquanto as turmas Bravo, Charlie e Delta recebiam avisos gerais sobre a rotina do próximo dia.