Criado em 12 de janeiro de 1971, o CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha) sucedeu a EMMRJ (Escola de Marinha Mercante do Rio de Janeiro) na missão de revolucionar o ensino profissional marítimo no Brasil, possuía capacidade inicial para formar 80 oficiais por ano nos cursos de Máquinas, Náutica e Câmara. Com a expansão do comércio marítimo no país e o aumento da frota, foi necessária a capacitação de novos profissionais mercantes. A EMMRJ simbolizou um grande avanço nas condições do ensino profissional marítimo e é exatamente este legado que o CIAGA mantém vivo há cinquenta anos, formando gerações de profissionais marítimos da mais alta competência.

Alunos em treinamento de salvagaurda da vida humana no mar

Com uma infraestrutura tecnológica ímpar e um currículo que segue os padrões da Organização Marítima Internacional (IMO), tornou-se referência internacional no ensino profissional marítimo, recebendo anualmente alunos de nações amigas que atestam seu reconhecimento. Durante a formação, os alunos participam de treinamentos de segurança e salvaguarda na vida no mar, abandono de embarcações como também combate a incêndio.

Aluno operando o simulador no Grêmio de Náutica

O CIAGA desfruta de recursos instrucionais de alta tecnologia, como simuladores de Posicionamento Dinâmico, de Manobra de Navios, Praça de Máquinas, Sistema Global Marítimo de Socorro e Segurança (GMDSS), Radar e de Operações Comerciais Marítimas auxiliando na formação de diversos alunos.

Entretanto, não é somente como centro de instrução de referência que o CIAGA se destaca. Sendo também conhecido pelo incentivo ao esporte, por meio de suas equipes próprias dentro do corpo de alunos da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) e parcerias com clubes de esportes olímpicos e paralímpicos da cidade do Rio de Janeiro. Anualmente o Centro de Instrução promove a Regata CIAGA de Vela e Remo, contando com a participação de equipes militares e civis.

Equipe de Basquete de antigos alunos

Também possui um papel social importante na comunidade ao seu redor, com um extenso histórico de parceria com as escolas públicas vizinhas, consistindo em frequentes visitas ao centro de instrução e programas sociais como o Programa Forças no Esporte (PROFESP), que além de incentivar a prática de esportes fornece apoio pedagógico e educacional a jovens de áreas carentes nas redondezas.

É com orgulho de suas tradições e legados e com foco no futuro que o CIAGA comemora seus cinquenta anos de história. Sempre trabalhando em prol de sua missão maior: Formar o futuro do Brasil no mar.