O CIAGA, Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, organizou com maestria em 06 de outubro de 2018 o IV Torneio de Xadrez, apresentando uma ótima competição para diversas categorias da modalidade.

Participantes

No salão nobre do GVREFOMM (Grêmio de Vela e Remo da EFOMM), fizeram-se presente alunos da EFOMM
(Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante), militares da reserva, enxadristas profissionais e servidores civis. Todavia, devido à véspera das eleições de 2018, um número menor de participantes esteve presente no evento, mas, ainda assim, o torneio manteve seu alto nível de qualidade e competição.

Regras da competição

Antes do início das partidas, o árbitro se dirigiu aos competidores para a leitura das regras da competição, as quais sofreram atualizações consoante aos torneios anteriores, além de informar a conduta que cada competidor deveria ter, caso alguma infração fosse cometida. Nesse ano, a disputa ocorreu conforme o sistema suíço, na modalidade individual, na qual aquele com a maior pontuação leva medalha de ouro.

Sistema de pontuação

A competição foi composta por seis rodadas, tendo cada uma o limite de 20 minutos, com um determinado intervalo entre elas. As duplas eram sorteadas por um sistema de acordo com os pontos que cada um somava na partida anterior, competindo entre si os que tinham resultados semelhantes. Aqueles que ganhassem somariam 1 ponto; quem empatava, 0,5; e derrota, 0. Vencia, a disputa individual, portanto, o que juntasse mais pontos.

A disputa

Reunindo diferentes gerações de enxadristas, o torneio ficou marcado pelo excelente nível dos participantes e com surpresas quanto aos resultados. O destaque durante a competição foi a aluna Isabella Conti, a qual mesmo sendo a mais jovem no torneio, mostrou integralmente concentração e habilidade nas partidas.

Participantes reunidos com os premiados do IV Torneio de Xadrez (Foto: Al. Mao / Jornal Pelicano)
Premiação

Após um dia inteiro de competições, foi feita a cerimônia de premiação. É válido destacar a presença célebre da aluna Isabella Ribeiro Conti de Freitas, do Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF), Campeã Brasileira e Sul-Americana de Xadrez, a qual consagrou-se em 4° lugar na competição. Além do mais, fizeram-se evidentes pela performance notória:
Willy Petrenko (3° lugar), Aluno da EFOMM Waldefran Clementino Chagas (2º lugar) e o Campeão do Torneio Interno do CXG Sérgio Murilo Guimarães (1° lugar).

Vencedores do IV Torneio de Xadrez (Foto: Al. Mao / Jornal Pelicano)
Agradecimentos finais

O evento foi realizado pela equipe de xadrez da EFOMM, em parceria com o Instituto Militar de Engenharia (IME) e da Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM). Teve como escopo a aproximação das escolas militares e de toda comunidade de xadrez do Estado do Rio de Janeiro.

A equipe da EFOMM agradece à participação de todos. Os agradecimentos especiais são para aqueles que tornaram
esse evento possível e treinaram seus competidores para que ocorresse no mais alto padrão:  Excelentíssimo Senhor Vice-Almirante Garcia, Ilmo. Sr. Capitão de Mar e Guerra (FN) Luiz Vidal, Ilmo. Sr Major Ottoni e 2T Henrique sob patrocínio da representante do Banco do Brasil, Aline Vilela.

Preparem-se! Em 2019 ocorrerá o V Torneio de Xadrez!

Confira as fotos do evento abaixo em nossa página no Facebook.

Posted by Jornal Pelicano on Saturday, December 1, 2018